Estou desenvolvendo os diagramas de sequência de um sistema relativamente simples, o sistema é móvel (mas o fato de ser móvel não vem ao caso), e preciso de ajuda com uma coisa: eu acho que estou detalhando demais, num nível muito baixo, praticamente programando! Segue abaixo um diagrama, o de efetuar login.
Eu preciso de sugestões para melhorar, como fazer para não especificar demais as funções?
Opinião minha…
Num diagrama de sequencia não deveria ter coisas como “getInstance()” e “instancia”.
Primeiro porque pra mim pelo menos não diz muita coisa… getInstance ? Instancia de que ?
exibir() ? Exibir o que ?
actionPerformed() ? Que ação ?
Acho que você deveria focar na sequencia de funcionalidades.
Quanto ao getInstance, eu concordo que seja informação demais, mas o exibir() está sendo chamado em determinada classe, que é uma tela (apresentação). Logo, o exibir daquela tela vai exibir a… tela! Não entendo como faria para dizer que determinada tela seria exibida de outra forma.
O problema é justo esse: eu não sei como subir o nível nesses casos.
Sinceramente eu não sei como faria esse diagrama. Pensei que diagrama de sequencia se tratasse da interação entre objetos para prover determinada funcionalidade.
A funcionalidade não é ‘exibir a tela’, é ‘efetuar login’, porém para acontecer isso, é necessário aquilo, ou seja, pensei que os objetos de apresentação, já que envolvem lógica nesse caso, deveriam ser mostrados ao programador e para documentação no diagrama.
:S
Mas obrigado…
Se alguem tiver uma terceira opinião favor comentar…
Abraços
Estou lidando com java Me, as classes das telas envolvem lógica, nem que seja para chamar o show() nativo das classes que estou usando. No meu caso, eu fiz o método exibir() para acrescentar lógica (apenas chamadas a outros métodos de outras classes que contém a lógica real). Mesmo eliminando o método que eu criei, para exibir uma tela há ao menos uma chamada ao método nativo. Portanto, eu não vejo porque não colocar no diagrama.
Se alguém puder me dar uma dica do que realmente fazer, por favor me ajudem, eu vi que muitas pessoas que estão começando tem dúvidas com diagramas de sequencia, e essa ajuda poderá ajudar muitas pessoas também.
Obrigado
A questão é: alguém sabe COMO eu posso melhorar? Para focar somente nas funcionalidades?
Porque que eu preciso melhorar eu também concordo. Só não estou conseguindo.
Ficarei grato com a ajuda.
Ah tem mais: por motivos de desempenho, em java ME o recomendado é utilizar “menos OO possivel”, e por isso o melhor a fazer é deixar as classes de visão serem conterem seus métodos “ActionListener”.