Eu estou estudando programação igual louco, tanto a parte backend quando a frontend para virar um desenvolvedor mobile. Mas ao mesmo tempo, vejo gente que nem sabe programar criando aplicativos semelhantes com muita facilidade E AINDA EXPORTANDO PRA IOS, tudo gratuitamente. E não se enganem, os aplicativos tem até conceitos avançados como conexões com API, etc… E tudo que não tem, é só baixar plugins gratuitos que já resolve… Então qual é a vantagem de criar com codificação, tipo android studio? Por que ainda se usa linguagens de programação? Tem gente dizendo que isso é a próxima fase do mundo da tecnologia e que programação com códigos vai sumir. Eu estou muito confuso.
Tudo que você relatou são falsas verdades, trabalho de programação é arduo e não é fácil assim do jeito que você está dizendo, existem muitos problemas que nem geradores de código conseguem resolver, mas sim um ser humano!
Se valorize, não acho ruim aprender também o low code, mas, acho inevitável não aprender a programar da maneira que tem que ser, sua geração acha que talvez na vida seja tudo fácil esse é o grande mau.
Aprender a programar é importante, se não, ninguém aprendia a tocar teclado já visto que ele toca sozinho!
Trabalhei num lugar onde tinha uma dessas ferramentas de “gerar sistema” sem precisar programar (claro, a ferramenta permite codificar para alguns casos). Para sistemas simples, realmente um sistema era feito relativamente rápido, porém, ao sair um pouco do padrão, ao tentar criar algo mais elaborado, o negócio não ia, ficava tudo numa complexidade exagerada, aparentemente, mais difícil de tratar.
Essa foi a impressão que eu tive, mesmo não usando a ferramenta (quem usava era um outro colega de trabalho na época e me contava os detalhes).
Onde vc tá ouvindo/lendo essas sandices? Tudo papo furado. É só precisar sair um milímetro do caminho que a ferramenta “trilha” que tudo cai por terra. Até os frameworks tops das galáxias, se vc precisar fazer uma vírgula diferente do que ele faz “com o pé nas costas”, vc tem um baita de um pesadelo. Essa história que não vai mais precisar ter programador, pq agora só precisa aprender a usar uma ferramenta X ou Y parece história de coach quântico e afins. Não caia nessa. Tem que aprender algoritmos, um pouco de análise de algoritmos e um bocado de estruturas de dados pra ser um programador de verdade. O nome de duas bombas famosas: Genexus e Maker.
Mais duas: Outsystems e Apex (da oracle)
Meu Deus. Da até coceira.
Eu vejo essas ferramentas NoCode/LowCode mais ou menos como uma comida de micro-ondas. Já vem tudo praticamente feito, é só esquentar e pronto, mas não é a melhor comida que existe. Ou como um miojo, que é fácil de fazer mas o resultado não vai ser o macarrão mais maravilhoso do mundo.
No máximo vc pode colocar alguma coisinha por cima pra incrementar (ovo no miojo, queijo ralado na lasanha), mas é só. Se quiser algo um pouco diferente do que existe (pois só tem poucos sabores genéricos com praticamente o mesmo gosto), não dá. Você está preso ao que o fabricante oferece. Para ter algo diferente, terá que mudar tanto que acaba não tendo mais nada a ver com o original - quem já viu yakisoba de miojo?
A comida de micro-ondas (ou o macarrão instantâneo) pode ser um ótimo quebra-galho pra quem não sabe ou não quer cozinhar. Mas ela não elimina a necessidade de existir restaurantes ou chefs de cozinha. Ela também não faz com que eu nunca mais tenha que cozinhar - e olha que eu sou um reles mortal que detesta cozinhar, e só o faço porque não tem outro jeito (até tem, mas pedir comida todo dia ou viver só de miojo/congelados simplesmente não dá).
Claro que de vez em quando vc não tem saco, tempo ou dinheiro pra algo decente e acaba tendo que apelar pra opções mais rápidas e baratas. Mas daí concluir que todos os chefs e restaurantes do mundo não serão mais necessários, é meio exagerado e até ingênuo.
E é óbvio que depende das necessidades e do contexto. Na época da faculdade eu comia miojo direto, por motivos de não-tenho-dinheiro. Na época me atendia bem, assim como as ferramentas LowCode/NoCode podem atender bem determinado público (e não estou dizendo que elas só são usadas por quem não tem dinheiro, tem N outros fatores que podem influenciar na escolha). Elas atendem um público específico com necessidades específicas, mas não vão acabar com a “programação com códigos”.
Mesmo que em algum futuro distante todo mundo só use ferramentas LowCode/NoCode, ainda sim vai precisar de alguém para programá-las. E tudo isso será feito usando códigos em alguma linguagem de programação (da mesma forma que, se um dia todo mundo parar de cozinhar e só pedir comida todo dia, ainda sim terá alguém nos restaurantes fazendo essa comida). De qualquer forma, esse futuro ainda está longe (se é que chegará)…
Uma coisa parece certo, são ferramentas incríveis.
Mas ainda não chegou o momento de descartar aqueles que sujam as mãos com os códigos.
E olha que gosto desse tipo de solução NoCode, Eu mesmo já quebrei muito a cabeça com isso.
Pra dizer a minha verdade, isso é meu sonho, e alguns dizem que aquilo que se sonha se torna realidade.
Parece que no futuro existirão plugins para praticamente tudo que se precisa.
Quero um editor de Textos, toma !
Quero configurar esse editor, toma !
Quero fazer um compilador pra uma linguagem, toma !
Quero colocar um algorítimo em prática, toma!
Quero dar nó em pingo d’agua, toma!
Eu acredito nisso, mas por enquanto é mais Fé que Ciência.
Então com dor coração darei adeus ao Java, foi bom enquanto durou, um abraço sr, James Gosling.
Tem um episódio recente do Hipsters Ponto Tech que fala sobre essas ferramentas NoCode/LowCode. Legal pra ver a opinião de quem vive disso: Spotify
De resto concordo com a opinião do @hugokotsubo.
Elas tem seu lugar, acho que tendem a evoluir ainda mais (tomara) mas acabar com a programação em si é difícil.
Com sorte, ficará trivial fazer os cruds da vida nessas ferramentas e a gente focará em problemas mais interessantes.