Ainda vale a pena estudar assembly?

Quantos bons programadores hoje em dia trabalham “só” com uma tecnologia/framework/ferramenta?[/quote]

O que quis dizer é que quem costuma mexer com isto geralmente mexe não só com programação e sim principalmente com a parte fisica, montar placas, soldar, etc…
Geralmente isto faz parte do trabalho de um engenheiro elétrico… E programar uma placa é foda, quando vc desenvolve um código e ele tem um bug vc vai na linha do bug e arruma. Agora quando vc desenvolve um circuito não tem este privilégio… um mero erro e sua placa já era, alem da montagem do dispositivo vc tem que se estressar com a resistência do material usado e a tensão da corrente (já fritei uns fios por causa disto).[/quote]

Sei que não vem muito ao caso e também não sei como o pessoal ao certo trabalha, mas conhecidos que trabalham na area utilizam softwares que simulam toda a parte de projeto do circuito, ou seja… fica igual debugar um programa mesmo…
O trampo final é praticamente um de/para, de sair do projeto “lógico” e “implementar” no fisico (soldas, placas e afins)… e me falaram que muitas vezes quem acaba fazendo esse trabalho é o técnico e não o engenheiro (como tudo há excessões)…

mas não sei se na pratica é realmente assim![/quote]

Sim tem alguns bons softwares para isto… um deles é o Proteus nele vc pode construir até um processador, porem o modelo lógico (no software) é bem diferente do fisico… E esta parte “técnica” de pegar o que foi feito no software e passar para o fisico é que o bixo realmente pega, no software é fácil, porem na realidade já não é tão facil como parecia… [/quote]

Isso é verdade também. Softwares como o proteus não conseguem simular nem de longe o desempenho do hardware. Você consegue prototipar, mas o teste precisa ser no próprio hardware, e ali a coisa funciona de maneira diferente(de certa forma).

Mas de certa forma ferramentas como o Proteus são de fato fantásticas. Estou fazendo um projeto da faculdade para a disciplina de microprocessadores e consegui simular todo o meu sistema nele, um computador baseado no Intel 8086, com alguns dispositivos. Consegui simular até o assembly, carregando meu código na memória ROM do meu sistema.
Fora a quantidade de componentes que tem no proteus.

[quote=matheuslmota][quote=juliocbq]

Isso é verdade também. Softwares como o proteus não conseguem simular nem de longe o desempenho do hardware. Você consegue prototipar, mas o teste precisa ser no próprio hardware, e ali a coisa funciona de maneira diferente(de certa forma).
[/quote]

Mas de certa forma ferramentas como o Proteus são de fato fantásticas. Estou fazendo um projeto da faculdade para a disciplina de microprocessadores e consegui simular todo o meu sistema nele, um computador baseado no Intel 8086, com alguns dispositivos. Consegui simular até o assembly, carregando meu código na memória ROM do meu sistema.
Fora a quantidade de componentes que tem no proteus.[/quote]

São sim. Tem até um exemplo nele onde se carrega um linux num ds pic(Agora não lembro se era 18 ou o dspic mesmo). É bem melhor que programar no protoboard diretamente. Mas mesmo assim ainda dá diferença com o hardware.

O curso inteiro de linguagem assembler da Revista Spooler, mencionado aqui, está neste site aqui: www.ospv.com
A publicação é do autor do mesmo. Espero que seja util.
Fiquem bem :slight_smile: