[quote=luistiagos][quote=assembler][quote=rmendes08]http://info.abril.com.br/professional/os-melhores-na-graduacao.html
o link acima é uma boa referência para faculdades de computação …
Mas de maneira geral, os cursos das públicas são os melhores, mas tem particulares muito boas como a PUC. O que você deve evitar são as UniEsquinas da vida, que aceitam qualquer um. Nessas faculdades geralmente o nível dos alunos é mais baixo, e como consequencia, o nivel do curso de maneira geral cai junto.[/quote]
O que devo fazer para saber quais são as UniEsquinas da vida, que aceitam qualquer um?
[quote=entanglement]Estou aqui no meu departamento e meu chefe é formado engenheiro químico, eu sou engenheiro eletrônico, assim como o indiano que também está trabalhando aqui, e o outro carinha aqui do meu lado tem doutorado não lembro exatamente em quê - sei lá se engenheiro civil é “menos suficiente” que engenheiro da computação. Aliás, não tem muitos engenheiros de computação aqui.
O que é ‘mais suficiente’ é você procurar o seu caminho e estudar numa escola de nome - até para conseguir bons contatos (mais conhecidos como “Q.I.” - “quem indica”).
E para estudar numa escola de nome, se você não nasceu filhinho de papai, vai ter de ralar bastante. Não é fácil não. [/quote]
[quote=entanglement]Não vou listar as “escolas de nome” até porque:
- Há rankings disponíveis
- Depende muito do tipo de coisa que você for fazer
- Mudam bastante, de modo geral - e é por isso que há rankings anuais
- Se você for fazer um curso no estrangeiro, o que é de “nome” lá pode ser completamente desconhecido aqui. Por exemplo, não tenho razões para duvidar que a Iran University of Science & Technology seja uma escola de nome lá no Irã (uma vez até houve uma pessoa de lá que se inscreveu no GUJ e tentou postar algumas coisas em inglês) - pela Wikipedia ela é uma das quatro grandes no Irã, mas aqui ela é completamente desconhecida.
De modo geral, muitas universidades e faculdades públicas aqui do Sudeste (como USP, Unicamp, ITA, IME etc.) sáo as tais “escolas de nome” que disse genericamente.
Eu disse que o “Q.I” é importante - por exemplo, há uns 30 anos atrás (não sei se hoje ainda é assim) a FAAP não era exatamente conhecida por ser uma escola “de renome” mas porque havia muita gente rica estudando lá e você poderia conseguir bons contatos - e como o pessoal costuma dizer, “o pior problema do pobre é que seus amigos também são pobres”. Não sei como isso ficou hoje em dia.[/quote]
O que devo fazer para saber quais são as universidades e faculdades que não são exatamente conhecidas por serem escolas " de renome", mas que há muita gente rica estudando nelas? Pergunto isso porque estou muito interessado em conseguir bons contatos.
[quote=luistiagos]Aqui vai um “Olá, Mundo” em assembly:
variable:
.message db "Olá, Mundo!$"
code:
mov ah, 9
mov dx, offset .message
int 0x21
ret
e um em C++
cout << "Olá, Mundo!"
Qual dos 2 vc acha mais produtivo e menos trabalhoso?
A resposta correta desta pergunta vai te responder o pq assembly não é mais tão usado hoje em dia…[/quote]
luistiagos, o mais produtivo e menos trabalhoso é o “Olá, Mundo” em C++. luistiagos, mas C++ dá grana igual ao Assembly?
luistiagos ,você disse ou não que uma coisa que sabe é que esta área de engenharia eletrica e de hardware da bem mais grana do que TI por exemplo, porem tem um mercado bem mais restrito? Mas a maioria dos programadores sabem disso? Se soubessem, o Assembly seria o que você chama de “tão usado hoje em dia…”?
No assunto Vale a pena estudar assembly, assunto que foi colocado no GUJ por você em 31/07/2008, você perguntou “Vale a pena estudar assembly?”
Parte da resposta do popeye foi assim:“Um salário minimo pra quem programa direto em assembly ta na faixa de uns 30 mil.”
Você perguntou a ele onde foi que le viu isso. Parte da resposta dele foi assim: " Claro que não. Ninguém bota uma vaga no Catho pra programador Assembly. Tem que ter os contatos, as entrelinhas. "
Você falou para ele que "mas esta do 30k por mes se isto for verdade mesmo vou começar a me dedicar mais a hardware e micocrontoladores do que programação de alto nivel… "
Quantos mais que se soubessem disso, teriam começado a se dedicar mais a hardware e microcontroladores do que programação de alto nivel? A maioria dos programadores? Se a resposta a essa pergunta tivesse sido sim, a maioria dos programadores provavelmente teriam decidido como você, decidido começar a se dedicarem mais a hardware e micocrontoladores do que programação de alto nivel e provavelmente o Assembly hoje em dia estaria sendo o que você chama de “tão usado hoje em dia…”.
[/quote]
Cara pelo jeito ta dificil de entender heim… vai lá no netcarreiras: www.netcarreiras.com.br e procura vaga para programador assembly e veja quantas vc acha, provavelmente algo proximo a zero, isto pq hoje em dia assembly não tem mais mercado! A grande maioria das coisas vc pode fazer com C/C++ que como eu te mostrei e muito mais produtivo, até sistemas embarcados, pics, chips, hardwares hoje em dia permitem que vc programe em C ao invéz de assembly! Claro que tem as exeções mas elas são exeções e não regra! Mesmo um engenheiro de hardware tende a trabalhar mais com C e em casos raros usar assembly! As faculdades ensinam assembly não para o cara aprender a programar em assembly mas sim para ele ter uma base solida de como funciona o hardware, os endereços de memoria, os registradores, compiladores e por ai vai… Para o mercado raramente vai achar algo que use assembly.
O pq vc acha que ele disse que o salario de quem programa direto assembly é uns 30k? Pq hoje em dia não existe ou quase não existe pessoas que fazem isto, e pq não existem estas pessoas? pq não existe demanda! Mas estes 30k é viajem do cara. Mesmo se achassem um vovo que programasse em assembly para uma demanda em um microcontrolador antigo seria mais barato trocar o microcontrolador para um mais novo que pagar isto pro cara. E é verdade engenheiros eletronicos ganham bem mais que nos de TI, talvez pq a profissão deles é regulamentada, tem um orgão sério e não tem amadores no mercado. Mas não entrarei neste ponto aqui, pois já tem um outro tópico sobre isto… Naquela época até pensava em fazer uma faculdade de engenharia elétrica, porem hardware não é minha “praia” meu negocio é software e já estou velho para fazer uma outra faculdade de engenharia!
Mas se vc quer tanto mexer com hardware e é novo, pq não faz uma faculdade de engenharia elétrica? [/quote]
luistiagos, como é que vou diferenciar nos fóruns o conteúdo que é viagem e o que não é viagem? O Popeye fez essas afirmações, deu a entender que estava falando sério. E sobre as afirmações que foram faladas no atual assunto, o que devo fazer para saber qual é e qual não é viajem, se tem viajem?