Olá pessoal
Na opnião de vocês: Vale apena hoje criar uma solução baseada na plataforma OSGi tendo em vista que no Java 8 teremos o projeto Jigsaw?
Olá pessoal
Na opnião de vocês: Vale apena hoje criar uma solução baseada na plataforma OSGi tendo em vista que no Java 8 teremos o projeto Jigsaw?
Eu acredito que mesmo assim ainda valha a pena. A plataforma OSGi é muito madura e usada em projetos muito conhecidos (Eclipse, JBoss, Spring). Acredito que ela não perderá o espaço por causa do Jigsaw.
Eu aposto que a coisa se dará semelhante ao que ocorreu com o Spring: não caiu em desuso com o constante aprimoramento da especificação JEE.
Olá.
Na minha opinião vale a pena sim, porque o OSGi é um padrão maduro e que está aí em muitos projetos de sucesso.
Aproveito também para expressar que acho muito válida a intenção do projeto Jigsaw, que tentará criar um padrão de modularização para a linguagem Java (inclusive modularizando o próprio código do SDK).
Creio que no futuro, deva ser criado algo que faça uma compatibilização entre OSGi e Jigsaw, até porque a Oracle não vai querer quebrar a compatibilidade dos softwares que já utilizam OSGi (como exemplo podemos citar o Eclise e alguns Applications e Portals Servers etc.). Vejo isso como uma necessidade eminente.
A resenha do projeto Jigsaw pode ser consultada no Blog do Mark Reinhold, arquiteto-chefe da Oracle: http://cr.openjdk.java.net/~mr/jigsaw/notes/jigsaw-big-picture-01
Abraço,