[color=blue]Oi pessoal !!! Navegando pelo site do msdn da microsoft encontrei um projeto bem legal da microsoft pra Webdesign, estou testando o Expression Web Designer CTP1, ainda é technology preview mas em muita coisa ta bem melhor que o Dream Weaver e por incrível que pareça ele constroi as páginas padronizadas, XHTML, CSS 2.1, etc.
O editor CSS dele é muito bom, completa código javascript e tem uma interface bem funcional. Ainda não sei se ele gera muito lixo mas pelo que estou vendo não.
[quote=soaresinfo][quote=velo]Aff, de boa, eu acho q a sun tah dormindo de toca, tava na hora de revitalizar os applets pra concorrer com o flex da adobe.
VELO[/quote]
Concordo, as applets estão paradas no tempo, falta também um bom projeto para melhorar o desenvolvimento delas.[/quote]
Ta aí, acredito que assim como a Microsoft comeu bola com o IE, pois poderia tê-lo transformando numa plataforma poderosa para aplicações baseadas em Web - ao menos a parte client, a Sun parou totalmente de desenvolver a tecnologia Applet.
Acredito que o cenário atual é bem diferente de 96/97 quando a tecnologia era considerada lenta e insatisfatória.
Hoje temos banda larga, computadores com um excelente processamento.
A Sun poderia rever com carinho o projeto, poderia ser uma excelente oportunidade para nós, programadores java.
Muito pelo contrario, a JVM que a Microsoft botou no Windows ainda implementava, no maximo, a versao 1.1.x do Java, e era um absurdo de bugada. Quando eles tiraram essa nhaca da frente, finalmente nego pode usar JApplet, da Swing, por exemplo.
Tem, mas não vingou também e não me lembro do nome, e também necessitava que o cliente possuísse o .NET Framework instalado. Aliás, .NET também tem um “Java Web Start”, chamado de “One Click”. Agora, pergunto: alguém já usou?
[UPDATE: Falei besteira sobre o nome da tecnologia .NET que faz papel de Applet]
[quote=Kenobi]Pra vc rodar dentro do browser de maneira em que o mesmo o encapsule ?
Se a sun criasse uma JVM Light só para applets para distribuir com os Browsers ?
Acho q teria vantagens … [/quote]
Se é mesmo necessário que o “browser encapsule” a aplicação, aposto que seriam raríssimos os casos onde o ajax não daria conta do problema. Ponto para o java web start e sua independência do navegador (e para o Ajax, que não exige uma JVM instalada).
Em segundo lugar: tens alguma dúvida de que a essa jvm-light NÃO seria distribuida junto com o Internet Explorer?
Afinal… que vantagens tem um applet (digo… que seja válida sobre java web start E sobre Ajax ao mesmo tempo)?
Java não é lá essas coisas para se usar no desktop, mas o Java Web Start foi uma idéia bem interessante. Pena que não é muito popular…
Eu não manjo nada de applet, mas ela não tem exatamente os mesmos recursos que um aplicativo desktop (a menos, talvez, das permissões).
Fazer uma JVM light seria o quê? Capar o java de tudo quanto é lado do mesmo jeito que fizeram com a versão pra dispositivos móveis? Cruzes!
Mesmo se essa tecnologia estiver parada, ainda é usadas em tudo quanto é canto: nos homebankings, no runescape e no monte de emuladores online de videogames que está pipocando por aí.
Concorrência sempre é bem vinda. Só que quando você vê o nome da Microsoft perto da palavra concorrência já vêm à cabeça palavras como “desleal” e “predatória”.
Mais uma vez a Microsoft tentando abraçar o mundo… é bom ter dinheiro pra se jogar fora: se der lucro, ótimo, senão, a gente descontinua e parte pra outra.
Engraçado que a estratégia do Google é até parecida. Mas eu não consigo sentir antipatia pelos caras!!