A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .
Ótimo!!! para jogar no lixo!! :lol:
Muito bom mesmo! Quem anima abrir comigo um museu de código? Já temos o primeiro exemplar. Agora falta o código fonte do DOS, do Windows 3.1…
:lol: :lol:
[quote]Muito bom mesmo! Quem anima abrir comigo um museu de código? Já temos o primeiro exemplar. Agora falta o código fonte do DOS, do Windows 3.1…
[/quote]
Não seria uma má ideia , fazer um museum do Codigo, muitos podem falar que é bobeira mas pode parecer muito interessante.
[quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .
[quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.
[quote=juliocbq][quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.[/quote]
Acho que o “pode parecer piada” era pela idade do software, não pelas tecnologias utilizadas.
Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado[/quote]
A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.
[quote=wagnerfrancisco][quote=juliocbq][quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.[/quote]
Acho que o “pode parecer piada” era pela idade do software, não pelas tecnologias utilizadas. [/quote]
+1. Também não notei crítica nenhuma no termo dele.
Isso é semelhante à liberação do código do primeiro Prince of Persia.
[quote=juliocbq]
Não foi uma crítica. O que quis dizer é que como eles liberarem somente o código da primeira versão isso pode parecer uma piada, pois, devido ao tempo e a evolução natural do sistema, a disponibilização desde tipo de informação pode parecer irrelevante! Porém eu não acredito nisso se não nem teria criado o tópico. Eu acredito q informação ali é útil e serve como fonte de pesquisa para alguém que esteja codificando algum tratamento de imagem por exemplo.
Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado[/quote]
A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.[/quote]
Faz muito tempo que não mexo com C mas na verdade ele permite assembly sim. Sei disso porque já criei programas para microcontroladores usando C e algumas vezes tinha que criar rotinas em assembly.
Não sei o real motivo, mas acredito que seja pq Pascal seja tão poderoso quanto C, mas possibilite um código bem mais fluido que C. Um outro motivo pode ser por que eles estejam utilizando OOP em pascal, e iniciaram a codificação do sistema que daria origem ao Photoshop no final de 1980 (o lançamento oficial só ocorreu em 1988 ) e C++ só tenha surgido para o mundo em 1983, mas tudo isso é chute!
A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.[/quote]
Faz muito tempo que não mexo com C mas na verdade ele permite assembly sim. Sei disso porque já criei programas para microcontroladores usando C e algumas vezes tinha que criar rotinas em assembly.
Não sei o real motivo, mas acredito que seja pq Pascal seja tão poderoso quanto C, mas possibilite um código bem mais fluido que C. Um outro motivo pode ser por que eles estejam utilizando OOP em pascal, e iniciaram a codificação do sistema que daria origem ao Photoshop no final de 1980 (o lançamento oficial só ocorreu em 1988 ) e C++ só tenha surgido para o mundo em 1983, mas tudo isso é chute![/quote]
C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.
[quote=juliocbq]
C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.[/quote]
Não diria que Pascal é mais estruturado, diria mais fluido, mas também tem que ver o que você quer dizer com estruturado, pode ser uma questão de interpretação.
Quando a não ser Object Pascal, esse código eu tirei exatamente do código do Photoshop e é claramente um objeto. A única coisa que não vi foram as palavras chaves, public, private e protected em nenhuma das classes que analisei. Pelo que eu li o Object Pascal foi desenvolvido inicialmente dentro da Apple em conjunto com Niklaus Wirth que foi quem desenvolveu a linguagem (fonte) e não pelo Anders, acredito que ele apenas tenha evoluído a linguagem, mas não tenho certeza disso.
[quote=x@ndy][quote=juliocbq]
C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.[/quote]
Não diria que Pascal é mais estruturado, diria mais fluido, mas também tem que ver o que você quer dizer com estruturado, pode ser uma questão de interpretação.
Quando a não ser Object Pascal, esse código eu tirei exatamente do código do Photoshop e é claramente um objeto. A única coisa que não vi foram as palavras chaves, public, private e protected em nenhuma das classes que analisei. Pelo que eu li o Object Pascal foi desenvolvido inicialmente dentro da Apple em conjunto com Niklaus Wirth que foi quem desenvolveu a linguagem (fonte) e não pelo Anders, acredito que ele apenas tenha evoluído a linguagem, mas não tenho certeza disso.
É mais estruturado porque te obriga a programar claramente. No pascal você não pode declarar variáveis fora dos blocos predefinidos como em c, os laços são claros, etc… Isso é uma vantagem muito grande. É uma linguagem de alto nível muito eficiente.