Adobe libera código fonte do Photoshop 1.0

A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .

Mais informações: http://tekhton.blogspot.com.br/

Para baixar os fontes, http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/

Interessante, olha o código aqui:

http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/

Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada :frowning: Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado

karamba muito bom isso , rs eu amuh saber como as coisas funciona por baixo dos panos ahsuahs

Poderia rolar mais liberação de códigos assim.
E de preferencia, antes dos desenvolvedores do projeto, terem morrido ou caducado.

Ótimo!!! para jogar no lixo!! :lol:
Muito bom mesmo! Quem anima abrir comigo um museu de código? Já temos o primeiro exemplar. Agora falta o código fonte do DOS, do Windows 3.1…
:lol: :lol:

[quote]Muito bom mesmo! Quem anima abrir comigo um museu de código? Já temos o primeiro exemplar. Agora falta o código fonte do DOS, do Windows 3.1…
[/quote]

Não seria uma má ideia , fazer um museum do Codigo, muitos podem falar que é bobeira mas pode parecer muito interessante.

o site que vc acessou é um museu de codigo

PS: Engano meu, ele é museu de computador em geral

[quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .

Mais informações: http://tekhton.blogspot.com.br/

Para baixar os fontes, http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/[/quote]

Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido como os da adobe com “java”?

[quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .

Mais informações: http://tekhton.blogspot.com.br/

Para baixar os fontes, http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/[/quote]

Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.

[quote=juliocbq][quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .

Mais informações: http://tekhton.blogspot.com.br/

Para baixar os fontes, http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/[/quote]

Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.[/quote]

Acho que o “pode parecer piada” era pela idade do software, não pelas tecnologias utilizadas.

[quote=Jesuino Master]Interessante, olha o código aqui:

http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/

Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada :frowning: Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado[/quote]

A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.

[quote=wagnerfrancisco][quote=juliocbq][quote=x@ndy]A adobe liberou o código do Photoshop 1.0. Ele foi escrito em 75% de pascal e o restante em Assembler.
Pode parecer piada, mas isso é ótimo para quem deseja saber como funcionava a ferramenta mais utilizada para edição de imagens ou pode ser uma fonte de pesquisas para quem está necessita desenvolver algo para trabalhar com imagens .

Mais informações: http://tekhton.blogspot.com.br/

Para baixar os fontes, http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/[/quote]

Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.[/quote]

Acho que o “pode parecer piada” era pela idade do software, não pelas tecnologias utilizadas. [/quote]

+1. Também não notei crítica nenhuma no termo dele.

Isso é semelhante à liberação do código do primeiro Prince of Persia.

Interessante.

Eu acho dahora esses códigos serem liberados, meu. Dá pra ver a base, pensar de forma mais simples.

Por exemplo, ver tags antigos de projetos grandes e como alguns bugs foram arrumados faz a genet aprender rpa caramba.

O segredo é começar lá do começo.

[quote=juliocbq]
Não entendi porque o termo “piada”. Alguém aí consegue um código rápido para transformadas e filtros isotrópicos como os da adobe com “java”?
Só o que me faltava o pessoal do guj começar a criticar a engenharia da adobe. Isso sim é uma piada.[/quote]

Não foi uma crítica. O que quis dizer é que como eles liberarem somente o código da primeira versão isso pode parecer uma piada, pois, devido ao tempo e a evolução natural do sistema, a disponibilização desde tipo de informação pode parecer irrelevante! Porém eu não acredito nisso se não nem teria criado o tópico. Eu acredito q informação ali é útil e serve como fonte de pesquisa para alguém que esteja codificando algum tratamento de imagem por exemplo.

[quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]Interessante, olha o código aqui:

http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/

Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada :frowning: Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado[/quote]

A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.[/quote]

Faz muito tempo que não mexo com C mas na verdade ele permite assembly sim. Sei disso porque já criei programas para microcontroladores usando C e algumas vezes tinha que criar rotinas em assembly.

Não sei o real motivo, mas acredito que seja pq Pascal seja tão poderoso quanto C, mas possibilite um código bem mais fluido que C. Um outro motivo pode ser por que eles estejam utilizando OOP em pascal, e iniciaram a codificação do sistema que daria origem ao Photoshop no final de 1980 (o lançamento oficial só ocorreu em 1988 ) e C++ só tenha surgido para o mundo em 1983, mas tudo isso é chute!

Legal saber disso,

uns tempos atras postaram o código fonte do prince of persia todo em assembly

ta ai pra quem quiser da uma olhada

[quote=x@ndy][quote=juliocbq][quote=Jesuino Master]Interessante, olha o código aqui:

http://www.computerhistory.org/adobe-ps-source/

Muito estranho esse código em Pascal, entendo quase nada :frowning: Não sou fluente mesmo tendo mexido com Pascal no passado[/quote]

A opção pelo pascal é devido a linguagem ser bem estruturada e permitir assembly inline, coisa que a linguagem c não é(existem muitas opções para escrever determinado código). O bill recomendava pascal para aplicações for win.[/quote]

Faz muito tempo que não mexo com C mas na verdade ele permite assembly sim. Sei disso porque já criei programas para microcontroladores usando C e algumas vezes tinha que criar rotinas em assembly.

Não sei o real motivo, mas acredito que seja pq Pascal seja tão poderoso quanto C, mas possibilite um código bem mais fluido que C. Um outro motivo pode ser por que eles estejam utilizando OOP em pascal, e iniciaram a codificação do sistema que daria origem ao Photoshop no final de 1980 (o lançamento oficial só ocorreu em 1988 ) e C++ só tenha surgido para o mundo em 1983, mas tudo isso é chute![/quote]

C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.

o que acho legal, é principalmente ver a logica das ferramentas.

[quote=juliocbq]
C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.[/quote]
Não diria que Pascal é mais estruturado, diria mais fluido, mas também tem que ver o que você quer dizer com estruturado, pode ser uma questão de interpretação.

Quando a não ser Object Pascal, esse código eu tirei exatamente do código do Photoshop e é claramente um objeto. A única coisa que não vi foram as palavras chaves, public, private e protected em nenhuma das classes que analisei. Pelo que eu li o Object Pascal foi desenvolvido inicialmente dentro da Apple em conjunto com Niklaus Wirth que foi quem desenvolveu a linguagem (fonte) e não pelo Anders, acredito que ele apenas tenha evoluído a linguagem, mas não tenho certeza disso.

[code]
TBufferCommand = OBJECT (TCommand)

	fView: TImageView;
	fDoc : TImageDocument;

	fBuffer: TChannelArrayList;

	PROCEDURE TBufferCommand.IBufferCommand (itsCommand: INTEGER;
											 view: TImageView);

	PROCEDURE TBufferCommand.Free; OVERRIDE;

	PROCEDURE TBufferCommand.SwapAllChannels;

	END;[/code]

[quote=x@ndy][quote=juliocbq]
C Permite assmbly inline mas não é tão bem estruturada como pascal. Se reler aí em cima verá que foi o que escrevi. A vantagem do pascal é obrigar o código ficar claro e bem legível. Nessa época ainda não era object pascal. Isso entrou na época do Anders com a Borland e seu “turbo pascal”.[/quote]
Não diria que Pascal é mais estruturado, diria mais fluido, mas também tem que ver o que você quer dizer com estruturado, pode ser uma questão de interpretação.

Quando a não ser Object Pascal, esse código eu tirei exatamente do código do Photoshop e é claramente um objeto. A única coisa que não vi foram as palavras chaves, public, private e protected em nenhuma das classes que analisei. Pelo que eu li o Object Pascal foi desenvolvido inicialmente dentro da Apple em conjunto com Niklaus Wirth que foi quem desenvolveu a linguagem (fonte) e não pelo Anders, acredito que ele apenas tenha evoluído a linguagem, mas não tenho certeza disso.

[code]
TBufferCommand = OBJECT (TCommand)

	fView: TImageView;
	fDoc : TImageDocument;

	fBuffer: TChannelArrayList;

	PROCEDURE TBufferCommand.IBufferCommand (itsCommand: INTEGER;
											 view: TImageView);

	PROCEDURE TBufferCommand.Free; OVERRIDE;

	PROCEDURE TBufferCommand.SwapAllChannels;

	END;[/code][/quote]

A fonte aí já diz tudo.

É mais estruturado porque te obriga a programar claramente. No pascal você não pode declarar variáveis fora dos blocos predefinidos como em c, os laços são claros, etc… Isso é uma vantagem muito grande. É uma linguagem de alto nível muito eficiente.