Adobe flex - tire suas dúvidas

[quote=dohko]Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?

Não digo a todos projetos, mas em 99% dos projetos acredito que compatibilidade é um dos requisitos.

Pode ser que em um projeto interativo, onde devem ser utilizadas animações e ganhar o usuário pela qualidade gráfica, o flex seja uma boa opção, porém não vejo muito mercado para este tipo de aplicação. As vezes soa como uma evolução da camada view das aplicações, mas não acredito que este mercado tenha êxito com a plataforma Java, afinal a maioria das aplicações Java são criadas na busca de padrões, gratuidade e robustez.

Sou muito mais os padrões da web :!:[/quote]

também sou adepto dos padrões, mas sabe quando o poder de decisão não é sua??
é assim :smiley:

e estou usando rails como backend

[quote=flavi0]no meu caso estou usando rails como backend
e o tratamento de erros do flex
fault e result é horrível
pelo menos com o flex estou tendo dificuldades…[/quote]

Aqui eu faço de forma bem simples. Trato todas as exceções possíveis, criamos uma classe p/ lançar exceções e no event.fault.message.rootMessage() jogamos o tipo da exceção. Então lemos a partir de um XML (ou .PROPERTIES do JBoss, cê que sabe) e pronto, a exceção sai bonitinha! :slight_smile:

Não vejo problema no tratamento de erros do Flex. Obviamente tem uns que são unhandable hehe. Mas nada que afete.

interessante, mas eu acho que estou usando fault e o result errado
como eu disse umas postagens antes, pelo que eu entendi o fault usando com o rails é só referente a conexão do httpservice…

uma vez desliguei o mysql e dai a mensagem de erro veio pelo result, era o correto??

[quote=dohko]Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?

Não digo a todos projetos, mas em 99% dos projetos acredito que compatibilidade é um dos requisitos.

Pode ser que em um projeto interativo, onde devem ser utilizadas animações e ganhar o usuário pela qualidade gráfica, o flex seja uma boa opção, porém não vejo muito mercado para este tipo de aplicação. As vezes soa como uma evolução da camada view das aplicações, mas não acredito que este mercado tenha êxito com a plataforma Java, afinal a maioria das aplicações Java são criadas na busca de padrões, gratuidade e robustez.

Sou muito mais os padrões da web :!:[/quote]

Ok, agora mude o padrão de todos os browsers e todo mundo vai mudar todas as aplicações Web também, desde o site do UOL até o Gmail. Tem alguma idéia do que isso representa? Reconstruir a web, caro.

Flash roda de todos os jeitos em todos os browsers, basta ter o FP correto. O flex não é uma boa opção pra ganhar o usuário pela qualidade gráfica. Bom p/ isso é Flash (conceitos diferentes). O Flex é bom para quem não quer ter 3 versões para 3 browsers diferentes, produzir rapidamente, com efeitos gráficos até interessantes. Isso é RIA. Já vi bem JSF e Flex. Dá pra dizer que a única coisa que estraga um pouco o Flex é o AS3. Fora isso, mata a pau qualquer outra brincadeira.

De todo jeito , temos uma aplicação em produção aqui que está com 250 forms até agora. Produzimos toda a aplicação (equipe de 4 pessoas, 2 em flex e 2 em java) em 2 meses. Posso garantir que não fizemos gambiarra alguma aqui e olha que tá ficando bonito o negócio. Tá ficando muito legal. Já já começamos a misturar um pouco de C# e aí sim o negócio vai ficar legal.

Tá com umas 20 mil linhas de código, tudo. Me diga quanto tempo você demoraria p/ fazer os mesmos 250 forms, com compatibilidade entre browsers, rapidez, etc, usando JSF ou AJAX ou qualquer coisa assim? E bem, a aplicação está com apenas 1.5 mb. No profiler do Flex o momento de pico da aplicação ocupa 3mb de memória, apenas.

Olha, não conhecia Flex mas posso dizer que apesar de suas grandes falhas (falta tipos genéricos e métodos genéricos no AS3, e mais uma porrada de coisas) eu posso dizer que foi a coisa mais rápida pra fazer RIA que já vi. Lazslo perde fácil.

[]'s

PS: Não tem mercado? Hoho. Essa nossa aplicação é pra um bom banco aí. Vejo vagas direto, gente procurando nego de Flex direto.

[quote=flavi0]interessante, mas eu acho que estou usando fault e o result errado
como eu disse umas postagens antes, pelo que eu entendi o fault usando com o rails é só referente a conexão do httpservice…[/quote]

Nunca mexi no Rails. O fault é gerado sempre que o serverside retorna uma exceção.

Só se você tratou o erro e botou ele como resultado, rs.

[quote=AUser][quote=flavi0]interessante, mas eu acho que estou usando fault e o result errado
como eu disse umas postagens antes, pelo que eu entendi o fault usando com o rails é só referente a conexão do httpservice…[/quote]

Nunca mexi no Rails. O fault é gerado sempre que o serverside retorna uma exceção.[/quote]

isso melhora um pouco… 8)

[quote=dohko]Com tantos browsers surgindo no mercado, cada vez mais incompatibilidade entre eles, as aplicações se tornando cada vez mais móbile, será que é o momento de deixar todos os padrões e partir para uma tecnologia proprietária onde não se sabe até onde vai a sua compatibilidade?
[/quote]

Cê tem desenvolvido para web nos últimos, hun, 10 anos?
Que compatibilidade e padrões você se refere se eu ainda tenho que validar e - quase sempre - modificar/adaptar minha aplicação para rodar em diversos browsers?

Por isso mesmo que Flex hoje garante muito mais compatibilidade entre plataformas do que as tecnologias Web que temos hoje. A não ser que você esteja falando de criar aplicações em HTML+CSS+Javascript e só.

Pra mim esse é um dos maiores problemas principalmente aqui no Brasil, se acostumaram a só utilizar o que for ‘di grátis’. E o Flex também é gratuito.

[quote=dohko]
Sou muito mais os padrões da web[/quote]

Por exemplo…?

[quote]Cê tem desenvolvido para web nos últimos, hun, 10 anos?
Que compatibilidade e padrões você se refere se eu ainda tenho que validar e - quase sempre - modificar/adaptar minha aplicação para rodar em diversos browsers? [/quote]

Sim, desenvolvo para web.
Me refiro aos padrões da w3c, conehcimento básico para um desenvolvedor de software. As adaptações podem ocorrer no Java Script, mas são coisas mínimas e dependendo do conhecimento do desenvolvedor se resume em duas ou mais linhas de código.

Free e grátis não são populares apenas no Brasil, isso é mundial. Flex é gratuito, até onde?
Você tem acesso aos fontes, tem ferramentas grátis para desenvolver? Funciona corretamente nos browsers do Linux? --> Desculpe minha ignorância

Visitando o site da w3c você poderá ter uma introdução sobre os padrões da web.

Sem mais

Ademir,

Conforme você comentou sobre sua ignorância, todas as dúvidas sobre ser free, linux, etc, estão respondidas nesse tópico.

Cabe a você ter boa vontade e humildade suficiente para ler, sanar as dúvidas, e em seguida vir com algum outro questionamento.

Mas nunca, nunca faça afirmações não-embasadas ou preconceituosas como as que acabou de fazer. Você acaba se queimando feio no mercado. :slight_smile:

[quote=AUser]
Mas nunca, nunca faça afirmações não-embasadas ou preconceituosas como as que acabou de fazer. Você acaba se queimando feio no mercado. :)[/quote]

Olá amigo, na verdade estou defendendo meu ponto de vista, afinal isto aqui é um forum de discussão. Se alguns não tem argumentos e começam a ir para o lado pessoal eu não tenho culpa.

Na verdade eu só coloquei o meu ponto de vista

Não quis ser preconceituoso, apenas defendo as tecnologias e padrões que levaram anos a serem definidos

Gostaria de ter argumentos relevantes para poder mudar meu ponto de vista sobre o adobe flex, mas não foi isso que aconteceu, fui irritado por um do forum e simplesmente respondi no mesmo nível.

[quote=dohko][quote]Cê tem desenvolvido para web nos últimos, hun, 10 anos?
Que compatibilidade e padrões você se refere se eu ainda tenho que validar e - quase sempre - modificar/adaptar minha aplicação para rodar em diversos browsers? [/quote]

Sim, desenvolvo para web.
Me refiro aos padrões da w3c, conehcimento básico para um desenvolvedor de software. As adaptações podem ocorrer no Java Script, mas são coisas mínimas e dependendo do conhecimento do desenvolvedor se resume em duas ou mais linhas de código.
[/quote]

Alterações e coisas mínimas? Das duas uma: ou você está mentindo ou trabalha e sempre trabalhou em algum projeto ultra-super-pequeno.

[quote=dohko]Sim, desenvolvo para web.
Me refiro aos padrões da w3c, conehcimento básico para um desenvolvedor de software. As adaptações podem ocorrer no Java Script, mas são coisas mínimas e dependendo do conhecimento do desenvolvedor se resume em duas ou mais linhas de código.[/quote]

Ok.
Grande maioria dos browsers você utiliza Ajax através do objeto XMLHttpRequest, mas tenho de validar se o browser é Internet Explorer pois o objeto se chama ActiveXObject.
Com o Jquery eu acesso os objetos através da classe CSS deles, mas no Internet Explorer não posso ter o atributo ‘p’ neste CSS.
Se eu buscar pelo id do componente usando Javascript/JQuery/Prototype, já tenho que dar reviravoltas com JSF pois ele modifica o ID dos meus componentes.
Se eu usar RichFaces e JQuery tenho fazer algumas modificações pois são incompatíveis.

Esses foram alguns que me deparei na ultima semana.

[quote=dohko]Free e grátis não são populares apenas no Brasil, isso é mundial. Flex é gratuito, até onde?
Você tem acesso aos fontes, tem ferramentas grátis para desenvolver? Funciona corretamente nos browsers do Linux? --> Desculpe minha ignorância[/quote]

Gratuito, subentenda-se:
Faça o download do SDK e voilá, pode utilizar sem pagar nada.
É open source também desde 2005, ferramentas gratuitas também(a.k.a Flex Builder para Linux).
Uma aplicação Flex gera no final um .swf(que nada mais é que um bytecode reconhecido pelo Flash Player. Ou seja, qualquer browser, em qualquer SO que tenha um FlashPlayer vai rodar um aplicativo Flex da mesma forma, sem modificar uma linha de código.

Padrões definidos que você não tem ainda garantia nenhuma que estão(e não estão conforme podemos constatar) sendo seguidos.

Sugiro uma olhada no Flex/Laszlo e outras alternativas RIA.

AUser,
Estou começando agora a mecher no FLEX, teria como me passar algum guia ou manual de FLEX BUILDER 3, se possível em português…

Atenciosamente,

Renato.

[quote=renatosma]AUser,
Estou começando agora a mecher no FLEX, teria como me passar algum guia ou manual de FLEX BUILDER 3, se possível em português…

Atenciosamente,

Renato.[/quote]
Renato,
No site da Adobe tem algumas indicações de livros (em inglês) e uma seção “Flex in a Week”, que tem uns vídeos legais (em inglês, legendados em inglês) e uns exercícios bem legais de fazer (na verdade, é mais um tutorial).
Em português, tem o FlexBrasil, que é tipo o GUJ do Flex.

Abraço.

Só mais uma dúvidazinha…

o HTTPService e o AMF, usam o conceito de webservice para conectar do flex no backend, sim ou não??

obrigado…

[quote=flavi0]Só mais uma dúvidazinha…

o HTTPService e o AMF, usam o conceito de webservice para conectar do flex no backend, sim ou não??

obrigado…[/quote]

Depende o que você quer dizer com ‘WebService’. Se está se referindo a um serviço web/serviço disponibilizado via HTTP, então sim, ambos utilizam este conceito -uma requisição HTTP simples no caso do HttpService, e uma requisição Http implementando um protocolo de trasnformação chamado AMF-.

Agora se está falando de WebService da década passada, Basic Profile I, mensagens SOAP, XML´s, etc. Então não, é muito diferente disso.

[quote=Rafael Nunes][quote=flavi0]Só mais uma dúvidazinha…

o HTTPService e o AMF, usam o conceito de webservice para conectar do flex no backend, sim ou não??

obrigado…[/quote]

Depende o que você quer dizer com ‘WebService’. Se está se referindo a um serviço web/serviço disponibilizado via HTTP, então sim, ambos utilizam este conceito -uma requisição HTTP simples no caso do HttpService, e uma requisição Http implementando um protocolo de trasnformação chamado AMF-.

Agora se está falando de WebService da década passada, Basic Profile I, mensagens SOAP, XML´s, etc. Então não, é muito diferente disso.

[/quote]

SOAP, não seria nada comparado a ele então??
e por exemplo, posso enviar uma requisição HTTP e receber um xml de retorno…

minha dúvida é em relação a esses conceitos :smiley:

SOAP na minha opinião é um lixo perto de AMF. AMF é o objeto serializado compactado pelo ZLib que passa pela rede. Dá pra ter uma idéia de como a bagaça é boa.

E sim, é possivel sim fazer isso que tu queres. Mole mole.