Adobe flex - tire suas dúvidas

[quote=Mayzinha]Olá…

Gostaria de saber qual IDE é melhor pra trabalhar com o Flex 3… o Netbeans ou Eclipse?

Desde já, obrigada!

[/quote]

Flex builder, este é o cara…

E se eu não me engano ele só tem plugin para o eclipse…

Atividades:

Desenvolvimento em linguagem PHP (utilizando framework CakePHP)
Desenvolvimento em linguagem Flex/AS (utilizando framework MVC)
Especificação funcional e Técnica

Desafios:
Participar da conceituação de produtos com base em Framework Flex/PHP
Participar da arquitetura e desenvolvimento de novos produtos

Perfil:
Visão sistêmica
Pensamento analítico
Domínio técnico
Raciocínio Crítico

Formação:
Cursando superior em Engenharia da Computação, Ciência da computação,
informática;
Conhecimento em PHP5;
Conhecimento em orientada a objeto.

Idiomas: inglês intermediario (Essencial) / Avançado (Desejável)

Experiências :
No mínimo como estagiário;
projetos pessoais Também podem ser considerados.

Empresa Specta TI localizada no Centro do RJ
Interessados email para vagas@spectati.com.br

Como é melhor trabalhar com as páginas em FLEX?

com vários arquivos mxml, ou com componentes tornando visíveis ou não quando necessário ?

Grato.

Tenho umas duvidas, estou estudando o Adobe AIR no Flash 4, e tive olhando alguns tutoriais e todos eles usam o sqllite.

1- Pode usar com o SQL Server ?
2- As extensões das databases tem que ser necessariamente .db ?
3- Teria como utilizar outros bancos sem utilizar o um back-end (BlazeDS) ?
4- Na questão de relatorios que metodo poderia ta adotando para fazer imprimir os mesmos na minha aplicação ?

Se falei alguma besteira me desculpe, desde já grato! :smiley:

[quote=RaulCrash]1- Pode usar com o SQL Server ?
2- As extensões das databases tem que ser necessariamente .db ?
3- Teria como utilizar outros bancos sem utilizar o um back-end (BlazeDS) ?
4- Na questão de relatorios que metodo poderia ta adotando para fazer imprimir os mesmos na minha aplicação ?[/quote]
Sim.

Flex é camada de apresentação. Você pode usar ele pra fazer o front-end e depois qualquer coisa pro back-end, desde que tenha alguma forma de integrá-los. A segunda pergunta não entendi… vai depender da sua tecnologia de servidors (back-end, como o pessoal gosta de chamar).

Sobre a terceira pergunta, funciona assim. O BlazeDS serve pra fazer o Java falar com o Flex. Se você quer usar Ruby, por exemplo, precisa de outro mecanismo (tem o RubyAMF). C#, mesma coisa… e por aí vai. Então, como numa aplicação que não usa o Flex como apresentação, você pode ter diferentes bancos, usando diferentes tecnologias de servidores e a apresentação toda em Flex.

A resposta pra quarta pergunta é ‘depende’. Você pode fazer e mandar imprimir o relatório tudo pelo servidor. Então depende de qual tecnologia você usa nos servidore. Pra Java, eu recomendo fortemente JasperReports. A única coisa que você vai ter que fazer é selecionar uma impressora (que aí já depende das telas) (ou você pode seleciar uma impressora padrão configurada).

Obrigado Andre, mas é o seguinte quando eu me referi a todas essas duvidas era referente ao desenvolvimento de aplicações Flex na plataforma AIR, e não Web, pois o AIR pelo o que tenho visto tem algumas diferenças, ai quem vem aquela questão do banco pois os exemplos que vi so usavam extensões .db para criar as databases. Eu estive pensando pode ser besteira mas talvez vcs pode me corrigir, teria como eu fazer um back-end do java sem utilizar um servidor p/ emular o mesmo como serviço, tipo so manda chamar as classes java e fazer rodar na MV do JAVA sem o Tomcat (ex)… Obrigado !!


Alguém tem um tutorial para fazer a integração do java com flex ?

Agora ficou muito mais fácil de entender. Eu também tinha entendido errado, estava imaginando um ambiente web. Vou dar uma pesquisada sobre isso e te retorno uma resposta hoje a noite ou no final de semana. Também tenho essa dúvida, pois quero começar a desenvolver com o Flex pra desktop.

Eu usei este.

Vamos lá então:

  1. Sim. Pode usar qualquer banco de dados desde que tenha uma linguagem de back-end com o projeto no caso do Java rodando no Tomcat ( como a aplicação é desktop, instalar o Tomcat na máquina de cada cliente é inviável, porém pode se manter o projeto rodando no servidor, então a aplicação se torna desktop, porém precisando estar online para funcionar corretamente, tem que como funcionar offline e online mas ai só com LCDS )
  2. Não sei depende do banco de dados :S
  3. Sem utilizar o backend o AIR só trabalha com o SQLite embarcado.Para acessar qualquer outro banco de dados você precisa do backend. ( dizem que tem uma biblioteca que se conecta no Mysql eu acho, mas dizem que não é nada seguro ).
  4. Como essa aplicação iria depender de um backend Java ( BlazeDS ou LCDS ), você pode usar o mesmo processo que se faz numa aplicação Flex na web.

Agora se você quer uma aplicação AIR + Java sem dependencia de um projeto no servidor, dizem sobre um tal de MERAPI, mas nunca cheguei a fazer nenhum teste.

[i]Muito bom Andre, vou usar tbm !

valeu ! …[/i]

Vlw Rafael vou da uma olhada nesse MERAPI, no meu ponto de vista se torna mais viavel rodar indepedente de um servidor p/ emular os mesmos … Espero tbm a resposta do Andre talvez ele achou algo que seja interessante tbm …

Qual seria a utilização desse aplicativo AIR?

Seria assim Rafael … queria montar uma aplicação pequena com algumas telas de cadastro de pessoas e outras … mas eu acho cara que estou sendo encoerente na forma de pensar … pois estaria utilizando o Tomcat ou outro para emular isso, eu tenho medo so de dá muito prblema na questão de servidor, (servidor não starta na maquina client e talz) mas meu colega aqui do serviço tava me explicando que isso seria relativo, pois o mesmo problemas que o servidor do aplicativo pode sofrer, o servidor de dados tbm pode sofrer, seria uma coisa que todas as aplicações estaria sujeitas … mas se existe outra forma de fazer essas classes javas serem manuseiadas e essa forma for viavel tbm gostaria de saber … Desde já grato ! :smiley:

O servidor ficaria online só daria problema se a internet caísse… mas para isso tem alternativas porém são caras para projetos pequenos…
Esse projeto AIR se comucaria com outras maquinas em rede? Ou ele trabalharia sozinho ( o que eu acho bem dificil atualmente )

Eu tava pensando caso eu optar pelo servidor de aplic. estaria colocando o mesmo em cada maquina local tanto as aplicações AIR como as classes java e colocar para startar local o servidor somente o servidor de dados estaria em uma maquina servidor mesmo, ou seja um programa em rede apontando a base de dados para um servidor

Nossa cara e o trabalho para manter isso? Se não é uma aplicação que necessita ficar 24 x 7 x 365 no ar, considere a opção de usar tudo online.

Não querendo me intrometer, mas parece meio estranho o que você quer fazer.
São pra empresas em específico? Digo, a empresa X vai só acessar os dados da empresa X? Se for, é de boa cara… mete um servidor de aplicação junto com o servidor de banco de dados e manda as máquinas apontarem pro ip do servidor.
Temos algumas aplicações assim onde trabalho… Roda o JBoss e o servidor de banco numa máquina fortinha e os que precisar usar ele faz lookup no ip do servidor. Isso não é muito difícil de fazer, e existem várias maneiras (que vai depender da sua camada de integração do servidor com o Flex). Se estiver usando Java, o mais simples (e limitado) acredito que seja o uso de RMI.

bom dia galera…
estou precisando implementar algo para controlar a autenticação e acessos do usuário…
estava vendo o Spring Security, e estou tendo alguns probleminhas para implementar…
então gostaria de saber se o Spring Security é a melhor, e mais fácil ferramenta para fazer esse serviço com Flex?
tem algum outro modo de fazer isso?

abraco!

Ola…

sobre a pergunta de cima, consegui usar o springSecurity…

agora é outra perguntinha…

estou iniciando com Flex… e estou tentando criar um componente genérico…
uns botões de avançar e voltar, usado nas consultas…
então criei os botões, depois importei a classe criada em outra, que é onde esta a consulta…
até ai tudo bem…
o problema esta na hora de usar as funções de actionScript, eu tenho um .as que tem varias funções
incluindo as que preciso usar nos botões de avançar…
mas acontece o seguinte, qdo eu importo o .as na classe dos botões, para de identificar os id da classe de consulta, entendem.?
pelo que vi é um ou outro…
então… como eu poderia usar o as para criar as funções genéricas?

obg

Se você usa um ActionScript File, e faz include dele, <mx:Script source"…" /> no código é como se o código estive inline, ou seja, se usar esse .as em muitos componentes vai haver muitos problemas com os ids, porque é como se tudo estivesse no mesmo código.

O ideal é trabalhar com classes ActionScript Class, assim cada classe é um “objeto” e tem comportamentos separados…