Adobe Flex 3 is now open source

Nossa…

Você me deixou super curioso quanto a sua infra! nunca consegui fazer tal coisa!

Por favor, entre em pvt comigo, ou então mande-me um e-mail por favor explicando sua infra,
pois acredito que você está com problemas de arquitetura.

Velo, só uma dúvida: qual o problema dos modules?
[/quote]

faz um modulo bem simples (exemplo, com um label dentro)

Carrega o modulo. Olha a memoria.

Descarrega. Olha a memoria. (Não cai)

Repete o procedimento umas 100 vezes (já cheguei a 200 mega de ram, pra mostar um label)

Efeitos, tbm eh um rolo a parte. Tem vários casos que as animacoes não rodam junto.

VELO[/quote]

Hum… Vi esse esquema de memória mas não me preocupei pois achei que o garbage collector iria dar um jeito. Não pensei que seria tão grave assim. O que vc está utilizando para resolver este problema?[/quote]

Poh, vou tirar um sarro tá, mas estou sendo super sincero na resposta.

Dois pentes de 1 giga de RAM e abrindo/fechando o browser de tempos em tempos.

VELO[/quote]

Sacanagem, hein… Talvez eu não tenha percebido esse problema todo pq uso o browser do próprio eclipse, que fica fechando e abrindo.
Dessa notícia eu realmente não gostei. Vou aproveitar a sua experiência para fazer outra pergunta:
Fiz um teste simples numa tela que cria módulos dinâmicos. Digamos que eu crie uns 3 módulos carregando o mesmo swf e depois eu apague um. Ao criar um outro módulo carregando o mesmo swf, os outros 2 módulos que não tem nada com a história fica com 2 instâncias do meu swf (uma funciona e outra não). E seu for fazendo isto várias vezes, ele fica com 3, 4 e assim sucessivamente.
Já passou por esta desagradável experiência?

Flexible Rails (Flex 3.0 on Rails 2.0) by Vancouverite Peter Armstrong Now In Bookstores

Posted by Gerald on February 19, 2008

:XD: Flexible Rails BookPeter Armstrong - the Vancouver Ruby/Rails meetup organizer - has updated and written the 2nd Edition of Flexible Rails covering on how to build a web application, that is, ?pomodo? - a todo list manager following the Getting-Things-Done-(GTD)-43-Folders methodology - from start to finish using Flex 3.0 on Rails 2.0.

:idea: The new 2nd Edition (following the self-published 1st Edition - a Lulu 100 Top e-book Best Seller) has been published by Manning Publications and is available in a ?classic? paper edition (592 pages, ISBN: 1-933988-50-9) in bookstores across the nation since January 2008.

:thumbup: Alguém já leu este livro, estou pensando em comprar !!!

[quote] Sacanagem, hein… Talvez eu não tenha percebido esse problema todo pq uso o browser do próprio eclipse, que fica fechando e abrindo.
Dessa notícia eu realmente não gostei. Vou aproveitar a sua experiência para fazer outra pergunta:
Fiz um teste simples numa tela que cria módulos dinâmicos. Digamos que eu crie uns 3 módulos carregando o mesmo swf e depois eu apague um. Ao criar um outro módulo carregando o mesmo swf, os outros 2 módulos que não tem nada com a história fica com 2 instâncias do meu swf (uma funciona e outra não). E seu for fazendo isto várias vezes, ele fica com 3, 4 e assim sucessivamente.
Já passou por esta desagradável experiência?[/quote]

Amigo, esses problemas só ocorrem quando se faz uso de modules, se você está começando com Flex saiba que o paradigma é um pouco diferente, é bom sempre evitar analogias com o HTML.

Logo eu mesmo apenas utilizo modules para um conjunto macro, ou então separo em Applications, mas na maioria das vezes, se você souber componentizar visando reuso, sua interface fica dinâmica e dispensa o uso de Modules ou coisas do tipo.

Abraços
\o/

Flash/Flex? Pra q? E Silverlight???

Na boa eu ja programei muito em ActionScript e digo… ActionScript é a maior droga de linguagem que já vi, enquanto insistirem no ActionScript vai ser sempre naquelas, o ActionScript 3 melhorou bastante, mas longe de ser o ideal…

Agora olhando para a concorrência, o Silverlight, com um render muito, mas muito superior ao do Flash, formato do arquivo aberto, e fora que é muito simples de interagir com JavaScript, muito simples de entender a lógica do SilverLight tudo muito claro e nem precisa compilar, além que o Flash vai ter eternamente os seus maravilhosos BUGs, tipo 1 que vem des que eu conheço o Flash até a última versão, em movimentação de imagens da uma leve tremida, uma coisa tão banal que nunca conseguiram resolver, fora outros tantos que são detalhes mas lá estão eles, nem vou falar do comando stopAllSounds() que este tem bugs aleatórios até dizer chega, só funciona em cenários simples, fora outros tantos BUGs que vou lembrando…

Sem falar, na quantidade de memória que o Flash ocupa, é um abuso, abre um site em Flex e lá vai a memória pro topo, legal para testar quanto de memória o computador aguenta é abrir varios sites pesados em Flex em varias tabs do Firefox, até travar :stuck_out_tongue:

Voltando ao SilverLight, na boa, é uma questão de tempo, foi a única coisa boa que a Microsoft fez em anos de existência, ficou mesmo bom, tem tudo para matar o Flash em questão de tempo se a Adobre não refazer o player do Flash, que continuar nem vale a pena, fora que o pessoal do Mono portou o Silverlight pra Linux rapidão e ficou excelente, apesar do player ser fechado com o formato do arquivo aberto conseguiram fazer um excelente player.

O SilverLight já nasceu com o pé direito, o Flash nasceu com o esquerdo e continua andando só com o esquerdo, uma hora cai, quanto ao Flex, há é legalzinho e talz, mas com Ajax da para fazer se não tudo quase tudo com a mesma qualidade e independete de um player, e consumindo menos memória no cliente…

E outra, quando vai surgir um grande site totalmente em Flex? Provavelmente nunca? Até agora não vi, globo.com, amazon.com, guj.com.br? Cade um? E na entrada do site dois botões, versão Flex(tenha bom processador e memória) e versão Ajax… ia ser lindo heee…

Como até hoje não vi nenhuma grande empresa apostando em Flex, pelo menos onde trabalho, e nos clientes e projetos em que trabalho, não vejo futuro pra isto, são tanto impecilios…, e não aposto nem 1 centavo no Flex/Flash ainda mais com o SilverLight.

SilverLight em pouco tempo tendo IDEs alternativas multiplataforma, e mais colaboradores aderindo, terá um futuro muito promissor e o Flash eu não sei, como esta indo não me agrada, até pensei que com a Adobe a coisa ia tomar outro rumo…

Blz, ele tem conexão do tipo “Remote Object” com o Java? Ou somente com o .net?
WebService não vale, aquele tanto de XMLs indo e voltando é meio lerdo.

De nada adianta se a IDE é paga.

Hum… Visual Studio, IIS e cia também são.
O mono é uma ótima iniciativa mas está sempre um passo atrás. Um não, uns 2. Tudo que a Microsoft lança nesta parte, um “Miguel de Icaza” da vida tem que correr atrás.

Aliás, não vejo nenhum problema em pagar por uma solução que resolva seu problema, desde que seu valor não seja proibitivo. Não sei porque que as pessoas insistem em querer tudo de graça. Você trabalha de graça? Se tem uma coisa que pode ser melhor só que é paga você não utilizaria só por isso? Faça o seguinte: entre no site da Adobe e veja o preço do Flex. Eu me surpreendi.

Concordo com seus argumentos sobre memória em relação ao Flex (senti isso na pele) mas, sinceramente, pelos exemplos que vi a considero muito mais madura que o Silverlight e JavaFx (não vou nem comentar o Moonlight).

ActionScript é uma linguagem diferente, mas se tratando de uma aplicação RIA onde quero que apenas a integração com o usuário seja feita, não creio que ela seja deficiente. A parte que “realmente” processa e que precisa de uma linguagem mais forte fica a cargo do Java, .net ou afins.

Convém olhar as duas ou mais que aparecerem. Aposto muito em aplicações RIA. Me dão um ânimo maior para fazer aplicações que tenham mais cara de Desktop só que na Web.

++

VELO

[quote=rpffoz]Nossa…

Você me deixou super curioso quanto a sua infra! nunca consegui fazer tal coisa!

Por favor, entre em pvt comigo, ou então mande-me um e-mail por favor explicando sua infra,
pois acredito que você está com problemas de arquitetura.[/quote]

Acho que depois de conversarmos se entendeu o meu drama, correto?

Os modulos foram concebidos para serem usados da forma A. (A equipe aqui foi uma das primeiras a solicitar essa feature, e acho que foi quem mais encomodou a Adobe com isso… )
A gente usa os modulos da forma A.
O problema que os modulos não funcionam corretamente da forma A.
Onde você pode, utiliza-se então da forma WA (WorkAround), que é juntar vários modulos em um e ficar com poucos modulos.
No meu caso eu não posso usar a forma WA

Mas fazer o que… pro flex 4 a Adobe vai tirar os modules.
Ponto positivo: retira uma feature que não funciona direito.
Ponto negativo: eu preciso carregar swfs em runtime. How to do now?

Esperar pra ver.

Essa semana tive uma grata supresa. Netbeans 6.0.1 + Editor JavaFX. Está fazendo preview… você digita o código e ele mostra como a tela está ficando. É um começo, vem, vem editor visual vem =D

VELO

Copiar e evoluir…

Pode falar tudo da M$… mas os bixos tem a capacidade de pegar uma idéia boa e criar uma versão dela da idéia que costuma ser mais simples/rapido do que o que tem por aí…

Tudo bem que normalmente é bem caro, só roda no windows, e 3x4 tu ganha uma tela azul, hehehehehehhe

VELO

[quote]eduveks wrote:
Na boa eu ja programei muito em ActionScript e digo… ActionScript é a maior droga de linguagem que já vi, enquanto insistirem no ActionScript vai ser sempre naquelas, o ActionScript 3 melhorou bastante, mas longe de ser o ideal… [/quote]

Não sei o que há de tão ruim! isso para mim é igual falar de .NET e Java.

AS2 não praticamente nada haver com AS3, AS2 podia ter lá seus defeitos e sintaxes estranhas, mas no AS3 mudou completamente, não sei mesmo!! o que você fala que é ruim. Se for de desempenho, dê uma olhada neste benchmarking:

:arrow: http://www.phpavancado.net/node/415

Quanto a nível O.O, eu acho muito similar ao Java, o nível de abstração é bacana.

Taí, diz o que realmente é uma “droga”.

[quote] Acho que depois de conversarmos se entendeu o meu drama, correto?

Os modulos foram concebidos para serem usados da forma A. (A equipe aqui foi uma das primeiras a solicitar essa feature, e acho que foi quem mais encomodou a Adobe com isso… )
A gente usa os modulos da forma A.
O problema que os modulos não funcionam corretamente da forma A.
Onde você pode, utiliza-se então da forma WA (WorkAround), que é juntar vários modulos em um e ficar com poucos modulos.
No meu caso eu não posso usar a forma WA[/quote]

Bom, não sei o que você quer dizer com Forma A[i] mas é evidente que fazer um módulo por tela, seria sobrecarregar sua view.
É igual você carregar n telas com Ajax com um DWR da vida, se você não der um reload, uma hora vai estourar, um OverFlow irá ocorrer, como disse, é só você procurar um pouquinho no Google e verá esse resultado.

Seu problema é que como sua aplicação é de Grande porte, não foi feita uma análise necessária sobre como seria produzido as telas,
Uma vez que o Flex é O.O. você pode usar de reuso, não sei se usou, mas um Cairngorm da vida, ajuda muito na componentização.

O correto uso do modules é você realmente separar por modules, do tipo:

Telas de financeiro;
Telas de estoque;
Telas de Vendas;

e etc…

Isto é, fazer uma análise por setor, e modularizar assim, logo o kra da Venda, normalmente nem tem acesso ao Financeiro, logo nunk vai precisar carregar aquela tela no seu micro, mesmo se precisa irá carregar uma vez apenas! não como no seu modelo onde há o loading constante de pequenas telas ou funcionalidades.

Volto a dizer, Flex para grandes aplicações se faz necessário uma análise, Flex é O.O faça uso disto!
Eu pessoalmente se fosse desenvolver um ERP tão parrudo, usaria de Portles ou algo similar.Antes de tudo, sou totalmente aberto a tecnologias, só acho uma sacanagem sua difamar a tecnologia desta forma, dizendo que não é boa e tals…

Se for um lixo igual você quer dizer que é, por que em minhas listas de empregos lá de fora há procura constantes de desenvolvedores Flex/AS3?
Por que grandes Players como Oracle, SAP, Discovery Channel, e etc… usam a tecnologia?

Olha essa aplicação, é de grande porte da SAP:

https://admin.adobe.acrobat.com/_a295153/sapflexteched/

Sou aberto tecnologias, e estas tem caracteristicas boas ou ruins, mas me revolta queimar a tecnologia por um mal uso.

Abraços

Você ainda não entendeu…

Eu não tem uma modulo de vendas…
Eu tenho uns 40 módulos relacionados a vendas…

É um ERP completo.

E como já está mais que provado, modules não cumpre 100% o que se propõem… é só olhar o flex coders… tem milhares de posts reclamando de algo assim… nós temos chamado na adobe e tudo. Eles reconhecem o problema…

Enfim, cansei de argumentar esse problema… a adobe reconhece o problema, milhares de pessoas reclamaram da existência do mesmo. Disse e insisto, tem formas WA de fazer a coisa funcionar.

Agora, numa aplicação 100% flex tem memory leak, e gigantesco.

Se você não se convenceu ainda, faz um module fazio, um for, e manda carregar / descarregar 100 vezes… o mesmo módulo. Se vai cair de costas com os resultados.

Não concordo com a comparação com o AJAX. AJAX é um remendo no HTML… Quando o HTML foi feito ninguem imaginava que o AJAX ia ser utilizado pra fazer algo complexo como o Gmail. E não dá pra comparar com flex, modules existe desde a versão 2.0, está na 3.0 e é uma feature que funciona tão bem, mas tão bem que está sendo cogitada a remoção no flex 4.0. Tanto que a Adobe já esteve consultando o nosso projeto pra saber o impacto.

O que eu pedi a uns tópicos atrás eu mantenho, não tratar software como religião…

Eu sei que flex tem qualidades (nossa, qualquer crud fica lindo), tá crescendo e tem um grande potencial. Mas a features de modules tá furada, tem problemas, que a Adobe está trabalhando pra arrumar (ou pra remover) mas hoje a realidade não é essa.

Mas tá, deixa eu dar uma tapada no sol com a peneira… poh foi mal, modules funciona 100% bem, ninguém nunca reclamou e é a equipe aqui que trabalha com o flex desde da 1.5, que foi quem abriu o primeiro chamado solicitando a funcionalidade, que acompanhou o trabalho do Roger Gonzalez pra desenvolver os modules e que tem acesso ao Matt Chotin que não sabe usar Modules.

Malz, malz…

VELO

Religião?

Alguém falou em religião aqui? eu mesmo disse que sou aberto a tecnologias… mas afzz não vem ao caso.

Quanto ao teu sistema e modules e bla bla…

Boa sorte com seu sistema de 40 Modules de Venda…

Abraços e por mim assunto encerrado.

\o/

Obrigado =D

VELO

[quote=eduveks]Flash/Flex? Pra q? E Silverlight???

O SilverLight já nasceu com o pé direito, o Flash nasceu com o esquerdo e continua andando só com o esquerdo, uma hora cai, quanto ao Flex, há é legalzinho e talz, mas com Ajax da para fazer se não tudo quase tudo com a mesma qualidade e independete de um player, e consumindo menos memória no cliente…
…[/quote]

[sarcastic]
Nossa, achei o SilverLight muito show… resolvi sair pra dar uma lida… está super maduro mesmo…
[/sarcastic]

Essa semana o pessoal estava comemorando com SilverLight 2.0 beta 1. Agora tem até TextBox…
http://istomesmo.wordpress.com/2008/02/27/silverlight-20-beta-1/

Poxa, me decepcionei com essa tecnologia, eu tava botando fé nessa.

VELO

[quote=eduveks]Flash/Flex? Pra q? E Silverlight???

Na boa eu ja programei muito em ActionScript e digo… ActionScript é a maior droga de linguagem que já vi, enquanto insistirem no ActionScript vai ser sempre naquelas, o ActionScript 3 melhorou bastante, mas longe de ser o ideal…

Agora olhando para a concorrência, o Silverlight, com um render muito, mas muito superior ao do Flash, formato do arquivo aberto, e fora que é muito simples de interagir com JavaScript, muito simples de entender a lógica do SilverLight tudo muito claro e nem precisa compilar, além que o Flash vai ter eternamente os seus maravilhosos BUGs, tipo 1 que vem des que eu conheço o Flash até a última versão, em movimentação de imagens da uma leve tremida, uma coisa tão banal que nunca conseguiram resolver, fora outros tantos que são detalhes mas lá estão eles, nem vou falar do comando stopAllSounds() que este tem bugs aleatórios até dizer chega, só funciona em cenários simples, fora outros tantos BUGs que vou lembrando…

Sem falar, na quantidade de memória que o Flash ocupa, é um abuso, abre um site em Flex e lá vai a memória pro topo, legal para testar quanto de memória o computador aguenta é abrir varios sites pesados em Flex em varias tabs do Firefox, até travar :stuck_out_tongue:

Voltando ao SilverLight, na boa, é uma questão de tempo, foi a única coisa boa que a Microsoft fez em anos de existência, ficou mesmo bom, tem tudo para matar o Flash em questão de tempo se a Adobre não refazer o player do Flash, que continuar nem vale a pena, fora que o pessoal do Mono portou o Silverlight pra Linux rapidão e ficou excelente, apesar do player ser fechado com o formato do arquivo aberto conseguiram fazer um excelente player.

E outra, quando vai surgir um grande site totalmente em Flex? Provavelmente nunca? Até agora não vi, globo.com, amazon.com, guj.com.br? Cade um? E na entrada do site dois botões, versão Flex(tenha bom processador e memória) e versão Ajax… ia ser lindo heee…

Como até hoje não vi nenhuma grande empresa apostando em Flex, pelo menos onde trabalho, e nos clientes e projetos em que trabalho, não vejo futuro pra isto, são tanto impecilios…, e não aposto nem 1 centavo no Flex/Flash ainda mais com o SilverLight.

SilverLight em pouco tempo tendo IDEs alternativas multiplataforma, e mais colaboradores aderindo, terá um futuro muito promissor e o Flash eu não sei, como esta indo não me agrada, até pensei que com a Adobe a coisa ia tomar outro rumo…[/quote]

Será???

Sites grandes em Flex? Talvez não “sites” mas pergunte à Oracle, SAP e DataSul sobre Flex.

Alguns exemplos do Flex (necessitam do Flash Player 9)
http://examples.adobe.com/flex3/componentexplorer/explorer.html
http://flex.org/showcase/
http://examples.adobe.com/flex2/inproduct/sdk/dashboard/dashboard.html
Dà uma olhada nos showcases do Flex, talvez vc reconheça alguma marca grande.
Não estou defendendo o Flex com unhas e dentes, até pq existem problemas nele. Mas, atualmente, parece que para a proposta de fazer aplicações RIA é um dos mais indicados.

Matéria pouco animadora sobre SilverLight (bem recente)
http://istomesmo.wordpress.com/2008/02/27/silverlight-20-beta-1/
Como assim “a imagem existe um total de 29 controlos que variam desde a simples Textbox até à Grid”???
Agora que foi ter TextBox??? Ah, sim, eu tinha feito uma pesquisa antes e via a gambiarra pra fazer coisas simples no SL.
Pra transferir vídeos e imagens os ShowCases eram o máximo, mas pra fazer algo útil… Será que algo assim é maduro o suficiente? Só se for num futuro mesmo.
http://kono.spaces.live.com/blog/cns!66AB4111C1117587!1067.entry
Considero esse cara uma referência de .net aqui em Goiás. O que o surpreende não me surpreendeu nem um pouco.

Como tinha dito antes, é bom ficar de olho em tudo o que ocorre. Vai que o SL fica “sensacional”, como disse o Kono? Mas temos que ser sensatos e não xiitas malucos.

Já o JavaFX, pretendia dar uma olhada com atenção neste fim de semana. Infelizmente uma coisa chamada “vida social” não permitiu isto. Quem mandou casar? Mas os exemplos que vi na net não me animaram muito.
Queria até ver aqui no fórum se tem alguém que já fez algo nele para nos relatar a experiência.

Inté.

Há tempos eu não lia uma thread aqui por completo, essa ficou muito boa. :shock:

Parabéns a todos pelo debate sadio e didático. :wink:

Forte abraço,