Para que achava que isso ainda ia demorar…
2007/04/26 | Adobe Open Source
http://opensource.adobe.com/wiki/display/site/Home
O anuncio saiu essa madrugada.
VELO
Para que achava que isso ainda ia demorar…
2007/04/26 | Adobe Open Source
http://opensource.adobe.com/wiki/display/site/Home
O anuncio saiu essa madrugada.
VELO
Para aqueles que Olhavam Adobe Flex com olhos tortos por ter que aprender uma tecnologia paga, a adobe mandou bem…
Agora não vou me sentir mal por usar FLEX…:lol:
Velo valeu pela noticia…
[size=24]AGORA O MUNDO É FLEX[/size]
Entenda AdobeFlex RIA na Ponta do dedo !!!
[size=24]OpenSource Full-Power[/size]
:idea: [size=18]JavaServer Faces Versus Adobe®Flex OpenSource
[/size]
:XD: Principais Mudanças e Vantagens MundoFlex
:thumbup: http://www.guj.com.br/posts/list/82958.java :thumbup:
Eu podia jurar que ja era open source ha MUITO tempo…
O marketing já é feito a bastante tempo… 6 meses, talvez mais…
Mas na realidade somente ontem.
VELO
[quote=baudamix]Para aqueles que Olhavam Adobe Flex com olhos tortos por ter que aprender uma tecnologia paga, a adobe mandou bem…
Agora não vou me sentir mal por usar FLEX…:lol:
Velo valeu pela noticia…[/quote]
Acho que flex nunca foi pago…
Desde a versão 2 o SDK pode ser baixado gratuitamente, só não sei como era o SDK 1 e 1.5, mas o 2 já era free…
O que não é free é a IDE, o flexbuilder. Nem a integração completa com o servidor.
VELO
A integração com o server parece que é gratuita se vc só usar uma aplicação, 1 processador, não me lembro muito bem. Mas a IDE é paga mesmo.
Existe o BLAZEDS que te fornece alguns serviços (versão opensource e reduzida do LCDS)
Ou o GRANITEDS que é um projeto completo.
Ambos free (que é o que importa pra maioria) e opensource (que não faz a menor diferença pra maioria)
VELO
Enquanto isso, o player continua fechado. Lembrem-se disso, pessoas que nunca se foderam pra fazer o player funcionar no Ubuntu 64… ou em qualquer outra plataforma onde o player nao eh suportado…
A Adobe usa da mesma estratégia do Google. Tudo que é irrelevante para o core business se torna open source. Cade os fontes do flash player. Enquanto não liberarem os fontes do player todo o resto é conversa para boi dormir.
A plataforma continua proprietaria e fechada.
Também não sei qual é a novidade nisso. Se a IDE continua paga. Então nada mudou.
Nossa…
Com um editor de XML e um pouco de boa vontade dá pra fazer muita coisa bem feita em flex…
VELO
Mesmo o FlexBuilder eu acho um valor bem barato a se pagar pelo que a ferramenta proporciona.
Aliás, eu também já tomei bica pra conseguir rodar o FlashPlayer no Ubuntu 64bits.
Pois é. Eles poderiam ao menos fornecer o binário para essas plataformas.
valeuz…
Sem interesse comercial e sem comunidade… hmm… tudo novo de novo.
Também não sei qual é a novidade nisso. Se a IDE continua paga. Então nada mudou.[/quote]
Vejo uma grande confusão entre conceitos OpenSource e Freeware aqui no Brasil …
Giuliano, com o SDK sendo open source, voce mesmo poderiar criar uma IDE… ai que esta o interessante.
Mas de qualquer maneira, o SDK ja era open source… a noticia me parece velha.
Isso confirma a afirmação do kenobi:
Era free faz tempo. Free, de graça, como o Java for por anos.
Ou eu entendi tudo errado ou o Java 1.5 tinha os fontes fechados e o Java 6 é open source.
Flex 2 like Java 1.5
Flex 3 like Java 6
Referente a mudança no licenciamento claro.
O anuncio da liberação dos fontes foi feita pela adobe no domingo a noite (Aqui meia noite aproximadamente)
http://tech.groups.yahoo.com/group/flexcoders/message/103671
Ou, nem a adobe sabia que o fonte estava aberto :shock:
Me parece que você não acompanha o universo Flex.
VELO
Tá parecendo igual a Sun, que abre o SDK e fecha os fontes da JVM.
Realmente a história do FlashPlayer para Linux foi um parto… fizeram o flash 7 e não fizeram o 8, aí o tempo foi passando e quase todos os sites usavam o 8 e nada da Adobe fazer alguma coisa… depois de muito tempo apareceu um 8beta e logo depois veio o 9 para todas as plataformas. Na época o OSFlash apareceu um pouco…
[quote=louds]A Adobe usa da mesma estratégia do Google. Tudo que é irrelevante para o core business se torna open source. Cade os fontes do flash player. Enquanto não liberarem os fontes do player todo o resto é conversa para boi dormir.
A plataforma continua proprietaria e fechada. [/quote]
:thumbup: O Flex 2.0 SDK, uma versão Free do Flex, que inclui as bibliotecas e classes do Flex e o compilador MXML e Actionscript 3.0. A única diferença em comparação ao Flex Builder 2.0 é que no Flex SDK a compilação do projeto/arquivo mxml é por linha de comando.
:thumbup: Por ser Free*, a Adobe deu um grande passo a favor da a comunidade, que, na verdade, vejo com uma forma de chegar mais junto e presente ao mercado, então liberaram a licença das aplicações geradas pelo Flex. Ou seja, você poderá criar aplicações extremamente comerciais, e, até mesmo, distribuí-las de graça.
:XD: Já o Flex Builder tem todo o ambiente e poder do SDK + uma IDE muito boa baseada no eclipse para criar e gerar aplicações Flex totalmente visuais do tipo clica, arrasta e solta.