Olá turma… uso o Eclipse Europa e estou com uma dúvida cruel… Adiciono meus JARs numa pasta separada do meu Source ou adiciono como um external JAR ?? fiz pela segunda opção… acontece é que o eclipse cria um arquivo no diretório do projeto chamado “.classpath” e quando adiciono um JAR Externo ele cria no meu arquivo o caminho completo do JAR: “C:\Arquivos de Programas…”
Sei que isso vai dar Bug depois… Quando vou com (BOTAO DIREITO EM CIMA DO PROJETO - > Properties - > Bulid Path - > Libraries - > Add Jar) aparece uma tela inabilitada e eu não posso fazer nenhuma ação… quando adiciono um External Jar ele adiciona normal, porém com o problema anterior que falei pra vocês… Tenho que adicionar os meus JARs em algum lugar específico dentro do diretório do Eclipse ?? Estou fazendo alguma besteira ??
Abraços
O fato de ele estar adicionando o caminho do jar no .classpath não vai dar nenhum problema depois, pois esse arquivo só é usado pelo eclipse, é onde ele registra quais bibliotecas seu projeto usa.
Opa… então quando tirar o projeto da minha máquina ou jogar o projeto num outro SO vai está tudo ok ?? ele não dará erro nenhum ??
Caraca se for isso vai ser ótimo saber…
Valew a atenção
Se você jogar o projeto em um servidor por exemplo, você terá que jogar tambem os jars que ele usa, geralmente esses jars ficam em um diretorio separado no servidor, para serem compartilhados com outros projetos.
Se for um projeto Java SE, nesse caso os jars terão que ser adicionados ao classpath da maquina onde irá rodar.
hum… então o Eclipse não adiciona automaticamente né ?? ok então… valew pela ajuda…
Só não entendi a parte do servidor que falaste… então adiciono o JAR no projeto só pra fazer referência ?? fisicamente tenho que colocá-los em outro lugar? ou falaste apenas se o projeto for WEB ??
Valews
Ele não adiciona automaticamente, essas bibliotecas são só pra compilação, pra execução é outra coisa…
O JAR que você adiciona no projeto é para o compilador, posteriormente a maquina virtual vai precisar desses JAR’s para executar seu programa, aí é que entra a configuração do classpath.
Se isso for um projeto de servidor (EJB, Web, etc), você pode colocar os jars dentro do container (Tomcat, JBoss…).
Se for um projeto que roda fora de um servidor de aplicações, você deve configurar o classpath do computador, para isso existem varias opções, pode ser feito atraves da variavel de ambiente CLASSPATH, do parametro -cp do java.exe, do parametro Class-Path do manifest.mf, etc.