[color=red]O que um professor é capaz de fazer:[/color]
O fato narrado abaixo é real e aconteceu em um curso de engenharia da USJT (Univ. São Judas Tadeu),
Na véspera de uma prova, 4 alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar juntos.
Faltaram à prova e então resolveram dar um ‘jeitinho’.
Voltaram a USJT na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda.
Então, dirigiram-se ao professor:
[color=red]- [/color]“Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e, por conta disso, todos nós atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova.”
O professor, sempre compreensivo:
[color=red]- [/color] “Claro, vocês podem fazer a prova hoje a tarde, após o almoço.”
E assim foi feito.
Os rapazes correram para casa e racharam de tanto estudar, na medida do possível.
Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de comunicação com o mundo externo, e entregou a prova:
1) Primeira pergunta, valendo 0,5 ponto: Escreva algo sobre a Lei de Ohm.
Os quatro ficaram contentes, pois haviam visto algo sobre o assunto.
Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem…
2) Segunda e última pergunta, valendo 9,5 pontos: Qual pneu furou?
[EDIT]
Pra quem fala que é spam, o professor é tio de meu colega…
Na realidade é ex-professor… Hoje ele tem quase 70 anos, e isso aconteceu em 1987…
Ele que tava contando a historia pra gente, entao eu achei interessante e resolvi postar
Mas essa questão é facilmente anulável, só pedir re-correção da prova. =D[/quote]
Deixa de ser idiota…
Spam eh o kct…
Esse ex-professor é o tio do meu amigo… Ele ja ta com 70 anos
E o que ele fez foi só pegar a prova respondida pelos alunos para mostrar para a turma…
Logo depois ele deu uma nova prova para eles fazerem, com as 10 questões normalmente…
[quote=pedroroxd][quote=Nope]Otimo para um spam na internet…
Mas essa questão é facilmente anulável, só pedir re-correção da prova. =D[/quote]
Deixa de ser idiota…
Spam eh o kct…
Esse professor é o tio do meu amigo…
E o que ele fez foi só pegar a prova respondida pelos alunos para mostrar para a turma…
Logo depois ele deu uma nova prova para eles fazerem, com as 10 questões normalmente…[/quote]
spam desde a época que eu comecei a usar pc isso ai.
E é sempre assim “tio do amigo do vizinho do cunhado…” ahuauhauhaa santa inocência das pessoas.
O caso abaixo aconteceu na minha turma de engenharia na UFRJ em 1968 na cadeira de resistência dos materiais que é uma das mais importentes e dificeis da engenharia.
A turma toda se ferrou (cerca de 110 alunos). Aí tiveram a ousadia de pedir revisão de prova ao prof. Dirceu Veloso. Ele era diretor de uma grande empresa, começava as aulas impreterivelmente às 7 da matina e quem atrasasse 20 minutos já perdia uma lousa inteira de fórmulas matemáticas.
Marcado o dia, começou a revisão. Entra o primeiro aluno e o prof Dirceu diz:
Nesta primeira questão considerei que você começou certo e dei meio ponto. Porém errou o final então não merece ponto nenhum. Na 2a mais ou menos a mesma coisa. Você tinha tirado 3 na prova mas merece mesmo 2.
Entra o segundo aluno e o caso se repete. Com o terceiro a mesma coisa, todos perderam pontos. Então todos os demais desistiram da revisão.
Esta história mostra como o ensino era no meu tempo principalmente nas faculdades públicas. Os professores eram grandes profissionais muito conceituados e não abriam as pernas para os alunos. A opção era estudar ou estudar.
Qualquer semelhança com os dias de hoje é mera coincidência.
Para mim o pior erro que um professor pode cometer com um aluno é ser bomzinho e não ser exigente. Sem ser exigido o ser humano relaxa e não se esforça.
[]s
Luca (que foi o primeiro colocado na turma em resistência dos materiais…)
Puts…
Pior que é verdade mesmo Luca… Quem manda hoje são os alunos e não os professores…
Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao “aluno”: Que notas são estas…???
Em 2010 os Pais do aluno perguntam ao “professor”: Que notas são estas…???
[quote]1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3 Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00
Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( ) SIM ( ) NÃO
Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00
Em 2010 que ta começando, axo vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
Se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder.
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00
[/quote]
O caso abaixo aconteceu na minha turma de engenharia na UFRJ em 1968 na cadeira de resistência dos materiais que é uma das mais importentes e dificeis da engenharia.
A turma toda se ferrou (cerca de 110 alunos). Aí tiveram a ousadia de pedir revisão de prova ao prof. Dirceu Veloso. Ele era diretor de uma grande empresa, começava as aulas impreterivelmente às 7 da matina e quem atrasasse 20 minutos já perdia uma lousa inteira de fórmulas matemáticas.
Marcado o dia, começou a revisão. Entra o primeiro aluno e o prof Dirceu diz:
Nesta primeira questão considerei que você começou certo e dei meio ponto. Porém errou o final então não merece ponto nenhum. Na 2a mais ou menos a mesma coisa. Você tinha tirado 3 na prova mas merece mesmo 2.
Entra o segundo aluno e o caso se repete. Com o terceiro a mesma coisa, todos perderam pontos. Então todos os demais desistiram da revisão.
Esta história mostra como o ensino era no meu tempo principalmente nas faculdades públicas. Os professores eram grandes profissionais muito conceituados e não abriam as pernas para os alunos. A opção era estudar ou estudar.
Qualquer semelhança com os dias de hoje é mera coincidência.
Para mim o pior erro que um professor pode cometer com um aluno é ser bomzinho e não ser exigente. Sem ser exigido o ser humano relaxa e não se esforça.
[]s
Luca (que foi o primeiro colocado na turma em resistência dos materiais…)[/quote]
Resistência dos materiais foi um dos motivos que me fez desistir da area de mecânica.