Olá pessoal!
Tenho uma situação a qual definir uma solução inteligente e sustentável.
Eu tenho um servidor de arquivos, na realidade imagens de produtos os quais fazem parte de um sistema de estoque. É um servidor Linux.
Bom, eu tenho a necessidade em minha aplicação Java de pegar nesse servidor determinada imagem de acordo com a minha necessidade.
Por exemplo, realizo uma busca para certo produto e desejo ver suas imagens. Logo, meu sistema buscará e mostrará as imagens que estao contidas no servidor de arquivos.
Problema: Qual a melhor forma de pegar essas imagens de forma ágil nesse servidor. Lembrando que a conexão entre eles é rápida (100 Mbps) e as imagens são pequenas, no maximo 50 Kb.
Me sugeriram fazer uma conexão via ftp nesse servidor e pegar as imagens, mas acredito que existe outra forma mais interessante e que proponha um desafio e um avanço no aprendizado.
Eu estava pensando em desenvolver um componente simples que rodasse no servidor de aquivos em que, minha aplicação fizesse uma solicitação e ele devolvesse o resultado para mim, ou seja, esse componente “converteria” essa imagem em um fluxo de dados e serializava-o atraves do protocolo TCP/IP até minha aplicação. Daí pra frente não tem segredo.
Mas meus conhecimentos são superficiais nessa potencialidade do Java, sendo insuficiente para avialiar essa estratégia.
Gostaria então que vcs me ajudassem com suas opniões.
Grande abraço.