Estou desenvolvendo uma aplicação desktop que funcione em rede.
Cada maquina tera a aplicação e acessará a base de dados firebird em um computador que servira de servidor de dados.
Estou utilizando Hibernate pra controlar o acesso a base de dados.
Bom, a questão é que a rede é DHCP, não tendo IP fixo, então a unica alternativa que eu consegui imaginar é acessar pelo nome da maquina. Não sei se isso chega a fazer sentido, pois não conheço muito de acesso em rede. Mas acessando pelo nome não deu certo.
Alguem tem alguma ideia de como eu poderia fazer este acesso???
E pra piorar, se eu colocar o nome da maquina servidora e rodar a aplicação na servidora ele funciona… agora, outra maquina não consegue acessar o BD só com o nome da maquina servidora…
Ah, usando localhost o servidor tb acessa sua base de dados normal…
Usei o IP que a maquina estava no momento e funcionou, mais não adianta, pois assim que a maquina for desligada ela terá outro IP da proxima vez que ligar…
Thingol e Roger, obrigado pelas dicas viuw. Me ajudaram muito.
Fiz testes aqui, e realmente não estamos conseguindo pingar na maquina que iria ser a servidora, pingamos em outra e conseguimos, dai utilizamos ela como servidora e ocorreu tudo bem.
Muito obrigado…
mas eu só não entendo pq não consigo pingar naquela maquina e como configurar o servidor DNS para que consiga pingar…
mas de qualquer forma muito obrigado pela ajuda de vcs…
e se tiverem como me ajudar nessa nova duvida obrigado tambem.
Você não disse se está usando Windows, Linux ou outro sabor de Unix em sua rede, portanto não posso lhe dizer exatamente o que pode estar ocorrendo em sua rede, e o que pode ser feito para consertar isso.