Preciso fazer um acesso ao banco de dados Firebird via internet.
Se o banco de dados estivesse na máquina que tem o IP da internet até seria fácil, o problema é que o banco de dados está em uma máquina da rede que fica atrás da máquina que faz a conexão na internet (máquina Linux acessa a internet usando Virtua e as outras máquinas usam windows).
Tenho o IP da internet e tenho o IP da máquina local onde está o banco de dados, nessa máquina (local) também tenho liberada a porta 3060 para acessar o Firebird, o problema é que não sei como fazer essa ponte entre a máquina internet e a máquina local.
Você deseja se conectar à uma máquina que contenha o banco firebird certo?
Se sim as máquinas devem estar em uma mesma rede VPN.
Aqui eu uso a ferramenta IB Expert para gerenciamento das bases firebird, nela eu consigo especificar o IP onde o banco se encontra e o caminho do arquivo .FDB da máquina Internet.
Eu também uso o IBExpert, eu acesso sem problemas nos clientes onde tem o banco de dados na máquina que recebe a conexão da internet, mas nesse caso a máquina está na rede local do cliente e não na máquina com o IP da internet (189…), por isso a dificuldade.
Vou tentar de dar uma luz, faço e funciona mas vc pode precisar modificar conforme sua necessidade, na máquina com linux e IP fixo vc cria um script ou adiciona em outro que vc carrega no boot a seguinte linha:
iptables -t nat -A PREROUTING -j DNAT --to-dest 192.168.0.100(troque pelo ip da maquina com banco) -i eth1(placa de rede que entra as requisições) -p tcp --dport 3050(porta do banco de dados firebird, mude pro seu banco caso necessário)
Ele pega tudo que entrar para a porta informada na placa de rede especificada e envia pro IP do seu servidor de banco, funciona numa boa.
Detalhe: Dai por diante pra acessar a base remotamente vc aponta pro IP máquina internet.
Eduardo muitíssimo obrigado, dei uma adaptada e funcionou perfeitamente, só a performance que ficou um pouco lenta mas aí o cliente que coloque um super link super rápido, pois é ele que vai usar o mesmo sistema acessando de uma outra filial da empresa.
Dica: além de usar um link rápido (claro que isso é indispensável - se você economiza com gasolina, tem de pagar uma conexão boa), use também uma VPN, que além de efetuar a criptografia dos bytes trafegados, muitas vezes também efetua a compressão, melhorando um pouco a velocidade real.
É amigo, têm gente que sabe sugerir mais não sabe indicar como, quer algo seguro e gratuito é não saca muito de rede, pesquisa sobre HAMACHI no google, um soft que você pode vir a utilizar.