Acessando um banco de dados com JDBC

Instalei na minha máquina o XAMPP e estou tentando acessar um banco de dados com o programa abaixo:

package cap12;

import java.sql.*;
import javax.swing.*;

/**
 *
 * @author Ronaldo R. Godoi
 */
public class Conecta {

public static void main(String[] args) {

final String DRIVER = "com.mysql.jdbc.Driver";
        final String URL = "jdbc:mysql://localhost:3306/mysql";
        try {
            Class.forName(DRIVER);
            Connection connection = DriverManager.getConnection(URL, "root", "1234567890");
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conexão realizada com sucesso! ");
            connection.close();
        } catch(ClassNotFoundException erro) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Driver não encontrado!\n" +
                   erro.toString());
        } catch(SQLException erro) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Problemas na conexão com a fonte de dados:\n" +
                   erro.toString());           
        }

}

}

Mas toda vez que executo esse programa para testar o acesso, o java me dá a seguinte mensagem:

image

O programa é só um teste de acesso. Ele afirma que com.mysql.jdbc.Driver não foi encontrado, porém está instalado na máquina.
Veja os repositórios de banco de dados no print do netbeans (parecem que não estão ativados).
Qual deve ser meu procedimento? O que será que está errado?

Abaixo o print do netbeans:

Obrigado ao pessoal do GUJ, pela atenção,
Ronaldo

Vc tem que baixar o jar do driver e adicionar no classpath do projeto também: https://dev.mysql.com/downloads/connector/j/

1 curtida

Já esta ativo, veja o print abaixo:

image

Baixei da internet mas quando adicionei ficaram dois registros, veja que em Drivers tem um ramo MySQL(Connector/J driver)

Não sei o que fazer. Tenta explicar melhor? Por favor?
Obrigado,
Ronaldo

Pelo print, tah parecendo que a conexão com o banco de dados está configurado no netbeans. Até ai, tudo bem. Porém, vc precisa ter o driver adicionado também no projeto (uma coisa é o projeto, outra coisa é o netbeans).

Manda um print dos arquivos do seu projeto pra gente ver como ele está.

Achei um vídeo aqui sobre como configurar o driver no projeto para o postgresql. Mesmo sendo um banco de dados diferente, o procedimento é o mesmo para o mysql. Dê uma olhada: https://youtu.be/Q_xstmQUmUM?t=69

1 curtida

Lucas, muito obrigado. Adicionar o arquivo jar na raiz do diretorio lib do projeto funcionou.

Tem um porém, gerou um erro (advertência) do java. É que existe outro drive que não precisa ser adicionado e que funciona. Eu já testei.

Sem sua ajuda isso não seria possivel.

Até a proxima,
Ronaldo

1 curtida