Caramba, tem gente batendo nessa tecla. Ninguem está falando que é igual, a discussão é outra, se é melhor utilizar jQuery pra construir interface ou alguma implementação do JSF. É óbvio que são propostas diferentes, estamos falando de jQuery + alguma tecnologia ou JSF.
[quote=Grinvon]O JSF é ótimo quando você na verdade não depende dele. Na medidade que você seus componentes e de lá fica, sem precisar “descer o nível” fica tudo ótimo. Mas quando há necessidade de entrar na caixa preta, fazer um “work around” ou algo do tipo, aí os problemas do gerador de HTML fica complicado.
Mas há ambiente perfeito?
Ainda acho a utilização de JSF muito boa, e a versão 2 parece que melhorou coisas significativas e não somente a parte de passagem XML -> annotations o uso opcional de faces-config e outras abstrações de configuração. Mas trouxe coisas novas como o uso da função única de ajax no <f:ajax>, estados de salvamento, mais tipos de navegação, suporte ao método HTTP GET, novos escopos, ambiente do projeto (produção, homologação, desenvolvimento, teste…), hehaviors entre outras coisas.
Eu olho para o JSF como uma suite de componentes com um certo poder de customização e controladores de eventos, validações e outros recursos. Para sistemas, sem dúvida sua utilização é muito boa, agora para sites, talvez a caixinha preta possa “dificultar” as coisas.
E acho que não seja tão válido ficar comparando jQuery com JSF, as propostas são diferentes.[/quote]Concordo com vc 100%
Jsf, wicket, gwt são frameworks pra criar aplicações web, não sites, mas vc consegue criar um site com eles??? Consegue, claro que consegue! Mas ai vem dois, tres doidos obcecados por actionBased falar besteira!!!
Não tenho nada contra actionBased, pelo contrario acho o VRaptor fodhastico, mas tem coisas que é melhor usar componentBased, e tem coisa que não, vai depender do seu projeto.
Caramba, tem gente batendo nessa tecla. Ninguem está falando que é igual, a discussão é outra, se é melhor utilizar jQuery pra construir interface ou alguma implementação do JSF. É óbvio que são propostas diferentes, estamos falando de jQuery + alguma tecnologia ou JSF.[/quote]A resposta é depende! Mas parece que ninguem entendeu ainda!!!
[quote=magnocosta][quote]
E depois, teoricamente pq ainda existem implementações que possuem problema de incompatibilidade com outras!!! Isso não é culpa da especificação e sim da implementação!!!
[/quote]
A conclusão que chegamos é que a especificação nesse caso é falha !
Pois a abstração nao ocorre perfeitamente como deveria.
:D[/quote]Putz veio, as vezes eu acho q eu falo grego :?!!!
[quote=rdgms][quote=dxos]não apenas ajax,
ele facilita qlqr tipo de JS
oque você faria com 30 ou 40 linhas, com jquery vc resolve com 3 a 5.
apenas é uma “Otima ferramenta”.[/quote]
opa… ajax é um tipo de js???
Tenho para mim que js é js… o Ajax é javascript com css e xml…
ficou meio estranho a sua resposta… pode confundir o pessoal.[/quote]
Ajax definia Assincronous Javascript and XML, hoje caiu em desuso, Programação assíncrona tanto com JSON, CSV, HTML, texto plano e qualquer outra linguagem de programação [mas o mais usado acredito que ainda seja Linguagem JS e representação em XML]. Fonte é do livro épico RESTful WEB Services (épico tanto quanto o GoF IMHO).
[]'s
Vi alguém falar do PlayFramework (REST framework com “Stateless” bem implementado ).
JQuery UI + JQuery + PlayFramework é minha combinação predileta hoje. Antes era Struts 2 + Hibernate 3 + Spring + JQuery/JQuery UI na view.
Playframework está crescendo cada vez mais, é muito, MUITO fácil criar coisas nele. Mande todos seus objetos de domínio em JSON para a view e usa JQuery para apresentar, caras, experimentem :D. [Sem falar da parte de testes, deploy e tals ]
[quote=Jesuino Master]Vi alguém falar do PlayFramework (REST framework com “Stateless” bem implementado ).
JQuery UI + JQuery + PlayFramework é minha combinação predileta hoje. Antes era Struts 2 + Hibernate 3 + Spring + JQuery/JQuery UI na view.
Playframework está crescendo cada vez mais, é muito, MUITO fácil criar coisas nele. Mande todos seus objetos de domínio em JSON para a view e usa JQuery para apresentar, caras, experimentem :D. [Sem falar da parte de testes, deploy e tals ]
[/quote]
Eu também gosto desta combinação: JQuery + PlayFramework. No entanto ainda preciso estudar se utilizo JQuery UI, JQuery Tools ou ambos. Mas o meu pitaco nesta discussão é que JQuery é suficiente para criar as views independente se o Backend é JSF, VRaptor, PlayFramework e etc. Se você optar por criar UI`s utilizando JQuery logo o “Backend” será o framework que possui melhor integração com JSON, XML e Rest (e acredito que nao é o caso do JSF, Wicket e outros frameworks component-baseds).
Uma outra combinação que preciso experimentar é JQuery + CMS em PHP (qualquer um) para front-end e criar backend em qualquer outra tecnologia, como web2py ou playframework, por exemplo. Aí sim vejo vantagem!
Claro que nao, JSF funciona tambem como uma perfeita camada de persistencia.
Pra quem ta falando que só usa JQuery sem JSF, qual framework mvc vcs estão utilizando?
[quote=Thiago Senna][quote=Jesuino Master]Vi alguém falar do PlayFramework (REST framework com “Stateless” bem implementado ).
[/quote]
Eu também gosto desta combinação: JQuery + PlayFramework. No entanto ainda preciso estudar se utilizo JQuery UI, JQuery Tools ou ambos. Mas o meu pitaco nesta discussão é que JQuery é suficiente para criar as views independente se o Backend é JSF, VRaptor, PlayFramework e etc. Se você optar por criar UI`s utilizando JQuery logo o “Backend” será o framework que possui melhor integração com JSON, XML e Rest (e acredito que nao é o caso do JSF, Wicket e outros frameworks component-baseds).
Uma outra combinação que preciso experimentar é JQuery + CMS em PHP (qualquer um) para front-end e criar backend em qualquer outra tecnologia, como web2py ou playframework, por exemplo. Aí sim vejo vantagem! :P[/quote]
O VRaptor e o Play são ótimos para trabalhar com JQuery! Eu tentei um tempo fazer do Struts 2 como faço com Play, mas não deu muito certo, pq o Play é muuuuuiiiiiiiito mais fácil, chego até ficar meio com medo de usa-lo pela facilidade, embora nunca tenha tido problemas e sequer conhecido alguém que tenha tido…
O mais legal é que a view fica lá independente do servidor, desde que o mesmo obedeça as URIs projetadas…
Voltando laaaaa tras, quando falavamos sobre o Vaadin e desenvolver 100% em java.
Na minha empresa adotei o vaadin, pois temos um gerenciador de pedidos e um gerenciador de estoque/almoxarifado.
Resultado: aumento na produtividade, diminuição de 90% na quantidade de erros de interface, redução de retrabalho nas customizações dos clientes e os clientes ficaram bem satisfeitos pois agora utilizam o sistema em todos navegadores do mercado.
Agora quanto a questão de programar 100% java e ter um design bom… no Vaadin você pode alterar o CSS nativamente… também pode desenhar a pagina e incluir uma aplicação do vaadin dentro da pagina que você desenhou com o layout que você quiser.
É bem legal…
Meus programadores ja quebraram muito a cabeça cuidando de javascript, jsf e crossbrowser… Agora isso não existe mais, essa é minha opnião.
Abraço.
A, outra coisa…
Não da para ficar entrando em discussão sobre qual tecnologia utilizar ou não, isso é que nem discussão de qual time de futebol é melhor…
No final das contas, cada um gosta do seu e não abre mão…
No caso de aplicações é uma coisa , em sites que tambem tem a parte de aplicações é outra coisa…
Design eh para WEbDesigner , e estes normalmente não sabem programar em java.
Ate agora eu nao entendi pra que mais pode servir o JSF, alem de fazer UI. Os que estao defendendo JSF com tanta enfase podem explicar?
JQuery nao substitui JSF, substitui uma parte dele, a view, aquela que era mais dificil de substituir. Usando Jquery, eu prefiro struts1 JSF.
E eu trabalho com essa aberracao chamada JSF.
JSF = Ciclo de Vida , DataBind , conversão(server/cliente) , validação(server) E componentes visuais…
JQuery = Componentes Visuais, validacao(Client) e conversao(client)…
Ou seja… JQuery é para trabalhar no LADO CLIENT…
JSF é bem maior que isso.
[quote=chun]JSF = Ciclo de Vida , DataBind , conversão(server/cliente) , validação(server) E componentes visuais…
[/quote]
Ciclo de Vida: Usar JSF pra resolver um problema criado por ele, se nao tenho JSF nao preciso dele, ha frameworks bem mais simples com os quais eu nao preciso me preocupar com TENEBROSO ciclo de vida do JSF. VRaptor eh um exemplo.
DataBind: o VRaptor tbm faz e de forma mais transparente. Se voce se refere a bind de componentes, pode ate ser legal, embora eu mesmo tenha usado pouco. Mas por si so nao justifica o uso de JSF.
Conversao: Outra solucao JSF para problema criado pelo JSF. Qual conversao eh essa que o JSF faz tao maravilhosamente e que o VRaptor nao faz?
Validacao: No cliente o JQuery faz, no servidor ha N solucoes que nao precisam do JSF.
[quote=YvGa][quote=chun]JSF = Ciclo de Vida , DataBind , conversão(server/cliente) , validação(server) E componentes visuais…
[/quote]
Ciclo de Vida: Usar JSF pra resolver um problema criado por ele, se nao tenho JSF nao preciso dele, ha frameworks bem mais simples com os quais eu nao preciso me preocupar com TENEBROSO ciclo de vida do JSF. VRaptor eh um exemplo.
DataBind: o VRaptor tbm faz e de forma mais transparente. Se voce se refere a bind de componentes, pode ate ser legal, embora eu mesmo tenha usado pouco. Mas por si so nao justifica o uso de JSF.
Conversao: Outra solucao JSF para problema criado pelo JSF. Qual conversao eh essa que o JSF faz tao maravilhosamente e que o VRaptor nao faz?
Validacao: No cliente o JQuery faz, no servidor ha N solucoes que nao precisam do JSF.[/quote]
Bem , foi perguntado para que MAIS serve o JSF , e em nenhum momento eu disse que ele é a unica solucao…
Agora… dizer que JSF é apenas uma maneira de fazer telas… está mais do que provado… que não é.
Agora se vc quer usar outra coisa , vc até pode , até spring mvc faz tudo… (eca !) , struts 1.0 faz tmb… agora , não vem falar M… e dizer que JSF “só serve para criar tela” , que não é verdade.
Ele TAMBEM serve para criar a tela…
No caso do JSF 2.0 isso fica muito claro, pois o CDI (em java EE 6) vem comendo um BELO pedaço de tudo que eu disse… NO FINAL , voce apenas utiliza o sistema de templates do JSF 2.0 e a linguagem de descrição de páginas (facelts)
Claro que nao, JSF funciona tambem como uma perfeita camada de persistencia.[/quote]Boa :lol: :lol: :lol: !!!
o problema é que vc não tem base pra fala nada sobre o assunto. E se todos pensam A por que será que só vc quer pensar B.
[/]'s
[quote=Giulliano]o problema é que vc não tem base pra fala nada sobre o assunto.[/quote]Éee, nenhuma 8)
[quote=Giulliano] E se todos pensam A por que será que só vc quer pensar B.
[/]'s
[/quote]Será que é qp eu tenho opnião própria, sei ler, pesquisar, estudar, etc… :lol: :lol: :lol: