JSF é um framework MVC que agrega a utilização de componentes de terceiros ao seu desenvolvimento.
jQuery é Javascript…não vamos chutar o pau da barraca. Quem conhece JSF faz tudo mais um pouco.
Quem usa JSF só pra “enfeitar a tela” pode entender que o jQuery substitui o JSF, e sinceramente se vc usa JSF pra esse propósito é melhor mudar mesmo.[/quote]
Utilizar um componente jQueryUI não é só para enfeitar a tela. Qual a vantagem por exemplo de utilizar um componente de terceiro simples como um DatePicker ou um panel A4J e perder todo o controle de código gerado, se você pode fazer isso com HTML e Javascript? E de forma mais simples ainda.
[/quote]
Boa Pergunta !!!
Se seguirmos a idéia de MVC, desejamos separar a lógica comercial e todo processamento pesado da View. Deixando isso para a camada mais baixo nível onde se tem um maior controle. Com JSF vocẽ pode definir diversos componentes no seu ManagedBean e tratar todos os eventos e condições possíveis, sem alterar uma linha sequer da sua JSP no caso. Deixando uma camada mais leve no lado do cliente.
O que acontece, na minha experiência, é que as pessoas pouco sabem do JSF, e acabam criando gambiarras monstruosas para contornar a falta do conhecimento no framework. Isso é uma opnião pessoal e verdadeira baseada em minha experiência dentro de vários projetos com JSF.
[/quote]
Sim. O JSF atende bem a arquitetura do MVC. Mas será que é a melhor maneira? Será que vale a pena para todos os casos? O JSF utilizado da maneira correta é tão pratico quanto HTML + jQuery?[/quote]
Pratico eu acho que é…
muito mais!
JQuery Validator X Bean Validator… da uma idéia de como pode ser chato mexer com Jquery…
a pergunta é… o JSF precisava gerar todo aquele lixo com html … js… no meio da pagina???
Estou comparando o front-end até porque um é uma biblioteca AJAX (JQuery) o outro é uma framework MVC (JSF)