quando a gente resolve utilizar o abstract factory, é necessario utilizar todas as classes que serao criadas de determinada familia?
pra explicar melhor:
se eu tiver um ContinentFactory e herdando dessa classe eu tivesse AmericaFactory e AsiaFactory. Considerando tambem que AmericaFactory cria dois animais qualquer. Quando eu quisesse utilizar apenas um dos animais criado por AmericaFactory , seria possivel?? ou o AbstractFactory obriga a criaçao de todos os objetos relacionado a familia de classe criada??
bom… eh isso… abraços =)
A resposta depende da implementação, mas normalmente quando vc usa esta padrão vc quer usar um objecto sem saber qual é por meio de uma interface. A AbstractFactory cria uma Factory e a FActory cria o objecto que vc está interessado. O unico objecto que vc vê é o AbstractFactory e a Interface do objecto que factory cria.
cara… hoje ais cedo eu pecebi que é possivel mermo…
é que acabei ficando meio enrolado tentando entender a diferença entre o factory method e o abstract factory…
pelo que eu vi o abstract method é como um factory method com um factory a mais, “o senhor de todos os factory’s”… XD
mas parece que agora ficou mais claro…
valew…
outra coias que eu percebi eh q as vezes eh possivel ter uma abstraçao semelhante quando a gente pensa em um factory method e um state juntos…
mas no final me pareceu q nao eh a mesma coisa… =)