Abrir aplicação correspondente, quando clica no arquivo

Olá pessoal…
Estou pensando em desenvolver um sistema que organiza uma base de documentos, para facilitar o acesso a usuários leigos. A motivação para este desenvolvimento vem do fato de que estes usuários organizaram estes documentos em uma estrutura complicada de pastas e fica difícil navegar e encontrar estes documentos.

Penso em duas opções…Gerar um html com uma estrutura de links cuja navegação corresponda à navegação pelas pastas de documentos, ou uma aplicação Java que mostre estes documentos em uma estrutura (talvez usando uma Jtree estilizada).

No entanto,eu preciso abrir estes documentos quando o usuário clica neles (seja nos links html ou na aplicação),nos softwares correspondentes…

Esse é meu desafio, não sei como fazer com que as aplicações correspondentes abram estes arquivos.

Alguém já passou por algum problema parecido ou tem alguma ideia?

Agradeço desde já.

Olá,

Realmente a ideia é bem interessante, recomendo que primeiro defina o ambiente, será desenvolvida a aplicação desktop ou web? Ou seja qual o mais interessante ou adequado e o que te recomendo a fazer é justamente um mapeamento entre o seu programa/arquivo no file system com o atalho do seu aplicativo.

Exemplo de execucao de um programa usando windows:

Process process = Runtime.getRuntime().exec("C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE"); Creio que é algo assim que voce está precisando certo?
Mostre o que voce já fez assim fica mais facil ajudar

Att
Daniel.

Ainda não fiz nada…Porque começar depende da abordagem que vou usar.

Eu pretendia fazer uma aplicação desktop. A base de dcomentos seria entregue em CD-ROM. A aplicação deveria permitir que o usuário navegasse pela estrutura de documentos.

Na verde,eu queria que, por exemplo, quando o sujeito clicasse no link de um arquivo .txt,abrisse o txt no bloco de notas,por exemplo.

Abaço.

Na verdade,acho que encontrei uma classe que faz o que eu queria fazer:

Aqui:
http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/misc/desktop.html

Só tem mais uma coisa…Se eu quiser exibir a estrutura em HTML…Tenho como fazer uma chamada ao SO, e fazê-lo chamar a aplicação correspondende ao arquivo clicado no link? Por exemplo, clicando em um link de txt, fazer o html chamar o notepad, via chamada ao SO. Tem como fazer?Usando javascript talvez?