:roll: :?
[quote=alansystem]Nossa, me senti envergonhado por ele!
Concerteza a melhor linguagem primeiramente é o Português!
Obs: é o primeiro Mano que vejo programar em Java, podemos te chamar de Mano Nerd então?[/quote]
Voce critica o Portugues dele, mas uma pequena observacao: “Concerteza” ??? Que palavra eh essa ??
Galera vamos ser mais humildes porque ninguem sabe tudo sobre tudo, nenhuma pergunta eh idiota, ninguem merece ser bombardeado porque fez uma pergunta no forum.
Voltando ao topico, eu acredito que hoje em dia todas as linguagens de programacao sao relativamente faceis de aprender. Hoje nos temos muitas ferramentas, frameworks e o aprendizado torna-se mais rapido.
Na minha opiniao, nao eh a linguagem em si que sera dificil ou facil de aprender, mas sim os conceitos da plataforma que voce vai utilizar e tambem logica de programaca, uso adaquado de OOP, design patterns. Para mim esse eh o grande desafio.
//Daniel
de vários posts, só uns 4 se aproveitam com algo útil ou com uma opnião sobre a pergunta do rapaz…
Custa dizer qual a linguagem que você acha mais fácil de aprender ??? Ou então fazer como outros que discordaram que a linguagem mais fácil de aprender não é necessariamente a que tem mais material ??
Cada dia mais o GUJ se parece com o Orkut do Java… INFELIZMENTE…
Abs []
Pena que ele apagou, mas pelo que tinha entendido ele não estava perguntando e sim dando uma dica…
Antes de aprender qualquer linguagem de programação, o ideal é aprender lógica de programação.
Assembler e cobol…
BrainFuck e Whitespace com certeza!
Das que aprendi, até hoje, a que achei mais fácil foi Delphi/Pascal
Eu aprendi a programar na linguagem C.
E acho que todo iniciante deveria aprender a linguagem C.
Nessa linguagem realmente a pessoa aprende a domar a máquina tendo controle total.
Ela não é a linguagem mais facil, mas com certeza é uma daquelas que fazem um programador
se tornar mais profissional.
Agora, em questão de facilidade, te diria para pesquisar sobre o APP Inventor do Google,
onde o cara programa alguns softwares somente puxando alguns quadradinhos e consegue criar
alguns aplicativos bem simples.
Ok, corrigi meu Português, “Com Certeza” Agora meu português é perfeito!
kkkkk, brincadeira galera, kkk
[quote=johnny quest]Eu aprendi a programar na linguagem C.
E acho que todo iniciante deveria aprender a linguagem C.
Nessa linguagem realmente a pessoa aprende a domar a máquina tendo controle total.
Ela não é a linguagem mais facil, mas com certeza é uma daquelas que fazem um programador
se tornar mais profissional.
Agora, em questão de facilidade, te diria para pesquisar sobre o APP Inventor do Google,
onde o cara programa alguns softwares somente puxando alguns quadradinhos e consegue criar
alguns aplicativos bem simples. [/quote]
O bom da linguagem de médio nível é que você aprende como a máquina funciona realmente. Linguagens de muito alto nível acabam por deixar muito transparente o funcionamento do micro, e deixa a pessoa que aprende nessas linguagens sem referencia a questões como processamento e memória.
O bom do pascal é que é uma linguagem de alto nível, orientada a objetos e que permite operações com ponteiros e assembly inline.
Até hoje, a que achei mais fácil e mais didática foi Pascal, com certeza. Assim com o Delphi considero até hoje a melhor IDE RAD.
Mas pra alguns conceitos, achei melhor o Haskell e pra outros, o Prolog, só que essas linguagens não tem grande aceitação no mercado.
[quote=johnny quest]Agora, em questão de facilidade, te diria para pesquisar sobre o APP Inventor do Google,
alguns aplicativos bem simples. [/quote]
Esses bloquinhos vem do Scratch que o Vinícius sugeriu. Se quiser mais detalhes, veja a edição de novembro de 2009 da Communications of the ACM (http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1592761&picked=prox).
Eu acho Pascal uma ótima linguagem para começar a aprender. Super didática, praticamente equivalente a definição de algoritmos usando português estruturado. Comcei em 2002 por ela, no curso técnico. Java é mais fácil que C para quem já tem alguma experiência. Digo isso não por experiência própria, mas pelo o que tenho percebido durante minhas aulas.
Minha turma de C quase que caminha sozinha, basta mostrar o caminho e dizer os “equivalentes” ao portugol ou pascal que eles aprenderam.
Java é mais complicado, pois para o desenvolvimento de programinhas de brinquedo, a estrutura do código é muito maior, além de envolver o uso de objetos. As turmas de Java estão apenas relembrando o que viram em C, só que agora em Java. Os alunos de Java tem tido dificuldade no entendimento de algumas coisas. Exemplos: usar o operador de concatenação ao invés dos placeholders do printf do C (já mostrei o printf do Java). Pq o método main tem tantas “palavrinhas” (plublic static void)? Pq preciso fazer new Scanner(System.in)? Tudo isso eu já expliquei (com a devida quantidade de detalhes) várias vezes, mas para alguns ainda é difícil entender pq precisa criar um Scanner e chamar seus métodos ao invés de usar um scanf do C. Eu tento não entrar em muitos detalhes para não confundi-los em um primeiro momento, mas tem hora que é inevitável.
[]'s
Mais fácil? Bom… o certo seria mesmo treinar lógica,a linguagem em sé é mais saber a sintaxe, o importante está em ter uma boa lógica.
Acho que depois de aprender legal lógica o interessante é ver linguagens do tipo C, Pascal, a maior parte das linguagens que utilizamos hoje partiram de C ou de Pascal.
Interessante conhecer mesmo que só o básico de PROLOG ou LISP (para IA é básico conhecer PROLOG).
Depois escolha Java, Ruby, PHP, o que se sentir mais confortável e estude bastante.
Vi um usuário que disse que a melhor linguagem é a que a empresa precisa, bom, muitos conhecem 300 linguagens por cima e faz um monte de POG por não ter um conhecimento melhor sobre ela, se especializar em pelo menos 1 linguagem eu acho o mais certo, não que o cara não deva aprender outras, mas o conhecimento melhor sobre uma linguagem pode dentro de um projeto que a utiliza é um diferencial.
Você não é programador Java e vai trabalhar com VB 6.0…
Lógico que tem empresas com poucos profissionais e 600 programas cada um escrito em uma linguagem, uma empresa bem famosa q conheço utilizava Clipper, Java, VB, .net, e dentro da área de TI dessa empresa existiam 7 caras, no caso essa área havia sido criada a pouco tempo e a empresa (muito inteligente) dispensou todas as consultorias, daí os 7 queriam migrar tudo, bom um cara assim vai ter que pelo menos ter noção de todas essas linguagens para ele ver o fonte e migrar. 8)
acho que a mais facil é Pascal, foi a linguagem que comecei…
a linguagem mais dificil é assembly e C, o que aprendemos com C na faculdade é pouco menos de 1% :lol: