[i]"Foi firmado hoje um contrato de parceria entre a IBM e a empresa baiana Softwell para a comercialização mundial de um produto inovador de desenvolvimento rápido de softwares. A parceria foi firmada num evento realizado em Salvador que contou com a presença de jornalistas, representantes de diversas instituições e das empresas parceiras.
Segundo o diretor presidente da Softwell, Wellington Freire, o novo produto vai unir num único pacote a plataforma Maker, desenvolvida na Bahia, com a plataforma Rational, criada pela multinacional. "[/i]
[b]Essa é quente. Sou de Salvador e soube de algumas pessoas que trabalham na softwel, que eles estão negociando a alguns meses com a IBM e que o dono vai para os EUA ainda esse mês.
Eu nunca trabalhei com o Maker e nunca busquei muita informação sobre, mas essa idéia de fluxogramas já é meio velha, se alguem ai já desenvolveu com esse negócio que tipo de fluxograma é esse que ele usa?
Eu trabalho com algumas ferramentas legais como Oracle BPM Suite(Fuego), onde se desenha fluxos em BPMN 1.2 com algumas limitações da ferramenta, o foco é humam-workflow, mas é muito facil integrar JMS, ESB, BPEL, ERP, ECM, BAM e Webservices. Outra coisa bacana é integração com o portal webcenter onde você consegue dar visibilidade aos processos mapeados e disponibilizar suas dashboards e graficos.
Os fluxos BPMN não são tão dificeis de se entender até alguem com um minimo de experiência consegue mapear um processo, mas mesmo assim não recomendo a profissionais sem experiência em atuar na manutenção dos processos já mapeados, até o fluxo mapeado é so o começo, a ferramenta exige um pouco de programação e uma boa visão de processos e de integração.
O Maker é tão bom assim? É possivel um profissional da area administrativa ficar dando manutenção em projetos?
Que tipo de aplicações voce consegue construir com ele?
Apesar de ser soteropolitano, não conheço a ferramenta. Trabalho com especificação de requisitos e sem que não tem ferramenta que consiga tirar informações da cabeça do “animal” humano quando ele não quer.
[quote=josenaldo]Enquanto muitos criticaram, bateram, esculhambaram… A Softwell vai crescendo e ganhando dinheiro… rssrsrrsr
Por essas e outras que parei de criticar e vou atrás de programar… rssrrs
Crítico de Cinema ganha dinheiro. De software não.[/quote]
É verdade! Isso é um fato…
Se a ferramenta é um lixo, ultrapassada…eu sinceramente não sei…mas se essa venda se concretizar os caras vão ganhar muuuuuuuuuuuuuuuuuuito dinheiro, que no final das contas é o que importa, todos trabalhamos para isso.
E enquanto isso, o piadista que criou o link do Maker no Desciclopedia, tem que ficar fazendo isso escondido do chefe e ganha uns trocados pra programar…
Eu nunca gostei dessa ferramenta…mas sempre achei lamentável a falta de respeito que rolou nesse forum em relação a essa ferramenta.
Seria interessante se alguém aqui já tiver uma experiência com a ferramenta. Pra poder dar um depoimento sobre a mesma, até onde ela pode ir, etc…
Digo isto pois aqui onde trabalho, utilizamos uma ferramenta chamada CoreBuilder, que prometia mundos e fundos. O que aconteceu foi que o gerente assistiu uma apresentação, achou lindo, a empresa gastou uma grana preta, e no fim de uns 8, 10 meses de luta com essa ferramenta, a única solução foi abandoná-la, e começar tudo do zero.
Nada contra o Maker. Desejo sucesso a ele. Nao sera eu nem ninguem q vai dizer se a ferramenta é boa, mas sim o mercado. Esse sim pode fornecer a resposta mais confiavel e justa para essa questao.
Agora imagina se eu vier aqui criar usuarios ficticios para falar sobre os casos de sucesso do Mentawai? Quem não ignorar o post estará me fazendo um imenso favor, certo? Deu para entender ou precisa colocar um fluxograma aqui?
Visto que poucos conhecem o Maker vou passar a experiência que tenho utilizando ela a + ou - 9 meses.
Maker = Produtividade + baixa curva de aprendizado
Quanto a limitações até hoje não encontrei nenhuma, pois tudo o que ela não tem nativo eu programo no Eclipse gero um .jar coloco dentro do contexto do projeto crio os métodos que extendem dessa biblioteca e pronto.
O conceito de programação em fluxograma é genial, pois além de ser alto nível abstrai a linguagem e o ciclo de analise/desenvolvimento/correção é bem mais rápido, pois o cliente consegue ler a regra de negócio que foi desenvolvida e validar se está correto ou não.
Estava lendo a revista Mundo Java na parte de Governança em SOA e lá tinha uma frase que era: “Quem sobrevive não é o mais forte ou o mais inteligente, e sim aquele que melhor se adapta às mudanças”. Charles Darwim
Eu senti um pouco de resitência no começo, pois sou formado em Ciência da Computação e programo em java desde 2005 é difícil aceitar que sem escrever sequer uma linha de código consiga desenvolver um sistema e com o Maker é assim mesmo.
É claro que “nenhuma ferramenta é totalmente aderente a um negócio” e por este motivo é possível integrar bibliotecas de terceiros para turbinar seu conjunto de métodos em java ou javascript.
Me adaptei ao Maker e agora estou vendo que fiz uma boa escolha, pois a Softwell acabou de fazer uma parceria com a IBM e nas matérias que li só existem 3 empresas no mundo que fazem parte desta parceria (PartnerWorld) uma fica no Japão, a outra nos EUA e a Softwell… Estou muito contente por isso, pois esse é o primeiro software brasileiro que consegue deixar as coisas mais fáceis para o ser humano.
Creio que essa evolução que foi feita pela Softwell(Empresa Bahiana) despertará os concorrentes americanos e etc… Dessa vez saimos na frente!!!
Eu acho que o Maker vai agregar muito ao portfólio da IBM, já que ele apresenta uma sinergia óbvia com a suíte de desenvolvimento de software adquirida quando da compra da Rational, que promete mundos e fundos e custa o olho da cara. E isso, só a licença, porque quando você contabiliza treinamento e suporte, o preço triplica.
É claro que o Maker ainda é uma ferramenta pouco usada, e praticamente desconhecida. Existe o grande risco dele funcionar de fato, e nesse caso destoar das demais ferramentas.
Que marketing maravilhoso para o Maker. O usuário ficitício joga a isca e todo mundo fica respondendo. Vou entrar na dança tb, mas ao invés de criar um usuário fictício para depois eu entrar respondendo vou colocar diretamente a pergunta para puxar um debate sobre o Mentawai e fazer marketing, assim como o Maker.
O Maker é full-stack? Por exemplo, como ele trata o problema de IoC? Precisa usar um container externo ou ele já provê essa necessidade como o Mentawai?
Quais são os casos de sucesso do Maker? Algo como o feedback abaixo do Mentawai:
Bom, não conheço o Maker, então não posso dizer se é bom ou ruim, mas que o Marketing deles é genial, isso é. Olhem o que recebi:
[quote]A imagem do funcionário de uma empresa preso à cadeira escrevendo códigos numa tela
de computador é, de longe, a tarefa, mais maçante, burocrática e menos criativa dos
processos de programação. Quarenta anos de TI no mundo não foram suficientes para que
as gigantes multinacionais de TI fossem capazes de mudar essa forma de trabalhar criando
processos automáticos no trabalho da programação.
Pensando nessa deficiência a empresa baiana desenvolveu o Maker que é uma plataforma
completa de desenvolvimento de software que funciona uma camada acima das linguagens
de programação. Por isso permite que até quem não tenha experiência nas centenas de
linguagens existentes no mercado, mas conheça lógica de programação, possa desenvolver
um software. “Criamos uma nova etapa no mundo da TI. Simplificamos o trabalho dos
programadores, queimamos etapas no processo de construção de softwares e estamos reintroduzindo
no mercado uma mão de obra que já era considerada perdida por que os
programas utilizados por ela já estavam superados. Esse é o milagre realizado pelo Maker:
a simplificação da própria tecnologia, visando à produtividade acima de tudo” reforça
Wellington Freire.[/quote]
[quote=saoj]Que marketing maravilhoso para o Maker. O usuário ficitício joga a isca e todo mundo fica respondendo. Vou entrar na dança tb, mas ao invés de criar um usuário fictício para depois eu entrar respondendo vou colocar diretamente a pergunta para puxar um debate sobre o Mentawai e fazer marketing, assim como o Maker.
O Maker é full-stack? Por exemplo, como ele trata o problema de IoC? Precisa usar um container externo ou ele já provê essa necessidade como o Mentawai?
Quais são os casos de sucesso do Maker? Algo como o feedback abaixo do Mentawai:
[/quote]
Afirmo que eu não sou virtual nem fictício, sou real. Como estamos no fim do semestre a coisa tá meio complicada, por isso não postei antes. Mas, vamos lá:
Como disse anteriormente, não conheço profundamente o Maker e o que sei é com base nas informações desencontradas e que confundem mais do que ajudam (o marketing deles é péssimo), mas a minha opinião é a seguinte:
Sabemos que a participação/esforço da implementação no desenvolvimento de projetos de ti em alguns casos chega a apenas 15%, com isso, a garantia do sucesso está mais no “antes”. A implementação pode ser feita até em python, php, ou até mesmo java, se for bem especificado entendimento) e construído dentro da especificação, atenderá muito bem ao negócio. Isso é fato.
Veja que:
[quote]
“UM REQUERIMENTO VERDADEIRO É UMA CARACTERÍSTICA OU CAPACIDADE QUE O SISTEMA DEVE TER PARA CUMPRIR SUA FINALIDADE, INDEPENDENTEMENTE DE COMO O SISTEMA É IMPLEMENTADO. A ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DEVE CONTER TODOS OS REQUERIMENTOS VERDADEIROS E SOMENTE ELES.”[/quote]
No caso do Maker, pelo que entendi, o uso de fluxogramas é essencialmente um retrocesso. Não consigo mais imaginar um projeto bem elaborado usando apenas analise essencial. Após muitos anos de estudos, a OO provou que trouxe uma contribuição inequívoca para, eventualmente, todas as etapas no processo de desenvolvimento.
Gostaria de saber como fizeram a integração do maker com as ferramentas da Rational, que devem ser totalmente OO. Por falar em Rational/IBM x softwell, o que eu postei aqui sobre a possível aquisição da softwell pela IBM, foi comentado na facul, por algumas pessoas que trabalham lá. Não tenho
nenhuma responsabilidade sobre isso.
Quanto a questão do mentawai (é de hortelã ?), que inclusive nunca ouvi falar, qual a contribuição para elaboração nos projetos de ti na etapa de especificação ? É OO ? Qual o mecanismo de acoplamento ? Atualmente uso o http://www.borland.com/us/products/together/index.html, o mentawai pode ser integrado com qual ferramenta ?
Pelo que vejo, é a hora e a vez dos estagiarios. A softwell com seus 1.200 e a mentawai com 10.000 (deu de goleada !). Mas a pergunta que eu faço é, qual a qualidade final de um projeto desenvolvido por estagiários ?
Simplificação. O discurso do maker é igual ao seu discurso sobre o mentawai, ou seja: Qualquer um pode construir uma aplicação. Você não acha que isso é forçar demais a barra ?
Com esse discurso revolucionário, o seu mentawai (é de hortelã ?) também terá espaço garantido na desciclopedia.
Obrigado por falar mal do Mentawai e compará-lo ao Maker. Assim eu posso responder e fazer um marketing sobre o Mentawai. Diferentemente de vc eu sou sincero e esponho minhas intenções marketeiras. Já vc cria uma conta, posta 3 mensagens sobre o Maker e ainda tenta esconder as suas reais intenções de promover essa ferramenta. Algumas pessoas ainda não perceberam a estratégia de marketing do Maker e ainda perdem tempo respondendo a posts como esse. Repare que em momento nenhum da história desse forum eu fiz uma crítica se quer ao Maker. Mas vamos falar sobre o Mentawai de Hortelã.
Eu poderia falar sobre o porque eu acho que o Mentawai entrega bons resultados em qualquer projeto, sem a necessidade de fluxogramas ou geração automática de código como o Maker, mas como sou suspeito, vou deixar que outras pessoas que realmente utilizaram o framework falem por mim:
Há dezenas de outros comentários. Para acessar a lista completa clique aqui. Fique a vontade para postar exemplos de casos de sucesso com o Maker. Porque falação é bonito mas enche o saco, e no final das contas o que vale são os resultados práticos.
Para terminar: não sei se o Mentawai é melhor ou pior que o Maker, pois nunca usei o Maker. Mas uma coisa eu posso garantir com toda certeza. O Mentawai é mais barato que o Maker. Ele custa R$ 0,00 enquanto o Maker, pelo que me lembro de ter lido por aqui, custa R$ 7000,00 por licença.