Boa Tarde Pessoal,
Ontem (18/03/2014) realizei a prova 1Z0-899 - Oracle Certified Expert Java Platform, EE 6 Web Component Developer e passei com score de 82%, realizei a prova através da Pearson Vue na CNT Treinamentos (Av. Paulista).
Eu não ia comentar nada sobre a prova mas eu acho que um pouco do que eu passei pode ajudar outros que irão de vir futuramente a fazer esta prova.
Uma coisa eu tenho que confessar a vocês, em out/10 eu tentei fazer OCWCD 5 e não passei (tirei 56% contra 70% de mínimo, na época era 69 questões), novamente em nov/10 querendo usar o retake e nervoso por não ter passado, resolvi marcar logo e tentar novamente, bombei novamente, tirei (62% contra 70% mínimo).
Lição aprendida depois de ter bombado 2x: Pressa para tirar logo é um grande erro e pouca experiência em java web na época não ajudou muito a solidificar o conhecimento.
Após isso, fiquei chateado e resolvi não tentar mais, fiquei sem estudar para a certificação mas toda vez que eu olhava o livro na minha estante eu me lembrava das minhas falhas, até que um dia eu pensei comigo: ‘Vou retomar os estudos e tentar de novo, mas agora vou partir para a versão da certificação OCWCDE 6, isso não pode ficar assim! Todos temos falhas e tropeços na vida e não é por que levei dois FAIL bem grande no resultado vai me desanimar, vou levantar, sacudir a poeira e ir em frente novamente’.
Após esse pensamento eu retomei novamente os estudos e nessa terceira tentativa eu passei, o gostinho da vitória está triplicado. A péssima decisão que eu fiz na época foi ter parado e depois retomado tudo de novo pois eu já tinha ritmo de estudo e acabei perdendo esse ritmo e precisei relembrar vários pontos e ler novamente o livro do início.
Vou citar a forma de estudo. Os tópicos estão destacados no site da Oracle e a forma como você pode adquirir estes conhecimentos existem dois:
Opção 1) lendo o livro Use a Cabeça JSP e Servlets última versão + especificação do servlet 3.0 encontrado no site da oracle;
Opção 2) lendo o livro OCEJWCD Study Companion: Certified Expert Java EE 6 Web Component Developer (Oracle Exam 1Z0-899) que conforme reportado por alguns é massante e cansativo.
Eu segui a Opção 1 (lendo 2x inteiro o livro e o PDF, na segunda lida é que eu entendi mais coisas), para exercitar o conhecimento usei o simulado pago da Enthuware + simulados do Niko que podem ser encontrados aqui (http://exam.piotrnowicki.com/) e prática usando um tomcat 7. Algumas questões que eu errava ou duvidava das respostas nos simulados (caso não tivesse entendido bem) eu fazia na prática e ajudou demais.
O simulado da Enthuware tem 10 testes sendo 9 + 1 teste pré-prova, fazendo a média de notas tiradas entre estes testes eu tirei 83%. Veja que 83% contra 82% é praticamente a mesma coisa. Na prova não cai drag and drop e as questões são extensas e só no final fala o que exatamente ele quer, eles fazem isso para deixar o candidato nervoso e perder o foco, nessa hora recomendo calma.
Recomendo estudar bem todos os tópicos, mas vou citar alguns pontos que eu lembro que caiu na prova, como:
-Security constraints no DD e annotation;
-Conflitos possíveis entre web.xml, web-fragment.xml e annotations;
-Ordem chamada entre web.xml e web-fragment.xml usando e ;
-Chamadas Assíncronas;
-Listeners junto com seus respectivos atributos de evento e o que pode ou não ser mapeado no web.xml;
-Nomes dos atributos e valores que podem ser inseridos em cada tag annotation como @WebServlet, @ServletSecurity, etc;
-Métodos que estão em ServletRequest / HttpServletRequest ou ServletResponse / HttpServletResponse;
-Função de cada método HTTP, quando usar POST, quando usar GET, para que usar HEAD, para que usar PUT, etc;
-JSTL principalmente quando usa para settar objetos e parâmetros <c:set;
Bom é isso, aos próximos candidatos desejo sorte e espero que ajude em algo.
Thiago