1Z0-899 - OCWCDE 6 - Passei

Boa Tarde Pessoal,

Ontem (18/03/2014) realizei a prova 1Z0-899 - Oracle Certified Expert Java Platform, EE 6 Web Component Developer e passei com score de 82%, realizei a prova através da Pearson Vue na CNT Treinamentos (Av. Paulista).
Eu não ia comentar nada sobre a prova mas eu acho que um pouco do que eu passei pode ajudar outros que irão de vir futuramente a fazer esta prova.

Uma coisa eu tenho que confessar a vocês, em out/10 eu tentei fazer OCWCD 5 e não passei (tirei 56% contra 70% de mínimo, na época era 69 questões), novamente em nov/10 querendo usar o retake e nervoso por não ter passado, resolvi marcar logo e tentar novamente, bombei novamente, tirei (62% contra 70% mínimo).

Lição aprendida depois de ter bombado 2x: Pressa para tirar logo é um grande erro e pouca experiência em java web na época não ajudou muito a solidificar o conhecimento.

Após isso, fiquei chateado e resolvi não tentar mais, fiquei sem estudar para a certificação mas toda vez que eu olhava o livro na minha estante eu me lembrava das minhas falhas, até que um dia eu pensei comigo: ‘Vou retomar os estudos e tentar de novo, mas agora vou partir para a versão da certificação OCWCDE 6, isso não pode ficar assim! Todos temos falhas e tropeços na vida e não é por que levei dois FAIL bem grande no resultado vai me desanimar, vou levantar, sacudir a poeira e ir em frente novamente’.

Após esse pensamento eu retomei novamente os estudos e nessa terceira tentativa eu passei, o gostinho da vitória está triplicado. A péssima decisão que eu fiz na época foi ter parado e depois retomado tudo de novo pois eu já tinha ritmo de estudo e acabei perdendo esse ritmo e precisei relembrar vários pontos e ler novamente o livro do início.

Vou citar a forma de estudo. Os tópicos estão destacados no site da Oracle e a forma como você pode adquirir estes conhecimentos existem dois:

Opção 1) lendo o livro Use a Cabeça JSP e Servlets última versão + especificação do servlet 3.0 encontrado no site da oracle;

Opção 2) lendo o livro OCEJWCD Study Companion: Certified Expert Java EE 6 Web Component Developer (Oracle Exam 1Z0-899) que conforme reportado por alguns é massante e cansativo.

Eu segui a Opção 1 (lendo 2x inteiro o livro e o PDF, na segunda lida é que eu entendi mais coisas), para exercitar o conhecimento usei o simulado pago da Enthuware + simulados do Niko que podem ser encontrados aqui (http://exam.piotrnowicki.com/) e prática usando um tomcat 7. Algumas questões que eu errava ou duvidava das respostas nos simulados (caso não tivesse entendido bem) eu fazia na prática e ajudou demais.

O simulado da Enthuware tem 10 testes sendo 9 + 1 teste pré-prova, fazendo a média de notas tiradas entre estes testes eu tirei 83%. Veja que 83% contra 82% é praticamente a mesma coisa. Na prova não cai drag and drop e as questões são extensas e só no final fala o que exatamente ele quer, eles fazem isso para deixar o candidato nervoso e perder o foco, nessa hora recomendo calma.

Recomendo estudar bem todos os tópicos, mas vou citar alguns pontos que eu lembro que caiu na prova, como:
-Security constraints no DD e annotation;
-Conflitos possíveis entre web.xml, web-fragment.xml e annotations;
-Ordem chamada entre web.xml e web-fragment.xml usando e ;
-Chamadas Assíncronas;
-Listeners junto com seus respectivos atributos de evento e o que pode ou não ser mapeado no web.xml;
-Nomes dos atributos e valores que podem ser inseridos em cada tag annotation como @WebServlet, @ServletSecurity, etc;
-Métodos que estão em ServletRequest / HttpServletRequest ou ServletResponse / HttpServletResponse;
-Função de cada método HTTP, quando usar POST, quando usar GET, para que usar HEAD, para que usar PUT, etc;
-JSTL principalmente quando usa para settar objetos e parâmetros <c:set;

Bom é isso, aos próximos candidatos desejo sorte e espero que ajude em algo.

Thiago

Meus parabéns por ter dado a volta por cima =)

abs,

show de bola grande exemplo, ótimos conselhos!!!

Parabéns pelo exemplo e dedicação…
Seja bem vindo ao time!

Ola comecei meu estudos para essa certificao agora, espero fazer a prova no fim do ano. Pode falar mais sobre como é essa prova em comparação com a OCJP?
Sinceramente pelo menos no inicio estou achando essa prova mais facil, a OCJP tem muitas pegadinhas e decoreba enquanto essa parece que faz mais sentido, se puder contar mais sobre sua experiencia, voce ja trabalhava com java web? quanto tempo estudava diaramente?

Obriado e parabens

Obrigado pessoal pelo apoio,

Então Kazdum, em comparação com a prova OCJP (quando eu fiz em 2009 ainda era SCJP) eu digo que é diferente, não tem um simulado chamado TestKiller para esta prova, esse simulado citado possui as possíveis questões que podem cair ‘tanto em enunciado quanto respostas’, essa prova de Web (pelo menos falando da minha) ele te explica um cenário e cabe a você saber as possíveis respostas.
Para não falar que eu não peguei uma questão igual ao do simulado Enthuware, caiu duas perguntas assim:
-Como obter o objeto request em uma página JSP através da EL? ou
-Você tem um Servlet que falhou na inicialização, como você poderia postergar a chamada do mesmo após algum período e chamar a mesma Servlet novamente?

Veja que as perguntas acima são de como funciona as coisas e o que você poderia fazer, não caiu nenhuma com o mesmo enunciado dos simulados que eu fiz ou um mesmo cenário. O próprio simulado Enthuware fala: ‘Nós não temos o exame real, temos um material de apoio para o seu estudo e para você obter sucesso na prova’, e isso que eles falam é a mais pura verdade.

Uma coisa eu garanto a você: Se você entender realmente o conteúdo ‘sem decorar’ e saber onde e como você aplicar, você passa na prova. Talvez isso implicou de eu não ter passado anteriormente.

Minha experiência com Java começou final de 2008, mas Java Web começou mesmo em 2010, fui colocado em um projeto que tinha uma porrada de framework e falaram: ‘Estude e aprenda e gere telas’. Eu estudei e conseguia fazer as coisas, mas sabe por que eu conseguia? Por que eu olhava o código do arquiteto ‘que ele recomendou’ para saber fluxo das coisas ou manipular objetos entre as telas, mas saber o que eu tava fazendo eu digo sinceramente que eu não sabia.

No meio desse projeto e tomando x na cara quase toda hora, eu fui fazer academia web em uma instituição conhecida (não vou citar para não achar que faço jaba), conteúdo do curso foi ótimo e recomendo, mas confesso que fui metralhado de conhecimento em pouco tempo e me ajudou a ter um pouco mais de noção das coisas, mas mesmo assim ainda patinava, não é depois de um curso de 3 ou 4 meses que você vira O Desenvolvedor Java Web, isso leva tempo, paciência e estudo.

Tempo de estudo para a prova: quando decidi voltar a estudar, estudava todo dia em hora de almoço, almoçava em 20min e lia o livro ou pdf, ou simulado ou exercitava no tomcat 7. No período noturno durante a semana era 3x por semana, em reta final (últimas 2, 3 semanas estudava todo dia a noite pelo menos 1:30hrs e incluindo fim de semana).
No ritmo acima levei 6 meses no mínimo.

A noite eu tinha outra preocupação quando eu estudava, minha filha de poucos meses chorava, minha esposa fazendo as coisas de casa e eu ficava com o livro ou notebook em uma mão e na outra mão minha filhinha, foi uma aventura, me virava nos 30.
Outra dica: Estude enquanto não é casado ou tem filhos, não é que fica impossível, mas fica mais cansativo.

Pra finalizar:
-Nunca menospreze uma prova e nem tenha medo dela, tenha respeito.
-Algumas coisas para alguns são mais fáceis, para outros são mais difíceis.
-Enquanto você não comprar o voucher e marcar uma prova, nem que seja para daqui 7 meses, você não terá a verdadeira preocupação com a data e com isso você vai estudar quando der e puder sem compromisso algum.

Na minha visão, estudar para esta prova Web te abre a mente, todos os frameworks web existentes no mercado e que você conhece usam por baixo a maioria dos conteúdos que você aprende aqui, senão tudo, acho importante entender como funciona o básico para depois entender o mais avançado. Tem pessoas que sabem fazer tudo e mais um pouco com vários frameworks mas não sabem o que está ocorrendo por baixo e isso que é o bacana, entender a estrutura das coisas.

Bom é isso, desculpa se falei demais e boa sorte nos estudos.

Att,
Thiago

Parabéns e ótimas dicas