Sexta feira, dia 4, fui aprovado com 93% no exame “1Z0-898 - Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer”, de 64 questões errei 4. Gostaria de compartilhar minha experiência de estudo com vocês.
Eu trabalho com JPA 2 desde o início de 2011, porém só a partir de julho de 2012 comecei a estudar para esta certificação. A certificação poderia ter levado menos tempo, porém, como estava concluindo uma pós, em paralelo aos estudos da certificação, gastei mais tempo. Aconselho a todos que desejarem tirá-la, que façam a prova de EJB primeiro (que foi o meu caso). Na prova de JPA 2 cai muitas questões sobre Session Beans e gerenciamento de transação nestes componentes.
A minha prova estava muito bem estruturada, com as questões agrupadas por assuntos, com exceção das últimas questões (cerca de 4 ou 5 questões), que foi um mix de vários assuntos. Foi cobrado conceitos como lock otimista e pessimista, mapeamento OR, mapeamento de chave composta com @IdClass e @EmbeddedId, sobrescrita de atributos em objetos embarcáveis e herança, mapeamento de mapas (inclusive sobrescrita de atributos e relações), criteria query, jpql, Cache, EntityManager, PersistenceUtil, deploy, sobrescrita de anotações utilizando arquivo xml, entre outros.
Sobre as questões de Criteria, que eram as maiores da prova, percebi um erro, do tipo: A questão descrevia todos os objetos para criar a consulta, porém, alguns objetos ‘apareciam como passe de mágica’ neste caso utilizei a estratégia de “Escolha a alternativa MAIS correta”. Pra mim, deu certo, consegui acertar todas neste tópico.
O material que utilizei para estudo foi:
[size=18]Especificação JSR-000317 JavaTM Persistence 2.0[/size]
http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr317/index.html
A especificação JPA 2 é a principal fonte de estudos para prova, e principalmente sua utilização para tirar qualquer dúvida que aparecer em relação a outro material. A especificação é excelente e possui muitos exemplos.
[size=18]Pro JPA 2 - Mastering the Java Persistence API[/size]
Autores: Mike Keith e Merrick Schincariol
Excelente livro, muito bem escrito, mas as letras são pequenas, espaçamento entre linhas muito pequeno e o texto não é justificado, o que na minha opnião dificulta a leitura. Os exemplos são muito bons.
[size=18]Java Persistence with JPA[/size]
Autor: Daoqi Yang
Livro bom, com bons exemplos.
[size=18]Enterprise JavaBeans 3.1[/size]
Autores: Andrew Lee Rubinger e Bill Burke (Author)
O livro é excelente, cobre o assunto EJB e também o básico do JPA 2.
[size=18]Persistência com JPA 2 e Hibernate[/size]
Autor: K19 Treinamentos
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k21-persistencia-com-jpa2-e-hibernate
Uma apostila para iniciantes em JPA 2. Cobre apenas o básico, mas é um excelente guia introdutório, principalmente para aqueles que não sabem nada sobre JPA, uma vez que os materiais acima, não são pra iniciantes.
Espero que estes post ajude alguém em seus estudos. Minha próxima etapa será a prova de Webservices.
Um feliz 2013 a todos, com muita felicidade e sucesso!