15 anos de Design Patterns na nova edição da MundoJava - Já nas Bancas

Olá Pessoal!

Seguem os artigos da edição 39 da revista MundoJava:

Provocação Digital: Estamos Preparados para Utilizar Padrões ?
Quais são as dificuldades que os desenvolvedores enfrentam no dia-a-dia na utilização de herança, design patterns e frameworks.
Autor: Glauco dos Santos Reis

Design Patterns 15 anos depois Uma entrevista com Erich Gamma, Richard Helm e Ralph Johnson
Confira uma entrevista com os criadores dos padrões falando a respeito do que mudou 15 anos após o lançamento do livro.

Patterns no Desenvolvimento de Software Moderno
Entenda o papel dos Design Patterns dentro da evolução que vivemos no desenvolvimento de software moderno.
Autor: Rodrigo Yoshima

Herança e Composição ? Os Princípios por Trás dos Padrões
Aprenda como aumentar o reuso criando pontos de extensão em componentes e frameworks utilizando herança e composição.
Autor: Eduardo Guerra

Descobrindo o Profiling de Aplicações Java com JProfiler
Aprenda como encontrar problemas de performance na sua aplicação com o JProfiler.
Autor: Diogenes Buarque Ianakiara

Automação de Testes de Aceitação com Cucumber e JRuby
Aprenda a escrever especificações em linguagem natural executáveis e revolucione a forma como você trabalha e desenvolve aplicações para seus usuários.
Autor: Demetrius Nunes

Grails ? Um caso de Sucesso
Aprenda como foi utilizada essa tecnologia em uma empresa de desenvolvimento para gestão hospitalar.
Autor: Felipe Rodrigues de Almeida

Construindo Stored Procedures com Java no PostgreSQL
Aprenda a escrever stored procedures no PostgreSQL com o poder do Java utilizando sua IDE de programação favorita.
Autores: Marcelo Costa e Paulo Crestani

JPA 2: os Novos Recursos Inspirados no Hibernate
Veja se a JPA 2.0 está apta a permitir todos os poderosos recursos que utilizamos do Hibernate.
Autores: Paulo Silveira e Raphael Lacerda

SOA na Prática: Iniciando um Framework de Governança SOA
Conheça os detalhes sobre a criação de um framework de governança para gestão de projetos SOA.
Autor: Ricardo Ferreira

Tendências em Foco: Open Source no ensino de computação
Entenda os benefícios e os impactos do uso de código-aberto no ensino de computação.
Autor: Cezar Taurion

Comentem! O feedback de vocês é importante para estarmos fazendo uma revista cada vez melhor!

[]s

muito boa essa edição. gostei de todas as matérias, 2 comentários:

Grails ? Um caso de Sucesso :achei algo estranho aqui. quando li o começo, achei que o Felipe ia fazer algo maisdetalhado, mas no final achei que ficou superficial. Me deu a impressão que faltou espaço pra desenvolver tudo que ele queria mostrar. Talvez fosse melhor ter dividido em mais de uma edição, permitindo mais conteudo, ou então ter restringido mais a idéia logo no começo, sei lá.

Provocação Digital: desta vez concordei mais com o Glauco, acho que foi um bom texto. os comentários na verdade são algumas perguntas: Esta será uma coluna fixa a partir de agora? Será sempre o Glauco o autor? se for, a gente poderia escolher os temas a partir de enquetes no site? :roll:

hehehe em geral uma ótima edição. abraços, continue com o ótimo trabalho.

[]'s

Muito bem escolhido os temas, vou comprar na banca quando estiver disponível.

A princípio essa será sim uma coluna fixa. Sempre quis na revista ter uma coluna que lidasse com temas polêmicos e quando o Glauco me fez essa proposta eu achei uma grande idéia! Quem escreve essa coluna certamente deve estar preparado para muitos comentários, muitas vezes não muito agradáveis…

A princípio não estamos pensando em criar nenhum tipo de enquete, porém certamente sugestões postadas aqui no GUJ serão levadas em consideração!

Adorei o tema Design Patterns! Deu pra desmistificar algumas lendas!!

Legal!

Faltou algum tema relacionado a “polêmica”[ridícula!] do fim[ melhor dizendo “estudo válido”, é isso que vejo o pessoal discutindo por ae] dos padrões… O pessoal do Gof mesmo foi questionado sobre isso em uma entrevista recente, quando o livro fez 15 anos. Essa entrevista está nessa edição da revista!

Quero deixar claro que não concordo com a “polêmica”, mas seria interessante uma matéria assim porque tiraria “minhocas” da cabeça de gente que lê isso em um blog e depois queima o livro do GoF[risos :D].

Viajei? :o

Parabéns por essa edição. Confesso que nunca comprei a revista, mas vou comprar esse mês porque está boa mesmo! [espero achar fácil aqui em SJC]

[]'s

O que está em itálico foi adicionado após a observação do @Paulo.

[quote=Jesuino Master]Legal!

Faltou algum tema relacionado a “polêmica”[ridícula!] do fim[ melhor dizendo “estudo válido”, é isso que vejo o pessoal discutindo por ae] dos padrões… O pessoal do Gof mesmo foi questionado sobre isso em uma entrevista recente, quando o livro fez 15 anos:

http://javafree.uol.com.br/noticia/4360/Design-Patterns-15-anos-depois-o-GoF-se-reune.html

Quero deixar claro que não concordo com a “polêmica”, mas seria interessante uma matéria assim porque tiraria “minhocas” da cabeça de gente que lê isso em um blog e depois queima o livro do GoF[risos :D].

Viajei? :o

Parabéns por essa edição. Confesso que nunca comprei a revista, mas vou comprar esse mês porque está boa mesmo! [espero achar fácil aqui em SJC]

[]'s[/quote]

Cara, não fique chateado, já é difícil achar opinião válida por ai, em blog nem deve ser levada em consideração em 90% dos casos. Blog é um tal de opiniões sem referências bibliográficas que, pra entender até onde o maluco (ops, pessoa) teve aquela idéia, vai longe.

Jesuino, a revista conta com essa exata entrevista tambem, traduzida!

Nossa, verdade, lapso meu :frowning: .
Essa entrevista é show, na primeira pergunta, o Eric Gamma tinha a resposta na ponta da língua!

É verdade, mas muita gente “abraça” as idéias as vezes =/. Um amigo “microsoft” meu convenceu um monte de pessoas(garotinhos juvenis) que padrões de projeto não são importantes porque ele tinha tudo pronto no não sei o que que ele usava para desenvolver lá :S.

Muito boa essa edição. Curti a entrevista com os “jovens” do GoF :slight_smile:

Numa determinada afirmação do Erich eu também partilho da mesma sensação:

[quote=djemacao]
Cara, não fique chateado, já é difícil achar opinião válida por ai, em blog nem deve ser levada em consideração em 90% dos casos. Blog é um tal de opiniões sem referências bibliográficas que, pra entender até onde o maluco (ops, pessoa) teve aquela idéia, vai longe.[/quote]
São 15 anos de Design Patterns , e uma unica chance de entendermos tudo, nesta Edição da revista Mundo Java ? Acho que seria necessário depoimentos de casos de sucesso em empresas Brasileiras que acertaram em suas escolhas de Frameworks e o uso correto de padrões de projetos.Essa entrevistas são boas, mas teorizam muito também.

Não comprei a revista ainda, mas desde já 1000 vezes parabéns pela entrevista com o GoF!!

Vou comprar a minha agora mesmo!

Olá,

Gostei dos assuntos dessa edição bastante interessantes. Minha sugestão para as versões futuras é que seja comentado sobre a compra da Sun pela Oracle, citando os impactos, melhorias, tendencias, o que irá mudar, qual vai ser atendencia causada pela compra. Tem muitos matérias na internet falando sobre o assunto mas… tudo mera especulação. Levando em consideração o respeito e credibilidade da resvista seria interessante que fosse tomada essa iniciativa e fosse esclarecido esse tema que até agora parece incerto.

Seria interessante se a revista disponibilizasse os fontes das matéiras. Isso ajudaria bastante para praticar-mos o que está sendo ensinado.

Havia criticado a revista em uma edição anterior, mas… esta edição é muito boa. Vou sempre dar respostas sinceras. Por isso podem contar comigo quando o assunto é criticas, sugestões, melhorias entre outros.

[quote=hvivox]Minha sugestão para as versões futuras é que seja comentado sobre a compra da Sun pela Oracle, citando os impactos, melhorias, tendencias, o que irá mudar, qual vai ser atendencia causada pela compra. Tem muitos matérias na internet falando sobre o assunto mas… tudo mera especulação. Levando em consideração o respeito e credibilidade da resvista seria interessante que fosse tomada essa iniciativa e fosse esclarecido esse tema que até agora parece incerto.
[/quote]

o futuro é incerto demais para todos nós, incluindo qualquer contribuinte da mundo java. Portanto, acredito que este assunto não vai agregar muito.

[quote=Rodrigo Vieira Pinto]Não comprei a revista ainda, mas desde já 1000 vezes parabéns pela entrevista com o GoF!!

Vou comprar a minha agora mesmo![/quote]

A entrevista com o GoF na verdade é uma tradução de uma entrevista que já esta circulando na net desde o ano passado (por causa disso podia até mudar o título da matéria para 16 anos de Design Patterns).

Particularmente, preferia que traduzissem artigos técnicos mais atuais, que pudessem ser aproveitados por aqueles que não sabem ingles, do que uma entrevista com dinossauros da nossa área.

[quote=CarlosEduardoDantas][quote=hvivox]Minha sugestão para as versões futuras é que seja comentado sobre a compra da Sun pela Oracle, citando os impactos, melhorias, tendencias, o que irá mudar, qual vai ser atendencia causada pela compra. Tem muitos matérias na internet falando sobre o assunto mas… tudo mera especulação. Levando em consideração o respeito e credibilidade da resvista seria interessante que fosse tomada essa iniciativa e fosse esclarecido esse tema que até agora parece incerto.
[/quote]

o futuro é incerto demais para todos nós, incluindo qualquer contribuinte da mundo java. Portanto, acredito que este assunto não vai agregar muito.[/quote]

Quanto ao futuro do linguagem Java, felizmente não depende da Oracle, mas de colaboradores opensource e o roadmap da linguagem na sua versão 7 ja esta disponivel, que mais vcs gostariam de saber? Se o programador Java vai voltar a ser valorizado no mercado? Esquece, não há condições para que isso aconteça.

Claro que hackers da JVM tem muitos incentivos para trabalhar no nível do bytecode mas estou falando do mercado mais amplo de desenvolvimento de aplicações. O futuro deste mercado esta reservado para linguagens mais modernas que rodam na atual infraestrutura das empresas (JVM, CLR) e são muito mais produtivas.

[quote=mochuara]

A entrevista com o GoF na verdade é uma tradução de uma entrevista que já esta circulando na net desde o ano passado (por causa disso podia até mudar o título da matéria para 16 anos de Design Patterns).

Particularmente, preferia que traduzissem artigos técnicos mais atuais, que pudessem ser aproveitados por aqueles que não sabem ingles, do que uma entrevista com dinossauros da nossa área.[/quote]

Na verdade a idéia de colocar a entrevista não foi de ser uma tradução de um artigo, mas servir de complemento e motivação para os outros artigos dessa edição.

Tenho certeza que os brasileiros tem todo potencial para escrever artigos técnicos mais atuais como você disse e por isso a revista nunca publicou uma tradução. Porém, ter acesso a três do GOF para uma entrevista, já é bem mais difícil e muitas vezes não depende da capacidade de alguém!

Na verdade ainda são 15 anos, pois como o GOF foi lançado no OOPSLA que acontece em Outubro, ou seja, só faz o aniversário de 16 anos nessa data.

Esses dinossauros, como você disse, (eu chamaria de gurus) tem uma visão bem atual do que vem acontecendo no mundo em termos de design. O Erich Gamma, por exemplo, trabalhou no desenvolvimento do JUnit junto com Kent Beck. Tive oportunidade de conversar com o Ralph Johnson (que foi o primeiro a escrever alguma coisa sobre frameworks) no PLOP do ano passado e ele falou sobre Cloud Computing e outros temas bem atuais… NUnce devemos subestimar a sabedoria dos mais velhos!

[quote][quote=Guerr@]
Esses dinossauros, como você disse, (eu chamaria de gurus) tem uma visão bem atual do que vem acontecendo no mundo em termos de design. O Erich Gamma, por exemplo, trabalhou no desenvolvimento do JUnit junto com Kent Beck. Tive oportunidade de conversar com o Ralph Johnson (que foi o primeiro a escrever alguma coisa sobre frameworks) no PLOP do ano passado e ele falou sobre Cloud Computing e outros temas bem atuais… NUnce devemos subestimar a sabedoria dos mais velhos![/quote]

Eu chamaria de guru visionário o Sr.Martin Odersky , pois acredito que tecnologias ultrapassadas já não embarcam necessariamente conceitos já transformados (o que e do passado ficou lá) , e pensando nisso é justamente a contradição ao design (padrões de projetos) frente o que já temos em avanços significativos de tecnologias modernas, temos ai JVM rodando Scala com java 100% garantindo o back-end de aplicações mais complexas e extendendo a outras por interoperabilidade,nessas sim podemos utilizar essa geração de Design Patterns com mais elegância.
Abracosss !!!
[/quote]

Chamaria ele de guru certamente!

Já vi muitos trabalhos de padrões implementados frente a novos paradigmas, como orientação a aspectos e metaprogramação. O próprio Scala possui funcionalidades de linguagens funcionais… Inclusive essa questões são citadas na entrevista!

O problema é que muitas pessoas acabam não possuindo os conceitos mais básicos para entender essas novas abordagens, e até mesmo entender os padrões de 15 anos atrás… Foi isso pelo menos que tentei abordar no meu artigo dessa edição.

Bom, sobre sugerir temas, convido todos a me contatar (o email está na revista) mesmo sem uma enquete oficial, ou ao Guerra.
Mas lembre-se de que existem alguns temas que são consenso, e aí não têm muito o que discutir. Se durante estes emails surgirem idéias interessantes, ou mesmo a proposta de um artigo inteiro de algum de vocês, não tem nenhum problema em “ceder o espaço”, ou escrever a duas ou mais mãos um artigo. Estou ocupando um espaço de discussão que afinal é de todos.

Eu também compartilhava a idéia de produzir textos deste tipo com o Guerra, e acho que a revista Mundo Java deve ir além de apresentar as APIs e mostrar como utilizá-las. Precisamos discutir conceitos, tecnologias emergentes e sua perspectiva.
Temos procurado manter um tom ameno nos textos, porque em dose excessiva o veneno pode ser maléfico. Por isto as vezes aparecem em um tom de questionamento. Mas tenho minhas opiniões e procuro na medida do possível mostrá-las nas discussões

[]s
Glauco