10 motivos para preferir JSF

[quote=urubatan]
Da uma olhada no Spring-Annotation :smiley:
na minha opinião é a integração perfeita entre spring e JSF :D[/quote]

[quote=jmp]
mas o facesconfig eu acho super simple, além disso, existem IDES que voce só usa o mouse, ele mesmo ja coloca o return nos teus actions, eu to usando Studio Creator, bem legal… (apesar dos bugs ABSURDOS que eu encontrei)[/quote]

Eu vi um colega trabalhar assim no WSAD, só arrastando o mouse e ele atualizava o faces-config… ele adicionava um listener em um botão e bla bla. Nada de mais.

Eu pergunto aos colegas, sinceramente, vcs gostam de JSF ou utilizam por um motivo de força maior? Todas as vezes que eu estudei JSF, eu parei. Nunca encontrei algo de novo, simples, etc.

Agora quando alguns colegas antigos no guj como o urubatan, ficam defendendo o JSF, eu fico pensando, será que eu não entendi algo, eu sou louco ou ele é ? :slight_smile:

IMHO, JSF nao tem nada de inovador. É claro se é uma especificação, e conta com a ajuda de alguns monstros sagrados, fica fácil ganhar popularidade, IDE’s e implementações.

Comentários ?

Olá

Não muitos porque também parei no meio quando estudei JSF 1.0. Mas na época fiquei com 2 impressões:

1. Não é simples,

2. A proxima versão a ser lançada promete corrigir todos os problemas da atual.

Minha pergunta: Já podemos descartar a questão 2 ou o JSF ainda está em fase de amadurecimento? Se estiver maduro e pronto acho que volto a estudar. Mas a coisa meia boca cheia de gambiarras que estudei não me seduziu.

[]s
Luca

[quote=Luca]

1. Não é simples,

2. A proxima versão a ser lançada promete corrigir todos os problemas da atual.[/quote]

Valeu Luca. É que ao comparar X com Y, eu penso na questão produtividade (vida fácil).

Aquele prazo curto e desafiador, e um gerente te cobrando resultados.

Entrando na conversa.

Nossa começei a ler o post, quando vi estavam discutindo sobre os defeitos que o struts acarreta.

Bom posso confessar que no mesmo momento que estou lendo o post ao meu lado tem um livro de struts que estava estudando, fazendo alguns teste e tal.

Bom nesse mes passado acabei um curso de 5 meses em java que no final do curso vi Struts + Hibernate.

Estava planejando estudar bastante struts, pra depois pegar o Spring, mas pelo que to vendo o Struts tá ficando tão em baixa que passa pela minha cabeça largar o struts e cai matando no Spring e no JSF que pelo andar da carroagem é o que vai dar mais “futuro”.

Gostaria de saber de voces o que voces recomendam ? :slight_smile:

[quote=Og] Gostaria de saber de voces o que voces recomendam ?
[/quote]

Felizmente cada pessoa pensa diferente, então aqui no fórum cada um vai te recomendar algo diferente. Mas Java 5, JSF, Spring, Hibernate, Mentawai, VRaptor são sempre tópicos muito discutidos aqui.

[quote=Luca]Olá

Não muitos porque também parei no meio quando estudei JSF 1.0. Mas na época fiquei com 2 impressões:

1. Não é simples,

Minha pergunta: Já podemos descartar a questão 2 ou o JSF ainda está em fase de amadurecimento? Se estiver maduro e pronto acho que volto a estudar. Mas a coisa meia boca cheia de gambiarras que estudei não me seduziu.

[]s
Luca[/quote]

Voce está exagerando. JSF nao foi feito para atender tudo e é isso que faz dele bem legal, mas voce pode usar em conjunto com outras coisas, na verdade é impossivel fazer aplicacao só com JSF, voce no minimo vai precisar de jstl ou codificar os seus proprios componentes.

É muito simples desenvolver componentes para JSF.

isto é o Mínimo que se espera :wink:

existe uma diferença entre o Mínimo e algo que encanta o público.

Nada também é muito :stuck_out_tongue:

JSF é mais uma resposta ao ASP.NET do que qualquer outra coisa, mas ele trouxe idéias interessantes que não estão presentes no ASP.NET mas que terminaram não sendo muito valorizadas ou utilizadas pela comunidade por diversos motivos.

A mais clássica é a noção de renderers. Teoricamente, você poderia ter um mesmo conjunto de componentes JSF gerando saída em vários formatos diferentes, como XHTML, WML, XUL e outros. Contudo, entretanto, todavia, os conjuntos de compoentes suportados por essas diferentes linguagens de marcação são tão diferentes (e conflitantes, em alguns casos) que tornou-se simplesmente impossível (ou impraticável) conseguir desenvolver uma aplicação com eles.

Imagine que você vai desenvolver uma aplicação pra gerar WML e XHTML, você vai ter que tomar cuidado pra fazer com que os componentes que você use sejam todos componentes que tem “renderers” pra as duas linguagens e vai ter que pensar em alguma maneira de não “poluir” demais a interface, porque quem vai receber WML não vai poder ver o mesmo que um browser XHTML poderia. Então essa idéia terminou sendo meio furada (isso mudou um pouco com a chegada do AJAX, mas também não melhorou muito não).

Não vou dizer aqui que aprender JSF é excitante, nem que JSF vai trazer a paz aomundo de frameworks web em Java, mas pras minhas necessidades hoje não encontrei nada melhor em Java. A noção de componentes e controle total sobre a interface fazem dele pra mim hoje a melhor opção no mercado.

Um exemplo interessante disso e uma aplicação que eu comecei a desenvolver recentemente, que é um “gerador de relatórios”. O sistema recebe as informações da tela de filtro de um relatório e ela é montada dinâmicamente apenas com a criação e adição de componentes. Se eu estivesse utilizando um framework web “comum” (action-based) provavelmente teria que escrever horrores de HTML, JavaScript e ainda criar taglibs que fizessem isso, com JSF é só createComponent() e createValueBinding(), toda a conversão, validação e relacionamento entre componente e propriedades do formulário são feitas pelo próprio JSF.

Sempre existem “casos” e “casos”. O que nós temos que fazer é saber escolher qual a melhor ferramenta pro serviço.

Bem colocado :thumbup:

Bom, não sei se o pessoal ainda vai ver esse tópico, mas achei ele ao acaso por aqui.
Eu estou usando Struts no momento… e admito que eu tô pensando em algo melhor… Mas estou em dúvida se uso JSF, se uso Spring ou Mentawaii?
Sei que cada caso é um caso… mas para quem está migrando do Struts para outro framework?
E tb, algum q facilitasse a integração entre Hibernate + o framework.

Além disso, se eu gostar de outro framework, eu teria q convencer o pessoal da empres a mudar tb… rsrs, e espero ter bons argumentos depois.

Isso pq, me parece q o Struts 2 está muito diferente de suas versões anteriores, q nem sei se vale a pena estudar… E eles vão mesmo continuar? Ou vai ficar só mandando uns releases para corrigir uns bugs graves?

Acho que você esqueceram de uma ferramente que otimiza muito o processo de Servlet com cinfiguracoes Tom Cat.

Vamos citrar um eclipse lomboz da Vita ?

[quote=Guilherme Silveira]2. ActionForm
3. extends
4. ActionMapping
5. ActionForward
6. HttpServletRequest
7. HttpServletResponse
8. Action
9. ActionMessage
10. ActionErrors

Por todos esses nove motivos acima que me atrelam ao servlet-api.jar e ao struts.jar eu fujo dele.

Se quiser tem mais claro:

1. <logic:
  2. <bean:

E mais

1. struts eh que nem jsp, eh porta de entrada no java. Isto eh, as pessoas novas procuram algo no google e precisam fazer algo pra amanha. Como o struts permite fazer porcaria, a maior parte dos projetos que voce vai encontrar eh porcaria…

2. voce pode fazer a mesma coisa de 1000 maneiras. assim como no ant. entao o mercado cria aquela ilusao que todo mundo usando struts nao tem problema de trocar uma pessoa pq a outra vai entender. vai entender o caramba. o projeto do outro eh totalmente diferente do seu. cada um herdou classes diferentes, usou cmainhos diferentes. e tasca aprender mais coisa pra dar continuidade…

ja falei de heranca? ja neh

entao sobram as frescuras:
15. pq tem um nome feio
16. pq tem um nome em ingles
17. pq as tags dele sao feias pra burro
[/quote]

huahuahuahuahua pode crer…

Antes de fazer o projeto em JSF, ele era feito em Struts, dava mto pau e pra testar é um ****.
Como dizia a assinatura de alguem ai q nao lembro do forum e só alterando de Spring pra JSF
"Eu usava Struts, deixe de usar vc tbm http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/"

huahuahuahua 8)

O Struts 2 é a continuação do WebWork (isto é, é completamente diferente do Struts 1.x). Você encontrará muitos seguidores do Webwork neste forum. Os riscos de investir no Struts 2 é maior do que investir no jsf (porque tem o selinho da SUN), mas menor do que a maioria dos outros frameworks (porque tem o selinho da APACHE). Dá uma procurada no Guj sobre o Webwork e tire suas próprias conclusões.

JSF tambem tem umas coisas chatas… principalmente se voce quiser fazer aplicacao com “cara” de web e não de aplicação. Eles poderiam copiar melhor como o binding do asp.net com classes c# funciona… o studio creator faz pra voce… mesmo assim nao é tao simples como no asp.net

Comecei um projeto novo ha duas semanas, usando o … struts.
Os projetos em que trabalhei (de dois a tres anos atras) tambem haviam comecado com struts, e o projeto atual (um outro) em que estou dando manutencao tambem e baseado em struts. Demorei para aprender a usar este framework (tive que ler e reler muito a documentacao) e passar por todo o problema de erros que nao apontavam para lugar nenhum (struts-config.xml). Mas com o tempo adquiri uma pequena experiencia para identificar os problemas e fazer um codigo limpo e funcional.
Nao estou aqui para defender o struts. Esse e apenas meu ponto de vista. Apesar de ter sido complicado aprender este framework ele sempre atendeu a todos os projetos em que trabalhei.
Nao tive tempo ainda para estudar outras opcoes de frameworks, mas certamente o farei (espero que tenha tempo no proximo mes), e o primeiro da lista provavelmente sera JSF.

[quote=zap]Nao tive tempo ainda para estudar outras opcoes de frameworks…[/quote]Talvez por isso você goste do Struts… :wink:

[quote=Og]Entrando na conversa.

Nossa começei a ler o post, quando vi estavam discutindo sobre os defeitos que o struts acarreta.

Bom posso confessar que no mesmo momento que estou lendo o post ao meu lado tem um livro de struts que estava estudando, fazendo alguns teste e tal.

Bom nesse mes passado acabei um curso de 5 meses em java que no final do curso vi Struts + Hibernate.

Estava planejando estudar bastante struts, pra depois pegar o Spring, mas pelo que to vendo o Struts tá ficando tão em baixa que passa pela minha cabeça largar o struts e cai matando no Spring e no JSF que pelo andar da carroagem é o que vai dar mais “futuro”.

Gostaria de saber de voces o que voces recomendam ? :slight_smile:
[/quote]

To igualzinhoo a vc amigo, faz 5 meses, e estudei o Struts e Hibernate…
Mas como sempre acompanhei o forum, e vejo q a galera jah estudou,testou,implementou,etc…(de outros “…ous”)
E como ou sem razao, eu n sei…nao usam o struts.
Fui e falei issu com meu professor, e ele defendeu o struts, dizendo q 80% das propostas de empregos q passam na lista de emails dos grupos de java,e-panelinha,java-soft,timaster,etc…tem como pre-requesitos struts, tanto para manutencao dolorosa,como para novos projetos…

Me ajudem decidir, se estudo struts ou n…

Grato desde ja

[quote=Heero Yuy]Como dizia a assinatura de alguem ai q nao lembro do forum e só alterando de Spring pra JSF
"Eu usava Struts, deixe de usar vc tbm http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/"

huahuahuahua 8) [/quote]

Era a minha assinatura, tirei porque eu realmente achava que ninguém mais tinha coragem de começar um novo projeto no Struts, principalmente sabendo que já existe uma nova versão e é completamente diferente do 1.x, mas parece que eu me enganei né, vou ter que colocar a assinatura denovo :smiley:

Alguém já usou o Rife? Como foi?

[quote=Luca]Olá

1. Não é simples,

[]s
Luca[/quote]

Não cheguei a usar ainda a versão 1.2 que lançou há algum tempo. Mas na versão 1.1_01 foi possível desenvolver aplicação sem problemas (a versão 1.1 tinha um problema muito sem noção que quebrava o Faces quando se clicava no Back do browser), pelo menos até onde foi mexido.

Porém continua a história de que não é nada simples desenvolver com JSF. O tempo que se perde pra aprender a utilizá-lo de forma decente é grande. Além disso, depois de um grande trabalho desenvolvendo o sistema o resultado final fica muito menos flexível pra uso na Web do que um PHP da vida.

Não conheço os demais frameworks, mas a princípio com o conhecimento que adquiri com JSF, é possível fazer com um tempo médio uma aplicação mais complexa mantendo uma estrutura organizada.

Segundo o que li em alguns tópicos aqui no fórum, pessoal fala bastante do Spring e chegou a citar um uso de JSF com Spring. Alguém já utilizou ambos no mesmo projeto? Quais facilidade o Spring adiciona à aplicação que justificaria seu uso integrado ao JSF?