Como mapear uma imagem? Para mim fazer uma parte apenas da imagem virar tipo um botão

Olá Galera

Estou desenvolvendo um projeto de automação industrial e gostaria de que alguem pudesse me ajudar na minha duvida.

Tenho uma imagem que possui varios botoes desenhados nela mais é uma imagem unica, gostaria de saber que se tem alguma forma de eu mapear esta imagem para que este botão desenhado na figura se transforme em um tipo de botão que para eu clicar nela, ela chama um metodo que ligar um motor. tenho tudo pronto, so falta saber como mapear mesmo

Obs. Estou desenvolvendo no NetBeans

Abraços galera.

Me perdoe, mas apenas corrigindo …
Gramaticalmente, “mim” é índio. “Mim” não faz nada.

[quote=zhushazang]Me perdoe, mas apenas corrigindo …
Gramaticalmente, “mim” é índio. “Mim” não faz nada.[/quote]

Acho que você entrou no forum errado amigo, aqui é forum de JAVA e não de lingua portuguesa

procure no google sei la, “forum do professor pasquali”, talvez la vc consiga responder as duvidas dos outros.

Abraços

[quote=zhushazang]Me perdoe, mas apenas corrigindo …
Gramaticalmente, “mim” é índio. “Mim” não faz nada.[/quote]
aff… sem comentários

Tem sim.

Essa sua imagem está em um JPanel eu presumo? O que vc poderia fazer é o seguinte:
Primeiro vc registra um listener de mouse (MouseListener) no seu painel, tratando o método mouseClicked ou o método que você preferir. Assim sendo, quando o método for chamado, vc verifica em qual posição o seu mouse foi clicado (usando a referência de MouseEvent) e verifica se as coordenadas estão dentro do retângulo que você especificou.

Entendeu a idéia? Começa a implementar e manda as dúvidas.

Até mais!

[quote=davidbuzatto][quote=zhushazang]Me perdoe, mas apenas corrigindo …
Gramaticalmente, “mim” é índio. “Mim” não faz nada.[/quote]
aff… sem comentários

Tem sim.

Essa sua imagem está em um JPanel eu presumo? O que vc poderia fazer é o seguinte:
Primeiro vc registra um listener de mouse (MouseListener) no seu painel, tratando o método mouseClicked ou o método que você preferir. Assim sendo, quando o método for chamado, vc verifica em qual posição o seu mouse foi clicado (usando a referência de MouseEvent) e verifica se as coordenadas estão dentro do retângulo que você especificou.

Entendeu a idéia? Começa a implementar e manda as dúvidas.

Até mais![/quote]

Pode dar um exemplo amigo??

Obrigado

Rapaz… você tem que melhorar o seu português.
Praticamente não dá para entender nem o título do seu tópico, e nem a frase que você escreveu ali em cima.

Isso realmente é um fórum de java… mas para a gente te ajudar, você tem que se fazer entender.

Bom, para dividir uma imagem, use o seguinte método:

[code]public BufferedImage[] splitImage(BufferedImage img, int columns, int lines)
{
if (img == null)
throw new IllegalArgumentException("You must provide an image to split!");

if (columns &lt 0 || lines &lt 0)
throw new IllegalArgumentException("Columns or lines must be greater than zero!");

if (columns == 1 && lines == 1)
return new BufferedImage[] { img };

BufferedImage[] result = new BufferedImage[columns * lines];

int width = img.getWidth() / columns;
int height = img.getHeight() / lines;

int count = 0;
for (int col = 0; col &lt columns; col++)
for (int lin = 0; lin &lt lines; lin++)
{
BufferedImage copy = GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().getDefaultScreenDevice().getDefaultConfiguration().createCompatibleImage(width, height, img.getTransparency());
Graphics2D surface = copy.createGraphics();
surface.drawImage(img, 0, 0, width, height, width * col, height * lin,
(width * col) + width, (height * lin) + height, null);
surface.dispose();
result[count++] = copy;
}

  return result;

}[/code]

Ele vai gerar um vetor, com as imagens da sua figura divididas. Aí vc aplica ela no que quiser, como botões, por exemplo.