[quote=andre_salvati][quote=cleciusjm]
Basicamente conceitos, como por exemplo, multitenancy, clusterização, atentar a tecnologia que forneçam suporte a estes conceitos e acima de tudo, estudar o mercado e suas tendencias, analisar também plataformas em cloud como GAE ou Openshift, que na minha opnião tem um potencial enorme e ainda inesplorado. Eu atualmente estou com foco no JEE7, pois acredito que este será um dos marcos na dominancia do Cloud no mercado, devido ao caráter oficial da especificação e a atual tendencia do mercado.
Para o colega que citou JSF com improdutivo, peço que atente ao real sentido do tópico para avitar flames paralelos, mas ressalto que produtividade vem do desenvolvedor e nisto está incluso sua competencia para se adaptar as tecnologias propostas.
[/quote]
Concordo com boa parte do que vc citou, tanto que deploio meu app em GAE. Só não concordo que “produtividade vem do desenvolvedor”. Produtividade vem da FERRAMENTA, e também do quão apto o profissional está para trabalhar com ela. Um bom profissional tb deve saber avaliar se uma ferramenta atende aos requisitos de produtividade de seu projeto.
Já viu a diferença de produtividade de um torno para um CNC??
Já tive experiência com JSF / JS. Com GWT (Java puro e tipagem estática de dados) fica bem mais fácil trabalhar em projetos grandes. Hoje, levando em conta diversos quesitos como performance, produtividade, testabilidade, padronização, eu NÃO trocaria GWT por JSF.[/quote]
A afirmação que produtividade vem do desenvolvedor foi com o mesmo sentido da sua afirmação de que a produtividade vem da aptidão do desenvolvedor ante a ferramenta, então afirmar com toda a certeza que JSF é melhor que GWT é erroneo, pois isso vai de desenvolvedor para desenvolvedor. Ambos tem seus prós e contra, e cada um tem sua caracteristicas que geram afinidade para alguns ou outros desenvolvedores. O GWT tem como vantagem se assemelhar com programação Swing o que é vantajoso para quem está habituado com programação desktop, já o JSF tem como principal vantagem a criação de view estáticas em arquivos a parte, evitando trabalhar com código java pra descrição da view, semelhante com o que ocorre no android, isso ao meu ver melhora a separação entre view e o resto do código, JSF também tem como vantagem ser especificação oficial, o que tem inúmeras vantagens.
Mas escolha de framework de view é algo muito especifico, pois depende de inúmeros fatores, como experiencia da equipe, requisitos do cliente, entre outros.