Conselho dos gringos... e por aí vai

Continuando a discussão do Conselhos dos gringos: Até que ponto devo seguir?:

Acho q isso foi amplamente discutido. Mas a minha questão é sobre os pontos 4 e 5 do fggs. Se são “ultrapassados” quais tecnologias nesse sentido de client-server são melhores? Porque não consigo ver ANGULAR.JS substituindo essa camada de processos JSP, JSTL, JavaEE no geral. Só me falta falarem que PHP é melhor… ou outra coisa. Valeu a todos.

Talvez possa ajudar em algo…

Atualmente quando penso uma aplicação (principalmente web), quase que é automático a estrutura baseada em serviços (REST por exemplo).

Primeiro pela simplicidade e segundo pela flexibilidade.

Podem ser consumidos de qualquer lugar, um site, uma app mobile, um desktop… enfim, sua camada de “negócio” fica extremamente disponível.

Com isso… o front-end já não fica tão atrelado a JSP por exemplo quando se trata de uma aplicação web… dando espaço para um simples site em html mesmo que invoke as URLs REST, ou então se quiser uma arquitetura front-end mais robusta, ai você utiliza AngularJS, para ter a mesma “seriedade” dos contratos que são feitos quando programamos no backend.

Espero ter expandido o horizonte nesse sentido.

Abs

sim… ficou muito claro… já tinha lido algo sobre REST mas nem pensei a fundo… é dose pq conheço algumas faculdades daqui do interior de SP que estão focando FORTE em JSP e JSTL. Mas é preciso avançar.
Valeu e obrigado.

Outro fator muito importante que acabei esquecendo de citar é a divisão das tarefas e equipes.

Neste cenário que mencionei… é bem simples ter equipes distribuídas desenvolvendo backend e frontend.