Como recuperar id de agenda persistida no banco, em atributo data do componente Schedule Primefaces?

Lendo esse post (Schedule primefaces) em que o helton87, menciona ter recuperado o id dos dados persistidos do Schedule Primefaces através do atributo ‘data’ que é um Object. Mas contudo não esclarece muito como foi realizado esse resgate. Estou com um problema em atualizar, selecionar os eventos do schedule em sincronia com os dados de minha agenda, que possui mais objetos além dos que o componente traz. Se alguém puder me ajudar com essa dica fico agradecido.

Bom, encontrei o modo como o helton87 indicou para realizar o carregamento dos dados persistidos da entidade JPA nos eventos do componente schedule do PrimeFaces. Bastou passar o id da entidade JPA no parâmetro data (org.primefaces.model.DefaultScheduleEvent.DefaultScheduleEvent(String title, Date start, Date end, Object data)) ao adicionar um novo evento na sobrescrição do método LazyScheduleModel.loadEvents(). Depois bastou adaptar os ‘events’ do componente para carregar os objetos da entidade ao invés dos eventos do schedule; Minha agenda contém: ProfissionalEntity, PhysicalPersonEntity, Set, firstContactPhone, e nonRegisteredCustomer, além dos objetos do próprio schedule.

Estou postando minha própria resposta para não incomodar ninguém com algo que já encontrei.