XP e "produtos fechados"

Amigo, o artigo cita Scrum, mas pensando no Rugby. Vc leu esse artigo? Ele também diz da Canon, Fuji e mais uma porrada de empresas. Seria muito simplista dizer que Scrum saiu da area automobilistica. Sim o Scrum tem pitada de várias idéias, como Lean o próprio TPS e etc, mas a junção dessas coisas que o Ken e o Sutherland fizeram era puramente para projetos de produtos de software.

Lá vamos nós de novo… Me fala UMA customização que você pode fazer no Scrum sem ferir o Scrum.

Qual falta de flexibilidade? Fontes desse ponto de vista? O RUP é a metodologia mais flexível que existe. É a mais aberta a customização. Qual é a sua opinião? O que mata o RUP?

[quote=mochuara]
Scrum pode sim ser muito util no desenvolvimento não agil.[/quote]

O que vc quer dizer com isso? O que seria um desenvolvimento não ágil? Cascata? Sem auto-organização? Sem programadores?

Pode citar um exemplo real?

Defina o que é “ferir o Scrum” e porque eu deveria me importar com isto.

[quote=rodrigoy]
O que vc quer dizer com isso? O que seria um desenvolvimento não ágil? Cascata? Sem auto-organização? Sem programadores?[/quote]

Desenvolvimento não agil é desenvolvimento cascata. RUP é cascata.

Se alguém fala que faz isso, isso não é Scrum e NÃO pode ser mencionado que é baseado em Scrum, esse tipo de coisa que matou o RUP e esta puxando scrum/xo pro mesmo buraco.
Esse tipo de customizacão equivocada deve ser eliminada de qualquer comparacão com scrum/xp/lean, porque todo tipo de problema aderente a isso recai sobre os nomes base e não sobre as customizacões.[/quote]

Customizar Scrum é considerado um equivoco desde quando? :shock:
[/quote]

Desde sempre.
Embora seja publicitado que Scrum não é uma metodologia mas um “framework” de metodologia isso não significa que o scrum é customizável.

O Scrum define pontos fixo que são que lhe dá nome. Existem certas obrigações que vc tem que cumprir ou não será scrum que vc está fazendo. Aliás, para diferenciar scrum real desse scrum inventado o pessoal fala de “bom scrum e mau scrum”.

Bom scrum é o verdadeiro scrum onde vc segue as regras e obrigações. Por exemplo, scrum exige um PO, um SM e que sejam pessoas diferentes. Não tem sm ? não é scrum. não tem PO ? não é scrum. Além disso vc precisa de um product backlog, um release backlog, sprint baclogs e precisa entregar uma versão pronta do sistema a cada sprint. “pronto” em scrum tem um significado especial.

Mas então, se o scrum é fixo pq se diz que é um “framework” ? onde está a parte extensivel/“customizável” ? Afinal, sem isso, não podemos dizer que é um “framework”.

A parte “customizável” está, por exemplo, na definição de Pronto. Na teoria a entrega está pronta se está testada , documentada, implementada e funciona. Mas vc pode tirar o “documentada” se isso não for necessário e o “testada” é relativo. (testado com quanto de corbertura ?) Agora, funcionar e estar implementado é fixo.

Outro ponto “customizável” é a definição de Story Point. Qual é a escala ? o que representa 1 SP ? É uma escala relativa em que 1 SP é o esforço de uma tarefa X ? 1 SP = Dia Ideal ? É a escala de finbonaci ? de quadrados ? outra ?

Além disso o Scrum não força coisas como Pair programing ou valores como compatilhamento de codigo já que isso é metodologia de desenvolvimento e não de gerenciamento do projeto. (para essa parte temos o XP). Se vc documenta , vc precisa documentar o Manual do Usuário. Todos os outros artefactos são opcionais. Quais, como e quando são feitos é opcional.

Agora, essa coisa de “eu pego o que acho legal e digo que uso scrum” é totalmente burrice. Asneira de asno mesmo.

[quote=mochuara]
Defina o que é “ferir o Scrum” e porque eu deveria me importar com isto.[/quote]

O que você comumente customiza no Scrum?

[[quote=mochuara]
Desenvolvimento não agil é desenvolvimento cascata. RUP é cascata.[/quote]

Bem, por mim a thread termina aqui… vc demonstrou completo desconhecimento do assunto. Boa sorte.

Voce esta partindo do pressuposto que o objetivo de uma customizacao seria obter outro scrum como resultado. Mas pra mim uma definicao clara de Scrum é apenas uma conveniência, não o 11o mandamento a ser seguido.

[quote=mochuara][quote=sergiotaborda]
Desde sempre.
Embora seja publicitado que Scrum não é uma metodologia mas um “framework” de metodologia isso não significa que o scrum é customizável.

[/quote]

Voce esta partindo do pressuposto que o objetivo de uma customizacao seria obter outro scrum como resultado. Mas pra mim uma definicao clara de Scrum é apenas uma conveniência, não o 11o mandamento a ser seguido.[/quote]

Bom, o que posso dizer é que vc está enganado. Scrum não define por conveniência, ele define por muito boas razões, as quais se derivam dos conceitos ageis. Elas sim são o 11º mandamento. Ou vc segue, ou vc esquece. Não tem meio termo.

É muito simples.
(vc tem margem para definir algumas constantes, mas não a equação nem as variáveis)

[quote=sergiotaborda][quote=mochuara][quote=sergiotaborda]
Desde sempre.

[/quote]

Voce esta partindo do pressuposto que o objetivo de uma customizacao seria obter outro scrum como resultado. Mas pra mim uma definicao clara de Scrum é apenas uma conveniência, não o 11o mandamento a ser seguido.[/quote]

Bom, o que posso dizer é que vc está enganado. Scrum não define por conveniência, ele define por muito boas razões, as quais se derivam dos conceitos ageis. Elas sim são o 11º mandamento. Ou vc segue, ou vc esquece. Não tem meio termo.

É muito simples.
(vc tem margem para definir algumas constantes, mas não a equação nem as variáveis)
[/quote]

Eu não falei que Scrum define por conveniencia, eu falei que o praticante deve ter a definição clara de Scrum como uma conveniência, a não ser claro que vc seja um evangelista desesperado.

[quote=mochuara][quote=sergiotaborda][quote=mochuara][quote=sergiotaborda]
Desde sempre.

[/quote]

É muito simples.
[/quote]

Eu não falei que Scrum define por conveniencia, eu falei que o praticante deve ter a definição clara de Scrum como uma conveniência, a não ser claro que vc seja um evangelista desesperado.[/quote]

Então, esse é o problema das pessoas de hoje em dia, principalmente no Brasil. Demasiado permissivismo.
Se vc vai seguir uma metodologia porque vc quer mudá-la ou seguir apenas parte dela ou utilizar que vc acha legal e não o resto ?
Isso é simplesmente um tipo de preguiça. Ou vc é honesto consigo mesmo e com os outros e segue tudo, ou vc não segue nada.
Ou vc inventar uma coisa qq , mas não diz que é scrum.

Regras são para se seguir. Scrum é um conjunto de regras.
Se vc quer seguir as regras, siga-as todas! Se vc não quer seguir alguma, não siga nenhuma.
Qualquer coisa no meio é reserva mental.

mochuara se o Scrum do jeito que é não serve pra vc, use outro coisa, mas não fale jamais que é scrum!

Engraçado. Absolutamente todos os livros de metodologia que eu li, falam que você deve adapta-la as necessidades da sua empresa. Acho que a única exceção à essa regra é o PSP, que o autor foi enfático em recomendar que não se faça nenhuma alteração de prática.

Concordo com o Sérgio apenas no sentido de que a alteração não deve ser feita por preguiça. Antes de reclamar, você deve pelo menos tentar. Mas isso não significa que a metodologia ou o processo vá resolver sua vida, ou que não vá sofrer adaptações.

Se fosse assim, só poderíamos usar o SCRUM para fazer carros, ou na indústria de manufatura. A adaptação é o que promove a evolução de uma metodologia, principalmente quando ela é feita com consciência.

Você é físico, não é? Ou é matemático? Geralmente esse apego a definições vem de pessoas dessas duas áreas. Você realmente não entendeu o que eu quis dizer?
De qualquer forma, mesmo a denominação que usei é comum, muitos autores, inclusive consagrados na área, chamam de “processo ágil” aquela que adota o conceito ágil. Corrigir essa denominação para uma mais purista não invalida o resto da minha argumentação.

[quote=ViniGodoy]

Você é físico, não é? Ou é matemático? Geralmente esse apego a definições vem de pessoas dessas duas áreas. Você realmente não entendeu o que eu quis dizer?
De qualquer forma, mesmo a denominação que usei é comum, muitos autores, inclusive consagrados na área, chamam de “processo ágil” aquela que adota o conceito ágil. Corrigir essa denominação para uma mais purista não invalida o resto da minha argumentação.[/quote]

Não me entenda mal. Não é uma questão se eu entendo ou não o que disseste. Sim, eu entendi o que querias dizer. A questão é chamar a atenção de quem estiver lendo para o detalhe da diferença. Por isso que eu escrevi “cuidado”. Para bom entendedor meia palavra basta,mas como ha pouco entendedores é melhor não economizar palavras.

Eu sou formado em Engenharia Fisica. Não é uma questão de apego. É que fisicos e matemáticos sabem bem o mal que uma definição mal dada ou mal entendida pode causar. É exatamente isso que estou tentando evitar que aconteça.

Veja bem, Scrum não é para desenvolvimento ao contrário de RUP ou XP. Scrum é para gerenciamento de projeto.
Aquilo que o produto é , na realidade, não faz a menor diferença.
Contudo aquilo que o projeto é, não muda. Projeto têm propriedades que são sempre invariantes independentemente do que está sendo o objetivo do projeto. Sempre à prazos, demandas, imprevistos, custos, decisões, impedimentos, planejamento , etc… são estas coisas que são o material do scrum, não codigo. Vc não vê uma linha falando de codigo em nenhum livro de scrum vc ve falar em software, produto, coisas “macro”.

O equivoco é considerar o que “adaptações” significa. Para a maioria das pessoas significa : " é uma plasticina, molde-a como quiser" mas não é isso que significa adpatar o scrum. adpatar o scrum é mais como montar um tripé. Não ha como evitar apoiar os três pés, mas ninguem precisa especificar onde eles têm que ser apoiados. As instruções dizem que no chão, mas nada o impede de apoiar duas pernas no chão e uma sobre a mesa desde que ajuste os tamnhos relativos das varetas.

Ha coisas que vc pode ajustar no tripé , assim como no scrum, e ha coisas que não. Has coisas que se vc mudar, vc deixa de ter um tripe. O mesmo com o scrum.

Saber quais são quais é que destingue quem conhece scrum, de quem não conhece.

A sensação que tenho é que tens uma visão superficial do que é scrum e embora simpatizes com as ideias ainda estás naquele limbo entre comparar com o tradicional, achar que é apenas uma coleção de boas práticas e aceitar que é mais que isso. Scrum é mais que boas práticas. É o conjunto d’ AS práticas.

É dificil vc definir uma metodologia ageis sem certas peças, porque elas são corolários diretos dos valores. Aos olhos desatentos pode parecer tudo a mesma coisa, mas não é. Por exemplo, o objetivo de usar quadros kanban-like no scrum não é organização, é visibilidade. Em scrum não é permitido utilizar apenas uma ferramenta computadorizada de kanban, vc tem que afixar onde todo o mundo veja, porque Visibilidade é um dos valores do scrum. Usar por usar, parece que usar softwares de kanban seriam mais práticos, mas fazer essa “adaptação” é violar o valor da Visibilidade, e é por isso que esse passo não pode ser dado.
Nada o impede de manter um quadro sincronizado com o computador ( ou uma tela lcd onde mostra o quadro kanban que o software gera) mas tem que está visivel. A ideia de “poe num site publico e todo o mundo acessa” tb não é visibilidade.
Este é um exemplo simples de como, embora ingénuamente parecendo que estamos usando uma tecnica antiga, estamos na realidade tornando real a adopção de um valor.

É por isso que para usar scrum vc precisa primeiro aceitas os seus valores.
Sim, é como se fosse meio que uma seita ou um ritual de passagem, mas é exatamente esse passo que parece simples e possivel a qualquer um, que não é simples e distingue os profissionais dos amadores… e dos sanguessugas…

Desconfiei. Eu cursei 2 anos de matemática, e também estava bastante apegado a definições nessa época.

Na verdade, onde eu trabalho usamos o SCRUM à risca.

[quote=sergiotaborda] Ou vc é honesto consigo mesmo e com os outros e segue tudo, ou vc não segue nada.
[/quote]

Aparentemente vc não tem experiência com implantação de práticas/valores/processos (ou seja lá do que vc queira chamar a “agilidade”) em equipes de desenvolvimento.

Vc acha mesmo que consegue implantar Scrum da noite para o dia em uma equipe?

Veja bem, não estou falando de escolher “o que é melhor pra mim” ou de “preguiça de implantar tudo”.

Estou falando de mudança cultural, de mudanças que envolvem pessoas e implantação de novos processos e ferramentas. E mudanças como essas demoram. E são implementadas passo-a-passo.

[quote=Taz][quote=sergiotaborda] Ou vc é honesto consigo mesmo e com os outros e segue tudo, ou vc não segue nada.
[/quote]

Aparentemente vc não tem experiência com implantação de práticas/valores/processos (ou seja lá do que vc queira chamar a “agilidade”) em equipes de desenvolvimento.
[/quote]

Não sei como deduziu isso …

Quando eu disse que conseguia ?

[quote]
Veja bem, não estou falando de escolher “o que é melhor pra mim” ou de “preguiça de implantar tudo”.

Estou falando de mudança cultural, de mudanças que envolvem pessoas e implantação de novos processos e ferramentas. E mudanças como essas demoram. E são implementadas passo-a-passo.[/quote]

E a sua pergunta é ?

[quote=sergiotaborda]

E a sua pergunta é ?[/quote]

Vc não entendeu. Foi uma afirmação.

Vc foi ingênuo ao dizer que ou se usa ou não se usa “agilidade”!!!

[quote=Taz][quote=sergiotaborda]

Vc foi ingênuo ao dizer que ou se usa ou não se usa "agilidade"!!![/quote]

Mas eu não disse isso. Eu disse que ou vc usa ou vc não usa. Ou seja, ou vc usa scrum corretamente ou vc não está usando scrum.
Não tem como usar meio scrum.

Quando a pessoa/empresa diz que usa scrum, um conjunto de perguntas devem seguir essa afirmação.

• Quem é o scrum master ?
  • Quem é o product owner ?
  • Como vcs controlam o backlog ?
  • Como vcs controlam o sprint log ?
  • Qual é data da proxima release ?
  • Qual é a velocidade da equipa ?
  • Qual é definição de story point que estão usando ?
  • Qual é a definição de pronto ?
  • quantos story points tem o projeto ? e o sprint atual ? e quantos faltam para o fim do release ?
  • onde são feitas as daily scrum meatings ?
  • quem participa delas ?
  • onde são feitas as demonstrações de final de sprint ?
  • quem participa delas ?
  • quantas horas extra a equipa está trabalhando ?
  • qual é o fator de foco da equipa ?

a lista poderia prosseguir… mas esta já é bem exigente.
Repare que eu não estou perguntando como fazem o scrum, se eles fazem scrum, eu sei como eles fazem e estou perguntando detalhes. Repostas erradas que mostram que não estão usando scrum são

• Quem é o scrum master ? -> Não temos
  • Quem é o product owner ? -> Não temos ou é o Scrum master
  • Como vcs controlam o backlog ? -> não temos backlog.
  • Como vcs controlam o sprint log ? -> não temos sprint log
  • Qual é data da proxima release ? -> não sei ou depende de x (onde x é uma justificativa qualquer )
  • Qual é a velocidade da equipa ? -> não sei
  • Onde afixam os burdown charts ? -> não afixamos, usamos um sofware, não fazemos isso
  • Qual é definição de story point que estão usando ? -> foi inventada pelos desnevolvedores, não sei qual é
  • Qual é a definição de pronto ? -> não temos uma
  • quantos story points tem o projeto ? e o sprint atual ? e quantos faltam para o fim do release ? -> não sei
  • onde são feitas as daily scrum meatings ? -> não fazemos
  • quem participa delas ? -> (supondo que as fazem esta pergunta é para saber se alguem fora da equipa sm + po + devs tb participa)
  • onde são feitas as demonstrações de final de sprint ? -> não fazemos, ou , cada um interessado acessa um servidor central
  • quem participa delas ? ( o mesmo que a pergunta do daily meeating)
  • quantas horas extra a equipa está trabalhando ? a resposta certa é "nunca fazemos" ou "zero"
  • qual é o fator de foco da equipa ? -> não sei ou pior : "o que é isso ?"

é muito fácil detectar se scrum está sendo feito ou não. Scrum é bastante exigente e não tolera "arranjos".
O que estou dizendo é que, ou vc faz tudo o que é exigido pelo scrum, ou vc não pode dizer que está usando scrum, nem que está usando algo baseado em scrum. A unica forma honesta de responder é dizer que está fazendo mau scrum.
Pelo menos assim vc indica que sabe que está errado e sabe o que é certo.

Implantar scrum é um fenomeno cultural, portanto,se as pessoas já tem a cultura certas as práticas são naturais e simples e vc pode começar a usar bom scrum desde o principio. Mas se é demorado implantar (maior parte das vezes é), então os pedacinhos do scrum que vc usa, não o classificam a dizer que está usando scrum. Vc está utilizando uma porcaria qualquer que nem vc sabe o que é. Isso não é agilidade, é enganação. Pura e simples.

[quote=sergiotaborda][quote=Taz][quote=sergiotaborda]

Vc foi ingênuo ao dizer que ou se usa ou não se usa "agilidade"!!![/quote]

Mas eu não disse isso. Eu disse que ou vc usa ou vc não usa. Ou seja, ou vc usa scrum corretamente ou vc não está usando scrum.
Não tem como usar meio scrum.

Quando a pessoa/empresa diz que usa scrum, um conjunto de perguntas devem seguir essa afirmação.

• Quem é o scrum master ?
  • Quem é o product owner ?
  • Como vcs controlam o backlog ?
  • Como vcs controlam o sprint log ?
  • Qual é data da proxima release ?
  • Qual é a velocidade da equipa ?
  • Qual é definição de story point que estão usando ?
  • Qual é a definição de pronto ?
  • quantos story points tem o projeto ? e o sprint atual ? e quantos faltam para o fim do release ?
  • onde são feitas as daily scrum meatings ?
  • quem participa delas ?
  • onde são feitas as demonstrações de final de sprint ?
  • quem participa delas ?
  • quantas horas extra a equipa está trabalhando ?
  • qual é o fator de foco da equipa ?

a lista poderia prosseguir… mas esta já é bem exigente.
Repare que eu não estou perguntando como fazem o scrum, se eles fazem scrum, eu sei como eles fazem e estou perguntando detalhes. Repostas erradas que mostram que não estão usando scrum são

• Quem é o scrum master ? -> Não temos
  • Quem é o product owner ? -> Não temos ou é o Scrum master
  • Como vcs controlam o backlog ? -> não temos backlog.
  • Como vcs controlam o sprint log ? -> não temos sprint log
  • Qual é data da proxima release ? -> não sei ou depende de x (onde x é uma justificativa qualquer )
  • Qual é a velocidade da equipa ? -> não sei
  • Onde afixam os burdown charts ? -> não afixamos, usamos um sofware, não fazemos isso
  • Qual é definição de story point que estão usando ? -> foi inventada pelos desnevolvedores, não sei qual é
  • Qual é a definição de pronto ? -> não temos uma
  • quantos story points tem o projeto ? e o sprint atual ? e quantos faltam para o fim do release ? -> não sei
  • onde são feitas as daily scrum meatings ? -> não fazemos
  • quem participa delas ? -> (supondo que as fazem esta pergunta é para saber se alguem fora da equipa sm + po + devs tb participa)
  • onde são feitas as demonstrações de final de sprint ? -> não fazemos, ou , cada um interessado acessa um servidor central
  • quem participa delas ? ( o mesmo que a pergunta do daily meeating)
  • quantas horas extra a equipa está trabalhando ? a resposta certa é "nunca fazemos" ou "zero"
  • qual é o fator de foco da equipa ? -> não sei ou pior : "o que é isso ?"

é muito fácil detectar se scrum está sendo feito ou não. Scrum é bastante exigente e não tolera "arranjos".
O que estou dizendo é que, ou vc faz tudo o que é exigido pelo scrum, ou vc não pode dizer que está usando scrum, nem que está usando algo baseado em scrum. A unica forma honesta de responder é dizer que está fazendo mau scrum.
Pelo menos assim vc indica que sabe que está errado e sabe o que é certo.

Implantar scrum é um fenomeno cultural, portanto,se as pessoas já tem a cultura certas as práticas são naturais e simples e vc pode começar a usar bom scrum desde o principio. Mas se é demorado implantar (maior parte das vezes é), então os pedacinhos do scrum que vc usa, não o classificam a dizer que está usando scrum. Vc está utilizando uma porcaria qualquer que nem vc sabe o que é. Isso não é agilidade, é enganação. Pura e simples.
[/quote]

Vc continua não entendendo ou não se fazendo de entendido.

Eu desisto… :roll:

[quote=Taz][quote=sergiotaborda]
[/quote]

Vc continua não entendendo ou não se fazendo de entendido.

Eu desisto… :roll:
[/quote]

Tlv se vc explicar melhor o que vc quer dizer eu entenda a sua posição…