Web Beans morreu. Agora se chama JCDI (Java Contexts and Dependency Injection)

Ola

Alessandro, vou aproveitar que vc reacendeu a discussão e pedir pra ouvir sua opinião. Tenho lutado pra aprender bem JSF + RichFaces + Ajax4jsf …(JBoss).

No entanto, apesar de EU não gostar muito da aparência visual geral do Flex (caro, posso estilizar), esse me parece um pouco muito mais intuitivo e fácil de programar para a camada UI. Além disso, também me parece mais “profissinal, robusto” que GWT. Mas sou fã do GWT.

A minha pegunta é a seguinte, vc acha que é razoável, confiável, etc, implementar um sistema Enterprise (a princípio pequeno, mas com uma estratégia de crescimento para médio porte…) usando o GWT???.

É é que tenho a impressão (talvez errônea) de que o GWT é um framewok meio relegado para aplicações “pequenas”… Mas, se eu tiver indicios bons que o GWT pode “substituir” o lado cliente de forma robusta, pessoalmente não tenho dúvida em desistir do JSF em prol do GWT.

Problema potencial: no livro Seam in action, o autor Dan Allen diz:

[quote]G4jsf, a subproject under Ajax4jsf, is an integration library for the Google Widget Toolkit (GWT) and
JavaServer Faces (JSF). G4jsf combines both technologies to wrap Google widgets into JSF components.[/quote]

e

[quote]Unfortunately, the future of this project is unknown beyond the release of Seam 2. Ajax4jsf was
adopted by JBoss, but G4jsf was left behind.[/quote]. Logo, pelo que entendi, teriamos somente chamadas remotas (RPC) pra interargir da UI cliente com o lado Seam no servidor, eh isso mesmo?

Entao, qual o futuro do Seam+GWT?.. Robustez, escalabilidade, manutenabilidade, etc, qual sua opinião…? (sem querer abusar…:))

(God, preciso aprender a fazer posts com menos palavras, :))

Abraços, elvano.

A dupla Seam + GWT já é a preferida da JBoss para desenvolvimento de suas aplicações web embarcada em seus frameworks, como é o caso do BRMS (Banco de Regras do Drools), Guvnor (novo Banco de Regras) e jBPM Console (ferramenta de monitoramento de processos BPM).

Fora que hoje a Red Hat esta investindo no próprio desenvolvimento do GWT, o que assim se pressupõe uma integração cada vez maior com seus frameworks como o caso do Seam.

Sem dúvida eu acho uma solução boa o desenvolvimento de interfaces com GWT para grandes projetos . Como opinião pessoal, a única coisa que não gosto muito do GWT é a burocracia para escrever coisas simples , ou melhor dizendo, desenvolvimento like Swing não me agrada.

Legal saber disso Allessandro, realmente assim fica um pouco melhor. Então falta resolver somente uma coisa no seam (já que não sabia da utilização em outros frameworks de visão): o forte acoplamento com EJB. Não vi ninguém ainda conseguir fazer um lookup de um EJB disponibilizado como componente Seam, ele o amarra deveras. Há alguma maneira de fazer isso?

Bem, se houver… A investida é boa! :slight_smile:

Relaxa, isso tbm não é mais problema. Isso ocorria pq os componentes do Seam (EJBs ou POJOs) eram vinculados com o ciclo de vida JSF, o que não ocorre mais com os novos interceptors.