Ola
Alessandro, vou aproveitar que vc reacendeu a discussão e pedir pra ouvir sua opinião. Tenho lutado pra aprender bem JSF + RichFaces + Ajax4jsf …(JBoss).
No entanto, apesar de EU não gostar muito da aparência visual geral do Flex (caro, posso estilizar), esse me parece um pouco muito mais intuitivo e fácil de programar para a camada UI. Além disso, também me parece mais “profissinal, robusto” que GWT. Mas sou fã do GWT.
A minha pegunta é a seguinte, vc acha que é razoável, confiável, etc, implementar um sistema Enterprise (a princípio pequeno, mas com uma estratégia de crescimento para médio porte…) usando o GWT???.
É é que tenho a impressão (talvez errônea) de que o GWT é um framewok meio relegado para aplicações “pequenas”… Mas, se eu tiver indicios bons que o GWT pode “substituir” o lado cliente de forma robusta, pessoalmente não tenho dúvida em desistir do JSF em prol do GWT.
Problema potencial: no livro Seam in action, o autor Dan Allen diz:
[quote]G4jsf, a subproject under Ajax4jsf, is an integration library for the Google Widget Toolkit (GWT) and
JavaServer Faces (JSF). G4jsf combines both technologies to wrap Google widgets into JSF components.[/quote]
e
[quote]Unfortunately, the future of this project is unknown beyond the release of Seam 2. Ajax4jsf was
adopted by JBoss, but G4jsf was left behind.[/quote]. Logo, pelo que entendi, teriamos somente chamadas remotas (RPC) pra interargir da UI cliente com o lado Seam no servidor, eh isso mesmo?
Entao, qual o futuro do Seam+GWT?.. Robustez, escalabilidade, manutenabilidade, etc, qual sua opinião…? (sem querer abusar…:))
(God, preciso aprender a fazer posts com menos palavras, :))
Abraços, elvano.