Voce sendo senior, acha que vale a pena OCJP?

Essa discussão da “certificação não vale nada vs certificação é tudo” nunca acaba mesmo :slight_smile:

No geral minha visão é que, repetindo o que já disse, certificação não deve nunca ser usado como único critério para avaliar um profissional. É um entre tantos outros. Acredito cegamente que certificação ajuda sim na desenvolvimento profissional de alguém, uma vez que você precisa estudar e acaba sendo forçado a aprender assuntos que talvez você nunca fosse ter oportunidade de aprender. Mesmo não usando esses assuntos no seu dia a dia de trabalho, um dia você vai poder precisar deles e graças ao seu estudo praquela certicação XYZ, você vai já vai pelo menos saber onde buscar o que precisa.

O papel de arquiteto é realmente difícil de definir. No geral, acredito que seja alguém que tenha a visão do todo, capacidade de discernimento, saber porque usar tal tecnologia e quando. E claro, por ser arquiteto, sempre vai ser uma referência e tem sim que ser um bom líder.

Com relação a certificação de arquiteto propriamente dita, acho que é a mais fácil de todas. A única dificuldade dela é exatamente que engloba muitas coisas das demais certificações (java, claro).

[quote=rodrigo.uchoa]Essa discussão da “certificação não vale nada vs certificação é tudo” nunca acaba mesmo :slight_smile:

No geral minha visão é que, repetindo o que já disse, certificação não deve nunca ser usado como único critério para avaliar um profissional. É um entre tantos outros. Acredito cegamente que certificação ajuda sim na desenvolvimento profissional de alguém, uma vez que você precisa estudar e acaba sendo forçado a aprender assuntos que talvez você nunca fosse ter oportunidade de aprender. Mesmo não usando esses assuntos no seu dia a dia de trabalho, um dia você vai poder precisar deles e graças ao seu estudo praquela certicação XYZ, você vai já vai pelo menos saber onde buscar o que precisa.

O papel de arquiteto é realmente difícil de definir. Resumidamente, acredito que seja alguém que tenha a visão do todo, capacidade de discernimento, saber porque usar tal tecnologia e quando. E claro, por ser arquiteto, sempre vai ser uma referência e tem sim que ser um bom líder.

Com relação a certificação de arquiteto propriamente dita, acho que é a mais fácil de todas. A única dificuldade dela é exatamente que engloba muitas coisas das demais certificações (java, claro).

[/quote]

Ops, fiz besteira sem querer. Perdão pelo post repetido.

Ataxexe, existe a certificação Jboss Jbcaa que tem duração de 4 horas e tem cunho estritamente prático, mesmo esta, você acha que não atesta que o canditado tem conhecimentos?

A verdade é:
…que falho ou não…
…vc concordando ou não…
o meio mais adotado de provar que vc tem conhecimento em algo na setor de T.I. é o modelo da certificação.

Eu tb não gosto…é muito cansativo, estressante, muito caro, bla bla bla…
Mas, até surgir uma outra abordagem melhor, e for amplamente adotada…temos que aderir ao mercado…

OU, vc pode ser como muitos por ai…que vão contra a maré…"certificação não prova nada…"
Simplesmente não faça…

Tive um colega que simplesmente mudou de área…justamente por causa disso…
Veja que até outras áreas tb são assim…

ponto positivo de um certificado
Ele adquiriu conhecimento
Ele foi testado por uma prova
Ele fez uma prova provavelmente em inglês
Ele teve a coragem de se testar e correr atrás

o carinha que não tem certificação
Ele tem MEDO de reprovar
Ele tem medo de tirar score baixo
Ele não quer estudar
Ele talvez não saiba inglês
Ele não gosta de correr atrás das coisas
Ele não gosta de ser testado

pode se pensar por esse lado???

[quote=eduJava]ponto positivo de um certificado

Ele tem MEDO de reprovar
Ele não quer estudar

[/quote]

Isso não é tudo…tem muitas outras coisas ai…

[quote=eduJava]ponto positivo de um certificado

Ele tem MEDO de reprovar
Ele não quer estudar

[/quote]
Se não fosse pelos TestKillers, eu concordaria com você

Com certeza atesta, mas ainda há pontos fracos (explico mais abaixo). É uma prova muito difícil de passar se você não estudar bem. O problema é que ela não é a única coisa que atesta que o candidado tem conhecimentos. Um commiter do jboss-as com certeza tem bons conhecimentos, um blogueiro sobre o tema também.

O ponto fraco que as provas tem é que elas atestam o conhecimento do candidato em um determinado dia de um determinado ano em um determinado período. Se o cara estudou e depois nem deu prosseguimento após passar na prova, ele pode não ter mais o conhecimento. Assim como um cara que sabe demais, mas teve problemas pessoais no dia da prova e reprovou não pode ser considerado com falta de conhecimento.

É muito complicado avaliar um profissional usando somente uma forma. Todas elas apresentam pontos fortes e fracos.

[quote=FernandoFranzini]A verdade é:
…que falho ou não…
…vc concordando ou não…
o meio mais adotado de provar que vc tem conhecimento em algo na setor de T.I. é o modelo da certificação.

Eu tb não gosto…é muito cansativo, estressante, muito caro, bla bla bla…
Mas, até surgir uma outra abordagem melhor, e for amplamente adotada…temos que aderir ao mercado…

OU, vc pode ser como muitos por ai…que vão contra a maré…"certificação não prova nada…"
Simplesmente não faça…

Tive um colega que simplesmente mudou de área…justamente por causa disso…
Veja que até outras áreas tb são assim…[/quote]

É o modelo mais adotado por ser o mais simples e mais rentável. Infelizmente.

Eu sou do meio que não faz certificações. Não tenho dinheiro para bancar as provas (as empresas geralmente bancam apenas se você passar, ou seja, se você não passar acaba no prejuízo e a empresa fica de boa) e quando eu tive a oportunidade de fazê-las totalmente custeadas pela empresa, tive problemas pessoais e não pude me comprometer.

Felizmente, nos meus quase dez anos de carreira não tive problemas por não ter certificações nem nível superior (apesar de finalmente ter conseguido me formar neste ano). Se eu precisar realmente tirar alguma certificação e tiver como custear ou a empresa custear pra mim eu irei tirar com certeza.

Todo tipo de avaliação que não se faz no dia a dia, em um ambiente comum a quem está sendo avaliado é impreciso, seja uma prova na escola/colégio/faculdade, seja uma certificação ou prova para admissão em empresa.
As pessoas reagem de forma diferente à estas situações, umas ficam muito nervosas, a ponto de não conseguirem sair do lugar. Conheço um sujeito que dirigia razoavelmente bem, mas na hora da prova prática, ia muito mal devido ao nervosismo. Resultado? Reprovou mais de 5 vezes.
Já vi muita gente ir mal em prova de admissão, mas ser muito bom no que faz.
Uma avaliação contínua é o mais ideal, mas como fazer isso para algo como a certificação?

[quote=drsmachado]Todo tipo de avaliação que não se faz no dia a dia, em um ambiente comum a quem está sendo avaliado é impreciso, seja uma prova na escola/colégio/faculdade, seja uma certificação ou prova para admissão em empresa.
As pessoas reagem de forma diferente à estas situações, umas ficam muito nervosas, a ponto de não conseguirem sair do lugar. Conheço um sujeito que dirigia razoavelmente bem, mas na hora da prova prática, ia muito mal devido ao nervosismo. Resultado? Reprovou mais de 5 vezes.
Já vi muita gente ir mal em prova de admissão, mas ser muito bom no que faz.
Uma avaliação contínua é o mais ideal, mas como fazer isso para algo como a certificação?[/quote]
É por isso que eu acho que uma entrevista técnica também é essencial.

Depois de ser aprovado pelo RH, é necessário um passo desses, pois um profissional técnico consegue ter uma noção melhor da pessoa com uma simples conversa. Claro que existem aqueles que enganam muito bem, e aí é que entram os 3 meses de avaliação do regime CLT, com esse tempo já dá pra avaliar o profissional e tomar uma decisão.

[quote=Hebert Coelho]Sim.

Existem algumas vagas que já estão exigindo sênior com certificação jp ou ca.

Eu pretendo tirar a 8 quando sair e sempre digo que vale a pena. [=[/quote]

Honestamente, como exigência, assim como vc cita, eu nunca vi aqui em São Paulo, o máximo que vi é “será considerado um plus/diferencial”. Sei que tem aquela velha história de processos de licitação, mesmo assim, eu André, nunca presenciai na prática. Além de que, se eu estivesse comandando um processo seletivo e tivessem 3 canditados, um com certificação e os outros dois sem, não significa que escolheria o com certificação, mas sim o que possui maiores qualificações no total, que é o que entendo que sempre ocorre na prática numa disputa de dois canditados sendo que um possui a OCJP e outro não.

[quote=drsmachado]
[…]

Uma avaliação contínua é o mais ideal, mas como fazer isso para algo como a certificação?[/quote]

Não estou querendo deferender o kras do PMI, mas veja só, pra vc ser PMP é preciso de pré-requisito:

• ter anos de experiência formal “comprovada”
  • ter curso formal realizado
  • fazer um prova exaustiva de 4 horas de duração

EDITED
* além disso, depois de passar é preciso OBRIGATORIAMENTE estar constantemente se atualizando fazendo curso, palestrando e etc pois eles entendem que isso irá manter o candidato up to date/atualizado.

Sem falar q é prova é kra (tipo uns 1500 reais), isso dá uma filtrada tb pra n ser algo q todo mundo tem…

[quote=andredecotia][quote=drsmachado]
[…]

Não estou querendo deferender o kras do PMI, mas veja só, pra vc ser PMP é preciso de pré-requisito:

• ter anos de experiência formal “comprovada”
  • ter curso formal realizado
  • fazer um prova exaustiva de 4 horas de duração

EDITED
* além disso, depois de passar é preciso OBRIGATORIAMENTE estar constantemente se atualizando fazendo curso, palestrando e etc pois eles entendem que isso irá manter o candidato up to date/atualizado.

Sem falar q é prova é kra (tipo uns 1500 reais), isso dá uma filtrada tb pra n ser algo q todo mundo tem…

[/quote]
Em 2009, quando tive gerenciamento de projetos na faculdade, meu professor era certificado PMI. Naquela época, o curso completo girava em torno dos R$ 14 mil. Imagine hoje.
Eles possuem encontros regulares e conferências, há um livro que apenas associados (os certificados) recebem.