Boa noite a todos,
Por mais divergentes que foram as opiniões o mais importante foi atingido que foi o fato de pararmos pra refletir sobre as tecnologias existentes. Parabéns aos que participaram e principalmente ao nosso amigo “saoj” que iniciou a discussão e nos fez refletir sobre tudo isso. Salvo as discusões mais acirradas onde cada um defendeu seu ponto de vista e que ninguém é obrigado a pensar de forma igual o resultado foi muito bom. O melhor framework não deve ser A ou B e sim consideramos que o melhor é o que dominamos, que sabemos usar e que nos propicia o melhor resultado para o projeto que estamos utilizando. Com certeza o Hibernate é um ótimo framework e senão o melhor, porém cabe a ressalva de que nem tudo é perfeito nessa vida. Não existe ainda esse mundo que queremos. E por mais que se faça num framework não será possível agradar a todos. Ainda bem que isso ocorre pois assim abre novas oportunidades para outros produtos. Talvez uma das falhas da discussão foi a forma como foi abordado o tema “Você não gosta do Hibernate?”, talvez desse ser “O que eu gostaria que o Hibernate fizesse e não faz” ou “O que vc acha deveria ser diferente no Hibernate?”. De tudo o que li algo me fez refletir sobre o que realmente é interessante e tevo um assunto que me chamou a atenção e que com certeza
estarei me aprofundando nos próximos dias “Configuração programática”. Com certeza vou poder tirar algo proveitoso dessa nova forma de pensamento que até então eu desconsiderei.
Espero que possamos nos encontrar em novos posts para discutirmos mais sobre outros assuntos.
Bom final de semana a todos,
Edson Martins