O que você espera obter de diferente pagando por uma IDE? Tem algum recurso que só existe nas versões pagas, que você precisa para os projetos que pretende fazer?
Você fez uma pergunta sobre IDEs no passado. Desde 2021, tem usado o quê? Por que quer mudar agora?
O Visual Studio tem a versão community, que é gratuita. Você pode baixar e usar, pra ver como se adapta ao VS, e só depois ver se compensa pegar a versão paga. Eu não uso o VS com frequência, e há anos tenho usado a versão Community sem problemas, embora 99% do tempo use o Visual Studio Code. Também pode baixar a versão de avaliação da versão paga (Visual Studio Profissional).
A Jetbrains também tem uma opção de avaliação (rodapé da página), mas precisa solicitar, preenchendo um formulário.
A licença dos Visual Studio não limita o tipo de software você pode desenvolver (e nem faz sentido que limite). Você pode desenvolver softwares de código aberto nele (conforme inclusive diz na página linkada acima). A Jetbrains oferece uma versão gratuita se o projeto se enquadrar realmente em código livre, mas ainda requer entrar em contato diretamente.
Aparentemente não há mais licenças perpétuas, conforme o FAQ.
Se, por pagar somente uma vez, você quer dizer ter uma “licença barata que dure pra sempre”, a resposta é não, conforme o FAQ acima.
Se, por pagar uma vez, você quer pagar menos que o valor anual, há a opção de pagamento mensal, entre 16 e 28 dólares por mês.
Se você quer pagar por mais de um ano pra ver se tem um desconto maior, provavelmente vai ter de entrar em contato com eles.
Minha dica é baixar a versão community, usar um pouco e ver o que acha, se serve pro que você precisa.
Abraço.