Ubuntu 11.10 ?Oneiric Ocelot? já está disponível

[quote=Jairo Junior][quote=Adelar]
Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.[/quote]
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária… [/quote]

Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Estou com um beta do 11.10, quero ver se esse final de semana baixo a versão final e formato.

Não gostei do Unity tbm, migrei para o kubuntu e até o momento não vejo motivos pra mudar. Atualizei sem problemas da versão 11.04 para a 11.10 no gerenciador de atualizações do kubuntu.

Não gosto do Unity e o Gnome 3 é ruim de configurar e personalizar, espero que melhore.

[quote=marcosalex][quote=Jairo Junior][quote=Adelar]
Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.[/quote]
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária… [/quote]

Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Estou com um beta do 11.10, quero ver se esse final de semana baixo a versão final e formato.[/quote]
Foi o que eu quis dizer com “workaround”, porque o gnome-classic-fallback é completamente diferente do gnome-classic da versão 11.04. Testei várias distros hoje e nada agradou, vou ficar no 11.04 até “acabar”, daí volto pro windows ou me aventuro num mac.
Outra coisa que me irritou bastante no 11.10 foi a remoção do sun-java6-jdk do repositório “partner”.

Instalei ontem.

Posso dizer que realmente esta muito bonito. Uso Linux desde 2000, e sim, estava na hora de modificar a interface gráfica. Na primeira hora queria quebrar o monitor depois, já me acostumei.

Meu PC tem 8GB de RAM, por isso, não senti nenhuma “lentidão” como o pessoal vem reclamando, pelo contrario, hablitei tudo quanto foi recurso para ver o “limite”.

Achei maravilhoso a integração com o Ubuntu One. Realmente, inovador.

[quote=Jairo Junior][quote=marcosalex][quote=Jairo Junior][quote=Adelar]
Quando usei tinha uns bugs muito chatos… usei por uns dois dias, não aguentei e nunca mais vi Unity na frente. Acabei voltando para a interface padrão, que serve bem ao propósito.[/quote]
No 11.10 não tem mais a opção pra logar no gnome classic, e o workaround que usei pra fazer login no classic não é muito eficiente. Resumindo, estou tentando usar o gnome-shell, é uma luta diária… [/quote]

Pra logar no gnome classic, basta instalar um pacote específico via synaptic.
Estou com um beta do 11.10, quero ver se esse final de semana baixo a versão final e formato.[/quote]
Foi o que eu quis dizer com “workaround”, porque o gnome-classic-fallback é completamente diferente do gnome-classic da versão 11.04. Testei várias distros hoje e nada agradou, vou ficar no 11.04 até “acabar”, daí volto pro windows ou me aventuro num mac.
Outra coisa que me irritou bastante no 11.10 foi a remoção do sun-java6-jdk do repositório “partner”.[/quote]

Porque não o Kubuntu? To usando desde o 11.04 e não sinto saudades do gnome/Unity/Windows e companhia!

Instalei até mesmo no note da minha esposa que estava com um vista todo lento!!

Pessoal, quanto a fazer upgrade do 11.04 para 11.10, quem fez? Aconselham, teve algum problema? Estou meio receoso, to com preguiça de ter que reinstalar tudo do zero caso de alguma zebra e tambem não quero fazer fresh install só pra atualizar não!

[quote=bestlinux]Instalei ontem.

Posso dizer que realmente esta muito bonito. Uso Linux desde 2000, e sim, estava na hora de modificar a interface gráfica. Na primeira hora queria quebrar o monitor depois, já me acostumei.

Meu PC tem 8GB de RAM, por isso, não senti nenhuma “lentidão” como o pessoal vem reclamando, pelo contrario, hablitei tudo quanto foi recurso para ver o “limite”.

Achei maravilhoso a integração com o Ubuntu One. Realmente, inovador.
[/quote]
++

Interessante também o Unity2D, só está com um probleminha: eu gosto do tema Radiance, porém janelas que não maximizam ficam com a barra no tema Ambiance (inconsistência).
De resto está legal, já estou me acostumando com o Unity, mesmo com a ainda pouca possibilidade de customização. Mas usar pra valer vai ser na próximo ano, quando chegar o Pangolim Preciso LTS.

Atualizei do 11.04 para o 11.10, esta ultima ta muito bugada. Não abre as pastas, ao clicar numa pasta do desktop ele some com elas, só reiniciando para aparecerem novamente, além de ser mais lenta que a anterior.

Bom atualizei ontem meu Kubuntu do 11.04 para 11.10. Logo no restart ja não subia, ficava congelado, no modo recovery conseguia me logar, alguma zebra no drive da nvidia, abri o Additional drivers, e tinham duas opções para a nvidia, uma(version current) data erro da hora de ativar, pesquisei no google e falaram pra ativar a outra(post-realease updates), ativei, ele fez o download, instalou pediu restart e voila, boot 100%.

Aparentemente tirando o problema citado acima, esta tudo 100% funcionando, inclusive todos os meus apps que estavam instalados continuam funcionando normalmente, java ok, scala, netbeans, Intellij, Eclipse, tudo abrindo de boa! Nada a relatar até aqui!

Como meu /home fica em outra pasta, resolvi formatar, já que meu Ubuntu vem sendo atualizado desde a versão 9.04 e já passou inclusive por betas, tava na hora de dar uma limpeza.

No 11.04 eu tive um problema com o grub, a cada atualização (inclusive de segurança) o Linux perdia ele e eu precisava usar o liveCD pra corrigir. Agora descobri que a culpa é do FlexNet, um rootkit da Adobe que é instalado no setor 32. Procurando tutoriais, matei o problema.

O Unity do 11.10 achei melhor, corrigiram muita coisa que eu não gostava na usabilidade da versão anterior e ficou mais estável. E o LightDM é bem mais leve que o gdm. Outra coisa que ficou legal para os usuários leigos é a instalação de softwares do repositório, que ficou com uma interface similar à das App Stores.
No mais, foram atualizações de pacotes.

Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.

Como assim? Não entendi! diariamente/semanalmente/mensalmente recebo atualizações para softwares instalados no meu kubuntu! Meu chrome mesmo esta sempre na última versão, libreoffice mesma coisa!

[quote=fredferrao][quote=marcosalex]
Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
[/quote]

Como assim? Não entendi! diariamente/semanalmente/mensalmente recebo atualizações para softwares instalados no meu kubuntu! Meu chrome mesmo esta sempre na última versão, libreoffice mesma coisa![/quote]

Você usa qual repositório?

Instalei ontem no meu note (instalação limpa, do zero). A princípio, o único problema que notei é que está bastante lento, mas relevei isso porque meu note já é velho de guerra, um Celeron com 2GB de RAM.

No entanto, tenho me decepcionado um pouco com o Ubuntu. Achei o Unity uma péssima idéia, e desde o 10.10 tenho tido problemas com atualizações quebrando o sistema. Uma das atualizações do 11.04, por exemplo, bugou a placa wireless do meu note, e outra atualização ferrou o Wine do desktop.

Confesso que quase migrei para o Fedora, e dependendo de como será a instalação do 11.10 no desktop e no netbook, vou migrar de vez. Pra mim, a última versão 100% do Ubuntu foi a 10.04.

[quote=marcosalex][quote=fredferrao][quote=marcosalex]
Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
[/quote]

Como assim? Não entendi! diariamente/semanalmente/mensalmente recebo atualizações para softwares instalados no meu kubuntu! Meu chrome mesmo esta sempre na última versão, libreoffice mesma coisa![/quote]

Você usa qual repositório?[/quote]

Repositorio default do ubuntu, não mexi em nada, atualizações do SO aparecem na barra de notificação normalmente, e os apps, se eu os instalei via apt-get install ou pelo software center, sempre que há atualizações ele me alerta, eu confirmo e tenho tudo sempre atualizado, identico ao Windows Update. A exemplo do chrome que ele ja atualiazou para o 14.

O que eu teria que fazer manualmente é apps que eu tenha baixado o .deb ou bin e instalado manualmente, ai nao tem jeito, por exemplo o jdk.

E aquele papo que a Canonical estava preparando a ISO so Ubuntu 11.10 pra inclusive ser “bootavel” via PEN DRIVE? No final o que teve foi aquele modelo de passo a passo no sitepara fazer uma PEN DRIVE bootavel usando o aplicativo de Disco de Inicialização.
Mas não consegui sequer fazer a minha BIOS reconhecer o dispositivo USB! Até alterei as opções na propria BIOS e restartei a máquina nada de fazer minha PEN DRIVE com Ubuntu rodar…

Enfim desisti e rodei via dvd mesmo e está show,se alguém tiver uma dica de como eu posso proceder pra criar minha PEN DRIVE com o Ubuntu nela sem usar aquele programinha do Windows ,ficarei grato.

[quote=marcosalex]Como meu /home fica em outra pasta, resolvi formatar, já que meu Ubuntu vem sendo atualizado desde a versão 9.04 e já passou inclusive por betas, tava na hora de dar uma limpeza.

No 11.04 eu tive um problema com o grub, a cada atualização (inclusive de segurança) o Linux perdia ele e eu precisava usar o liveCD pra corrigir. Agora descobri que a culpa é do FlexNet, um rootkit da Adobe que é instalado no setor 32. Procurando tutoriais, matei o problema.

O Unity do 11.10 achei melhor, corrigiram muita coisa que eu não gostava na usabilidade da versão anterior e ficou mais estável. E o LightDM é bem mais leve que o gdm. Outra coisa que ficou legal para os usuários leigos é a instalação de softwares do repositório, que ficou com uma interface similar à das App Stores.
No mais, foram atualizações de pacotes.

Queria que as distribuições Linux tivessem uma forma de atualizar alguns softwares sem precisar atualizar o SO inteiro. Eu sei que a Canonical tem o PPA, a Mandriva tem o Cooker, mas queria algo mais transparente para o usuário final. Se fizerem isso pelo menos para os browser, pro OpenOffice e alguns softwares, a necessidade de ficar atualizando as distros se reduziria bastante.
[/quote]

Acho que isso que voce citou eh hoje um dos maiores gargalo de todas as distro.

[quote=fredferrao]
Repositorio default do ubuntu, não mexi em nada, atualizações do SO aparecem na barra de notificação normalmente, e os apps, se eu os instalei via apt-get install ou pelo software center, sempre que há atualizações ele me alerta, eu confirmo e tenho tudo sempre atualizado, identico ao Windows Update. A exemplo do chrome que ele ja atualiazou para o 14.

O que eu teria que fazer manualmente é apps que eu tenha baixado o .deb ou bin e instalado manualmente, ai nao tem jeito, por exemplo o jdk.[/quote]

No meu funciona assim também, tudo up to date, sem problema nenhum.
Exceto o que instalo manualmente, o que chega a ser uma minoria pois quase tudo vai pelo apt-get ou aptitude.

Atualizando…

Depois de instalar o 11.10 no notebook, ontem instalei no netbook, um HP mini. Suei bastante: se escolhesse a opção para iniciar o live cd e, dentro dele, instalar o Ubuntu, a instalação sempre travava antes de chegar ao final. Escolhendo a opção de instalar logo na tela de boot, consegui finalizar a instalação sem maiores problemas. Uma coisa que achei legal é que ele reconheceu e instalou os drivers para o leitor de cartões embutido, da Realtek. Até o 11.04, eu precisava baixar os drivers do site da Realtek e instalar manualmente.

Agora só falta o desktop. Tô tomando coragem…

No início estranhei um pouco mas agora nem sinto mais falta do classic. … Ubuntu 11.10!