A Canonical é muito criticada por não ajudar no desenvolvimento do kernel, mas é a principal que investe em usabilidade e na popularização do Linux.
Sim, o ubuntu conseguiu o que nenhuma outra distribuição fez até hoje, “simplificar o uso de um linux”. Pena que o kubuntu não tenha a mesma atenção. Fui rodar a ultima distro e não havia um gerenciador de pacotes como o sinaptic.
Não tem mais o adept no KDE?
E a Canonical ajuda com o kernel, sim. Mas menos que o desejado.
Não tem mais o adept no KDE?
E a Canonical ajuda com o kernel, sim. Mas menos que o desejado.
http://en.wikipedia.org/wiki/KPackageKit[/quote]
tem razão, mas não encontrei o adept nos menus e não ousei tentar no terminal para ver se ele estava no path. Vou ver hoje a noite em casa.
Adept descontinuado. Entrou esse outro aí, o KPackageKit.
Sobre a atenção Ubuntu/Kubuntu, acho que não tem diferença, afinal só muda o ambiente mesmo. Não é a Canonical que faz o Konsole, Kopete etc
[quote=Schuenemann]Adept descontinuado. Entrou esse outro aí, o KPackageKit.
Sobre a atenção Ubuntu/Kubuntu, acho que não tem diferença, afinal só muda o ambiente mesmo. Não é a Canonical que faz o Konsole, Kopete etc[/quote]
Por isso que não o encontrei. estou por fora mesmo. Obrigado pelo esclarecimento.
[quote=fredferrao]
Mas foi só dar um nvidia-xconfig e um restart no x server que se ajeitou, e parece que ficou melhor que antes, agora antes de aparecer o login aparece um background da nvidia , não lembro de ver isto antes deste problema.[/quote]
A muitos anos atrás quando eu usava placas da NVidia usava isto no xorg.conf:
:arrow: Option “NoLogo” “True”
[quote=Felagund]
nossa “que grande novidade”, podia fazer algo melhor que isso aí, mais util quem sabe, uma otimizada nos drivers nvidia seria uma boa, o meu ainda não funciona 100% no 10.04.[/quote]
A uns anos trás os drivers da ATI q eram sofriveis e os da NVidia é que funcionavam bem (ou melhor)! A ATI agora esta bem melhor mas quanto a NVidia já n sei como esta agora q n uso placas da NVidia a muito tempo… mas por acaso semana passada troquei a minha placa gráfica de uma ATI HD3200 onboard para uma ATI HD5770, e pronto o Xorg ficou maluco! Isto q ainda acho muito ruim no mundo Linux e companhia, para nós q sabemos se virar resolvemos na boa (ou com alguma luta :P), mas um usuário comum esquece! Até consegue enfiar a nova placa dentro do PC mas depois aparece a tela preta e se n tem outro computador para ir na Internet investigar e talz esta lascado, e se não souber usar os comandos CD, LS, VI, WGET e por ai fora esta mesmo lascado, tem q fazer um ninicurso básico de command line a força para conseguir resolver o problema q nem sequer deveria levar o usuário para uma situação destas.
Outro grande problema é os jogos, o WINE por mais que se esforce por mais que a placa gráfica seja boa, no Linux não tem jeito, sempre fica pior os jogos do que no Windows, tanto é que tive que instalar o Windows 7 em outro HD e colocar dual boot para ir numa lan party e também para poder jogar o StarCraft 2 na perfeição.
Devagar o Ubuntu vai chegando lá, cada avanço é importante.
Mas claro que problemas de drivers, jogos, entre outros nem é problemas ou incompetência do Linux, e sim dos fabricantes (mas o usuário n sabe disto e nem quer saber). Mas ai é o tal problema do Lucro VS Prejuizo, como vão investir tanto no suporte a mais um sistema se não tem tanta saída? E para ter saída tem que ser muito adotado. E para ser adotado em massa precisa amadurecer mais em alguns pontos.
O que gosto no Linux é que puxa pelo usuário para ele aprender mais e ter que mexer na unha (graças ao mundo open source mas esta necessidade vem também da falta de maturidade), mas isto é bom, mas não para os usuários leigos e que querem continuar sendo leigos quanto as entranhas do sistema operacional.
Enquanto não ultrapassar o patamar de em algumas situações forçar o usuário a entrar nas entranhas do sistema vai continuar tendo um crescimento limitado e pouco interesse das empresas de desenvolvimento de software, ai se o usuário n tem aquele programinha ou aquele joguinho q tanto ama no Linux… fica complicado.
Sinti um pouco de tristeza quando tive q resolver na unha este problema idiota do driver da ATI com um Ubuntu q vai na versão 10 e já devia ter isto bem ultrapassado… seja culpa de quem for… n devia de existir estes problemas nesta altura do campeonato. Adoro o Ubuntu e o CentOS mas as vezes decepcionam um pouco e nos lembram que não são um Mac OS X da vida…
Eu usava Windows XP. Comprei uma placa da Nvidia, instalei os drivers do CD de instalação e pronto: a imagem ficava totalmente distorcida na tela. Tive que entrar pelo modo de segurança (acho que é esse o nome), desinstalar os drivers e baixar da Internet. E aí?
Sua crítica/análise, na minha opinião, não tem sentido. Usuário “comum” não troca placas ele mesmo, ele manda um técnico fazer isso. E o cara devolve já configurado para uso. Usuário “comum” no Linux também não faz.
Fica cansativo ler tantas comparações (não foi exatamente seu caso) Windows/Linux onde no Windows o cara compra o computador com tudo funcionando e, no Linux, ele sai instalando ele mesmo e se debatendo com os problemas de hardware. Tudo isso para concluir que Windows é mais fácil, o que não é verdade (não nesse caso, pelo menos).
Se você inverter a situação, isto é, o usuário instalando ele mesmo o Windows, pode facilmente concluir o inverso. Eu sequer consegui instalar o Windows XP no meu notebook (que veio com o Vista) porque ele não encontrava o HD na instalação! Fora que quando eu usava Windows, sempre tinha uma pilha de CDs com drivers (e um monte de programas que não queria, mas iam junto) e dessa vez não tinha, então teria que sair catando pela Internet, sem ajuda de um gerenciador de pacotes.
Excelente, esperar e ver agora em…
Eu usava Windows XP. Comprei uma placa da Nvidia, instalei os drivers do CD de instalação e pronto: a imagem ficava totalmente distorcida na tela. Tive que entrar pelo modo de segurança (acho que é esse o nome), desinstalar os drivers e baixar da Internet. E aí?
Sua crítica/análise, na minha opinião, não tem sentido. Usuário “comum” não troca placas ele mesmo, ele manda um técnico fazer isso. E o cara devolve já configurado para uso. Usuário “comum” no Linux também não faz.
Fica cansativo ler tantas comparações (não foi exatamente seu caso) Windows/Linux onde no Windows o cara compra o computador com tudo funcionando e, no Linux, ele sai instalando ele mesmo e se debatendo com os problemas de hardware. Tudo isso para concluir que Windows é mais fácil, o que não é verdade (não nesse caso, pelo menos).
Se você inverter a situação, isto é, o usuário instalando ele mesmo o Windows, pode facilmente concluir o inverso. Eu sequer consegui instalar o Windows XP no meu notebook (que veio com o Vista) porque ele não encontrava o HD na instalação! Fora que quando eu usava Windows, sempre tinha uma pilha de CDs com drivers (e um monte de programas que não queria, mas iam junto) e dessa vez não tinha, então teria que sair catando pela Internet, sem ajuda de um gerenciador de pacotes.[/quote]
Então eu uso Linux a muitos anos, principalmente em servidores, e em desktop já tenho alguns aninhos, e como gosto de jogar de vez enquando queria o q o Linux fosse bom nisto, ou pelo menos num nivel aceitável, mas a culpa é claro dos fabricantes de jogos q só querem saber de dinheiro.
Mas há “usuários”, q para quem usa Linux considera estes como usuários n tão leigos, q sabem trocar uma placa e instalar o windows e os drivers do Windows, mas que nem a pau conseguem fazer isto no Linux, assim como vc achar um técnico q vai trocar a placa para vc e instalar o driver da placa, vc n vai achar um tecnico q faça isto no Linux tão facilmente como vc acha para Windows. É neste sentido q quis dizer. Q na minha opinião estes “técnicos” são usuários levemente mais avançados. Assim como “programadores” q escrevem macros em Excel, são “programadores”? Acho q continuam sendo usuários, mas um pouco mais avançados. Algo assim
Q o Linux esta muito mais fácil do q o Windows em muitos pontos isto esta! Muito mais intuitivo e fácil. Mas se vc tiver a sorte de todo o teu hardware ser compatível e n ter o azar de cair na telinha preta e gritar: “ai meu Deus e agora q q eu faço!?”
É claro q o Linux principalmente o Ubuntu, Fedora, OpenSuse, etc… suporta quase todo hardware… mas quase todo… sempre acaba existindo um azar de num notebook a placa wireless n funciona… e entao a porcaria da webcam!? se vc tem a sorte da webcam funciona de primeira maravilha, se não, se prepare para a tortura! Eu tive este problema a pouco tempo, ai o q q eu fiz? Fui procurar uma webcam no wiki do Ubuntu q funcionasse bem, e para a minha surpresa a melhor webcam q diziam lá era uma da Microsoft, ai fui atrás e consegui comprar o modelo exato, foi ligar o cabo e funcionou na perfeição. Mas um usuário vai ir comprar outra webcam q tem o driver para o Windows? E vai deixar de usar o Windows se precisa da webcam? É complicado…
Os avanços são muitos, mas ainda na versão 10 ainda com muito pela frente, é em muitos pontos melhor q o Windows, mas se for analisar bem fundo o usuário tem menos medo e se sente mais seguro infelizmente no Windows ainda… são anos de maus hábitos é dificil mudar isto, mas aos poucos acredito q vai chegar lá.
Mas resumindo, pensando como um usuário bem leigo, quantos técnicos vc conhece q conseguem resolver o teu problema em windows, e quantos vc conhece q te salvariam no linux? Quantas empresinhas de arrumar computador tem para windows, e para linux? Isto q no fundo n facilita a vida do usuário.
Bem, a maioria dos técnicos na verdade não é técnico, é um formatador heheh. Mas teria que ser um técnico de Linux, claro, e certamente são em menor número.
Mas já que é para pensar como usuário bem leigo, esse tal de Windows XP não presta pra mim porque a placa de vídeo não funcionou nele. Não quero saber se a maioria das placas funciona nele, a minha não funcionou
Mas sobre o assunto do tópico, parece que a licença desse multitouch não é aberta?