É fascinante como que, com tão pouco, os caras conseguiam fazer tanto. Tá sendo uma aula pra mim.
Outra fonte de pesquisa MUITO importante tem sido o site AtariAge (http://www.atariage.com/2600/programming/index.html). Tenho aprendido HORRORES por lá.
Por que o meu raciocínio até o momento tá sendo o seguinte: quero aprender a criar jogos e, se possível (ou não), viver disto. Então estou começando pelo mais básico que posso encontrar, e este, é o Atari. Como sei que existem hoje bibliotecas maravilhosas como DirectX, OpenGL, SDL, OGRE, etc, que facilitam muito a minha vida, quero primeiro conhecer os conceitos mais fundamentais por trás desta arte. E o Atari é exatamente isto: jogos com regras incrívelmente simples, gráficos bossais e, no entanto, maravilhosamente funcionais, saca?
Confesso que faz muito tempo que não me divirto TANTO. (recomendo d+ a experiência)
E, pensando bem, mesmo que você jamais escreva um único jogo, o mero estudo, vendo como as coisas eram feitas com tão poucos recursos já vai te tornar um programador melhor, BEM melhor.
[quote=Mauricio de Mello][quote=kicolobo][quote=alexspe]http://jogosdeatari.com.br/game/river-raid
esse jogo era demais, me acabava nele
aposto que vários conhecem[/quote]
E sabe o que é mais legal nele? INTEIRO ocupava 4Kb. Os níveis eram gerados em tempo de execução. Incrível né?[/quote]
nossa, o river-raid foi desenvolvido com assembly ou c?[/quote]
Assembly, postei o código fonte em PDF logo acima
É muito impressionante
Parabéns pela pesquisa, os jogos ficaram bem legais.
Eu comecei a brincar com canvas um tempo atrás também, mas não cheguei a implementar nada desse tipo.
Testei no Chrome 8 e no Safari 5 e ambos o som funcionou, já no Firefox 3.6 o som não rolou. Fiz todos os testes no Mac OS 10.6.5
Recentemente teve uma competição de $3000 sobre escrever uma aplicação com 10k de javascript usando funcionalidades do HTML5 como Canvas. Fiz um Tetris usando Canvas e um leitor de RSS estilo iGoogle http://10k.aneventapart.com/Uploads/183/
O massa é que pra economizar espaço de código ele codificou o código dentro duma imagem png (que é comprimida), leu os caracteres da imagem usando canvas e deu eval no código lido, escroto hehehehe
[quote=victorcosta]Recentemente teve uma competição de $3000 sobre escrever uma aplicação com 10k de javascript usando funcionalidades do HTML5 como Canvas. Fiz um Tetris usando Canvas e um leitor de RSS estilo iGoogle http://10k.aneventapart.com/Uploads/183/
O massa é que pra economizar espaço de código ele codificou o código dentro duma imagem png (que é comprimida), leu os caracteres da imagem usando canvas e deu eval no código lido, escroto hehehehe[/quote]
É fascinante como que, com tão pouco, os caras conseguiam fazer tanto. Tá sendo uma aula pra mim.
[/quote]
Com certeza, por isso que eu ate hoje jogo muito mais meu atari, nintendo NES (8 bits), master, SNES, mega drive do que games novos.
Hoje em dia ta tudo praticamente na mao pra se fazer um jogo, antigamente o desenvolvedor tinha que ser otimo em programacao e ter criatividade pra fazer o jogo interessante com tao poucos recursos.
River Raid foi uma desenvolvedorA na verdade, Carol Shaw. River Raid eh um dos melhores jogos pra Atari 2600 e olha que tem muito jogo pra esse console.
Fora isso os jogos era mais desafiadores, hoje se vc comprar um jogo pra PS3 tipo em 15, 20 horas vc termina o jogo e nunca mais joga. Isso nao acontece com jogos antigos.
Se vc analisar vai ver que os jogos que estao fazendo muito sucesso sao os jogos baseados em modelos antigos, exemplo, Super Mario Bros Wii e o que saiu agora Donkey Kong Country Returns, eh tipo plataforma 2D com graficos melhorados. E esta aparecendo cada vez mais jogos assim! Muito legal!
Voltando ao topico, parabens pelos jogos, muito legal mesmo!
Vc deve estar falando de emuladores, né?
Porque se vc tiver todos estes consoles e cartuchos, e ainda por cima funcionando, eu vou ficar com muita inveja!
Eu tive alguns Atari(s) e um Phantom System… recentemente comprei um Phantom em um “sebo” de eletrônicos hehe comprei alguns clássicos como Double Dragon II e III, Battletoads, Ninja Gaiden III… realmente os jogos de antigamente possuem uma magia que os de hoje não tem. Vale mencionar as trilhas sonoras feitas com meia dúzia de vozes midi e super “inspiradas”… esses tempos vi no YT uma reportagem que fizeram com o criador da trilha do Contra (que por sinal mata a pau), onde deram pra ele ouvir a versão “plugged” das músicas criadas por ele há mais de 20 anos. O cara abriu um sorrisão na cara, muito legal… disse que era daquela forma que ele imaginava na cabeça dele hehe. Naquele tempo os compositores eram também programadores e vice-versa. Tenho inveja desses caras. É bom ver que ainda tem uns guerreiros como o que abriu este tópico, pois cada vez mais a galera só quer saber de alto nível e encher o bolso… vai chegar o dia em que ninguém mais vai saber realmente o que está fazendo, o que acontece a nível de máquina… aí pode ser que esse pessoal “dinossauro” da programação volte a ser mais valorizado.
Obs.: estou estudando Assembly (bem basicão) e meu queixo caiu quando disseram aqui que o River Raid foi feito com ela :lol:
Vc deve estar falando de emuladores, né?
Porque se vc tiver todos estes consoles e cartuchos, e ainda por cima funcionando, eu vou ficar com muita inveja!
[/quote]
Nao sao emuladores nao, eu tenho os consoles mesmo e funcionando.
Ai no Brasil eu tenho Atari 2600, o primeiro modelo que foi lancado nos USA com 6 chaves e era feito parte em madeira, tenho NES americano, um Master System e um Mega Drive. O Mega e o Master infelizmente eu tenho 1 ou 2 jogos de cada, mas atari eu tenho quase 100 jogos (alguns repetidos) e NES mais ou menos uns 40 jogos.
Aqui na Suecia eu tenho um Atari Junior e um Super Nintendo europeu que eh o mesmo modelo do Super Famicon lancado no Japao. Eu tenho varios jogos de atari que estao na caixa lacrada como se estive saido da loja.
Os jogos antigos sao muito divertidos sempre que uma galera vai em casa pra tomar uma breja eles pedem pra eu ligar o Atari pra jogar.
[quote]What language was RollerCoaster Tycoon programmed in?
It’s 99% written in x86 assembler/machine code (yes, really!), with a small amount of C code used to interface to MS Windows and DirectX.[/quote]
Chrome realmente tá na frente em termos de desempenho, fiz um pequeno jogo em canvas, o resultado ficou legal, mas parei de estudar a plataforma. Acho que em segundo vem o FF ou Opera (não testei o Safari, portanto não pode opinar).
[/quote]
Com certeza, por isso que eu ate hoje jogo muito mais meu atari, nintendo NES (8 bits), master, SNES, mega drive do que games novos.
Hoje em dia ta tudo praticamente na mao pra se fazer um jogo, antigamente o desenvolvedor tinha que ser otimo em programacao e ter criatividade pra fazer o jogo interessante com tao poucos recursos.
River Raid foi uma desenvolvedorA na verdade, Carol Shaw. River Raid eh um dos melhores jogos pra Atari 2600 e olha que tem muito jogo pra esse console.
Fora isso os jogos era mais desafiadores, hoje se vc comprar um jogo pra PS3 tipo em 15, 20 horas vc termina o jogo e nunca mais joga. Isso nao acontece com jogos antigos.
Se vc analisar vai ver que os jogos que estao fazendo muito sucesso sao os jogos baseados em modelos antigos, exemplo, Super Mario Bros Wii e o que saiu agora Donkey Kong Country Returns, eh tipo plataforma 2D com graficos melhorados. E esta aparecendo cada vez mais jogos assim! Muito legal!
Voltando ao topico, parabens pelos jogos, muito legal mesmo!