Pessoal, fiquei sabendo da existencia dessas Transações folheado um livro sobre SQL hoje… e vi na net alguns artigos e achei SUPER INTERESSANTE, porem…
Nao ficou bem claro ainda pra mim o funcionamento…
As transacoes sao feitas onde? No banco? ou com a linguagem de programacao?
E como é feito utilizando a API? É possivel?
ACID são características do sistema gerenciador de banco de dados, não da linguagem de programação. Eu afirmo inclusive que para poder se dizer que é sistema gerenciador de banco de dados puro sangue tem que garantir essas quatro características completamente (além de outras coisas).
A API JDBC provê um meio de conectar-se ao banco para acessar e manipular os dados. Seria vamos dizer assim o que é o ODBC oferecido pela Microsoft, só que com o poder de rodar em qualquer plataforma. Nesse momento por exemplo estou trabalhando com metadados, que explora a estrutura do banco(nomes de tabelas, de campos, os tipos de dados)…
Sucesso nos estudos. Tem muita coisa interessante aí.
Em verdade o que o colega quis dizer foi que setanto o AutoCommit com false você assume a responsabilidade de dar o commit quando quiser. Nessas condições, se você só der um execute e fechar a conexão a transação é desfeita. Dos poucos bancos que usei jdbc, o AutoCommit vem definido como true por padrão, o que faz com que o commit aconteça como você disse “por baixo do tapete”