Trabalhar horas extras - de graça

[quote=ViniGodoy]Pra mim foi doído ouvir, depois de uma semana inteira fazendo entre 3 e 4 horas extras por dia:
“Você chegou mais de 2 minutos atrasado hoje e anteontem. Hoje foram 5, anteontem quase 7. Me desculpe, mas vou ter que descontar isso do seu salário”.

Sério. Essa frase para mim foi a gota d’agua.

E olha que antes já tinha ouvido coisa ruim como: “Se eu souber que alguém aqui dessa empresa não votou no vereador XYZ, considere-se demitido”.[/quote]

WTF, mas onde você trabalhou, num engenho de senhor feudal?
É exatamente assim que alguns “gerentes” “trabalham” (aspas propositais), como senhores feudais.

Cada coisa…

[quote=Tchello][quote=ViniGodoy]Pra mim foi doído ouvir, depois de uma semana inteira fazendo entre 3 e 4 horas extras por dia:
“Você chegou mais de 2 minutos atrasado hoje e anteontem. Hoje foram 5, anteontem quase 7. Me desculpe, mas vou ter que descontar isso do seu salário”.

Sério. Essa frase para mim foi a gota d’agua.

E olha que antes já tinha ouvido coisa ruim como: “Se eu souber que alguém aqui dessa empresa não votou no vereador XYZ, considere-se demitido”.[/quote]

WTF, mas onde você trabalhou, num engenho de senhor feudal?
É exatamente assim que alguns “gerentes” “trabalham” (aspas propositais), como senhores feudais.

Cada coisa…[/quote]

não é gerente é capataz :P, vi no blog do alec um video de gerente capataz, meu, aquilo foi mto foda
Lembrei daquele meu ex chefe auhhuauha.

Tem gente que acha que ta lidando com escravo não com pessoas.

É ai que nota-se BEM claramente a diferença entre dar ordens e liderar.
Há pessoas que confundem essas operações, mas são coisas bem distintas.

[quote=ViniGodoy]Pra mim foi doído ouvir, depois de uma semana inteira fazendo entre 3 e 4 horas extras por dia:
“Você chegou mais de 2 minutos atrasado hoje e anteontem. Hoje foram 5, anteontem quase 7. Me desculpe, mas vou ter que descontar isso do seu salário”.

Sério. Essa frase para mim foi a gota d’agua.

E olha que antes já tinha ouvido coisa ruim como: “Se eu souber que alguém aqui dessa empresa não votou no vereador XYZ, considere-se demitido”.[/quote]

Esse tipo animal , infelizmente não é raro, nem está em vias de extinção e ainda por cima é protegido (por diretorias miopes ou da mesma especie de animal).

Só faltou essa anta saber que qq CLT tem 10 minutos de tolerância a pessoa não precisa chegar exatamente no minuto certo. Porque se chegar 2 minutos antes da hora, tb ninguem vai pagar mais por isso.

Da minha experiência esse tipo de situação acontece mais como CLT pois o “gerente” se acha o “padrinho” e quer mandar nas pessoas. O pior é que pela lei CLT o funcionario deve respeitar a hierarquia, o que esses animais interpretam como “eu posso mandar neles”.

Só não me conformo que os abusados não possam fazer nada contra os abusadores (além dos processar por assédio moral, claro.) É uma situação de ser refém. Fora que mais horas não significa mais trabalho.

Ja mais, escravidão ja não existe a muito tempo, trabalho por dinheiro, se não tem dinheiro não tem trabalho.
Só tem uma situação que me sujeitaria, caso se minha comida e moradia dependence deste emprego, e eu não consegui-se arrumar outro. E logo quando consegui-se metiria um processo, por isso é escravidão, nos dias de hoje exploração.
Só se você tiver um cargo de confiança, ai isso é lei, e mesmo se não fosse, você ja tem suas compensações, salario maior, e outras mordominas, mas na minha visão mesmo assim não concordo, trabalhar sem ganhar é ser escravo, eu pelo menos não me sujeito a isso.
Banco de horas é legal, você tambem recebe, por que se você tira as horas do banco de horas, não trablha e recebe, rezumindo recebe as hroas que trabalhou a mais quando fez o banco, se não tira as horas, quando é mandado embora ou pede as contas recebe tambem.

Calmae pessoal, não se esqueçam que toda e qualquer generalização é burra.

Eu trabalho na Accenture (na verdade trabalho no projeto da TIM) e só fiz hora extra quando realmente precisava. E ganhei bem por elas. Já fiz muita Hora Troxa, mas já saí muitas vezes cedo também, vide hoje que por ser véspera de carnaval, o povo todo vai pra praia e vou sair mais cedo pra voltar pra casa (eu MORO na praia). Aqui todo mundo faz esse tipo de coisa numa boa. Claro que isso varia de projeto para projeto e tudo na vida é questão de conversar.

Abraços

Sergio realmente tá revoltado ehhehe.

Concordo plenamente com a sua opnião, nos somos as pessoas que se eles não percem damos os lucros pra empresa dele, ou que pagamos o salario dele trabalhando.

A hierarquia das empresas é completamente errada, os caras ainda se basean na igreja e no exercito, as unicas instituiçÕes que tiveram exito. O ideal é derrubar essa piramide, ninguem está acim de ninguem, temos que trabalhar juntos.

Infelizmente ainda encontramos pessoas assim que dificultam nossa evolução e a do país em si.

[quote=Felagund][quote=sergiotaborda]
Esse tipo animal , infelizmente não é raro, nem está em vias de extinção e ainda por cima é protegido (por diretorias miopes ou da mesma especie de animal).

[/quote]

Sergio realmente tá revoltado ehhehe.

Concordo plenamente com a sua opnião, nos somos as pessoas que se eles não percem damos os lucros pra empresa dele, ou que pagamos o salario dele trabalhando.

A hierarquia das empresas é completamente errada, os caras ainda se basean na igreja e no exercito, as unicas instituiçÕes que tiveram exito. O ideal é derrubar essa piramide, ninguem está acim de ninguem, temos que trabalhar juntos.

Infelizmente ainda encontramos pessoas assim que dificultam nossa evolução e a do país em si.[/quote]
Concordo até certo ponto. O que o Sérgio disse é verdade, infelizmente.

Concordo que não deveria haver o certo “preconceito” e a desigualdade que há entre um nível e outro da pirâmide. Agora, derrubar as hierarquias é impossível do ponto de vista administrativo. Já não é fácil fazer com que as coisas funcionem quando se tem os cargos muito bem definidos. Imagine sem eles então…

Plantão eh fodes, principalmente em datas especiais como carnaval, fim de ano, semana santa, a sugestão e planejar antes tipo no inicio do ano, e dizer nesta data eh voce, nesta voce e onde as pessoas tem tempopra planegar quando surge um plantao em uma ocasião dessas sem programação eh um Deus nos acuda.

Como disseram se for algo esporádico não há problema de ficar umas horas a mais… tb há o outro lado da moeda de um dia você sair mais cedo.

Pois já tive a infeliz experiência de trabalhar diversas horas extras (finais de semanas, feriados, dias das maes rsrs.) e não ganhar nenhum centavo. E alguns gerentes reconhecem isso como “Vestir a camisa da empresa” ou “comprometimento”, não caio mais nesta roubada é um absurdo.

Um cidadão que não cumpre as leis é CRIMINOSO.

Que nome se dar a uma empresa que não cumpre a Lei???

Eu acho um dos piores absurdos não pagar hora-extra… tem que ter pelo menos banco de horas (que não é o ideal, o ideal seria pagar mesmo).
Pior que isso só dar calote no salário do profissional.

Eu acho isso o cúmulo da malandragem. Eu nunca trabalhei “horas extras de graça” e nem vou trabalhar… prefiro ser demitido a se sujeitar a isso.

Se alguém me sujeitar a isso eu vou em tudo quanto é fórum de informática e denunciar a empresa que está fazendo isso. Mas é lógico que depois de algum tempinho (para não gerar suspeitas). Nunca iria aceitar a fazer isso, pois quem faz isso já se revela que tem más intenções… e provavelmente está se aproveitando de pessoas que por ingenuidade, ou necessidade, acabam sendo obrigadas a fazer… aí o malandro vai para o superior dele e fala(mesmo que seja implícito): “Consegui tirar 200 horas por programador pagando 168”… isso indica falta de competência da gerência e malandragem.

Falar que “aceitou só um pouquinho” também acho totalmente errado. Eu trabalho para receber e a empresa vice-versa. Empresas que tem esse tipo de conduta é deplorável. Mesmo que seja “só um pouquinho”. É a mesma coisa que falar: “Deixa eu roubar só um pouquinho”.

Eu trabalho para ganhar dinheiro e não por hobby. Alguma empresa daria só um pouquinho de salário a mais? Não estou falando de bônus e tal e sim de algum funcionário chegar e falar(para o chefe): “Viu, esses dias eu estou precisando de dinheiro… não dá para pagar só um pouquinho a mais não?”

[quote=Rubem Azenha]Eu acho um dos piores absurdos não pagar hora-extra… tem que ter pelo menos banco de horas (que não é o ideal, o ideal seria pagar mesmo).
Pior que isso só dar calote no salário do profissional.[/quote]

Eu já trabalhei em empresas que deixavam no banco de horas. Na minha opinião até poderia fazer isso, pois a lei permite. Desde que use as regras para Domingos e Feriados. Mas o problema é que já ouvi casos de que a empresa fali e o empregado fica a ver navios. Por isso é melhor melhor receber em dinheiro que é garantido. Ou então fale que não vai fazer banco de horas. Pois se a empresa está pondo no banco de horas, algo não está indo bem… e é melhor ir para uma empresa com situação melhor. Foi o que eu fiz.