Todos conseguiram, menos eu!

Pessoal ,

Preciso implementar a parte de impressão no sistema que estou desenvolvendo, e não sei nada sobre impressão no java.
Baixei o ireport o jasperReports-0.6.0 e o ant. Coloquei os mesmos no diretório raiz com o nome que foram citados acima. Já copiei o arquivo tools.jar para os subdiretórios lib de todos eles. Já aumentei a variável de ambiente, no config e no autoexec coloquei as seguintes linhas de comando:

set JAVA_HOME=C:J2SDK;
set ANT_HOME=C:ANTlib;
set IREPORT_HOME=c:ireport;
SET PATH=%PATH%;C:J2SDKBIN;c:IREPORTBIN;C:ANTBIN;
SET CLASSPATH=
SET CLASSPATH=%CLASSPATH%;C:J2SDKLIB;C:ANTLIB;c:IREPORTlib;c:J2SDKSRC.JAR;.;

Quando executo o Startup.bat a partir do diretorio Ireportlib aparece por ultimo a seguinte mensagem:
Exception thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: it/businesslogic/ireport/gui/MainFrame

E se tento executar ANT IREPORT aparece escrito BUILD FAILED
Targed ´ireport´ does not exist in this project.

O que mais posso fazer ?? Não sei mais o que tentar… Ajudem-me por favor.

Obrigado,

Xiiii… eu coloquei um post dizendo se não poderia ser a falta de barras invertidas depois dos “:”, mas eu vi que vc deve ter colocado… o problema é que o fórum não aceita…

As barras já existiam. Como vc disse, não deve aceitar no fórum.

para usar a barra voce precisa colocar duas barras na hora de escrever a msg

tipo c:\windows :wink:

Você já deu uma olhada no artigo abaixo ??

http://www.guj.com.br/java.artigo.151.1.guj

[]s,

Fabrício.

Cara,

Tenho este tutorial, inclusive tentei seguir os procedimentos de instalação contidos nele, mas ocorreram os erros como já disse…

Cara oque seria esse.
c:J2SDKSRC.JAR

No meu o ireport funciona tudo bem mas quando eu chamo uma classe para mostrar os relatórios dá esse erro.

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.<clinit>(JRBaseFiller.java:123)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(JRFiller.java:151)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:353)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:274)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:242)
at RelatClientes.(RelatClientes.java:68)
at RelatClientes.main(RelatClientes.java:105)
Press any key to continue…

A classe org.apache.commons.logging.LogFactory faz parte do pacote Jakarta Apache Commons Logging ( http://jakarta.apache.org/commons/logging/ ) ; se for necessário, (porque normalmente ele já está presente no Tomcat), baixe o jar (baixe o arquivo http://apache.usp.br/jakarta/commons/logging/binaries/commons-logging-1.0.4.zip e descompacte-o, um dos arquivos é o .jar necessário).

estou com o mesmo problema, já pesquisei e notei que muitas pessoas também tem a mesma dificuldade
eu baixei o iReport, descompactei, baixei o ant, descompactei (fiz a instalação de acordo com o artigo do guj até a parte do onde fala no build.xml found setei as variáveis de ambiente JAVA_HOME, ANT_HOME e CLASSPATH e cliquei no iReport.bat.
estou tendo a mesma mensagem de erro
ah jah baixei o arquivo citado no post acima e também não funcionou

por favor preciso de ajuda

O arquivo “commons-logging.jar” está visível para sua aplicação? Está no classpath?

vc nao setou ele no classpath… tenta fazer certinho le ai q ta faltando setar coisas…

eu tive essa mesma dor de cabeça… só q no meu abria o prompt do dos dizendo OFF hehehe, é pau do RWindows msm