[quote=carolkochinski]Boa tarde,
Faço Ciência da Computação e estou no terceiro ano tenho que fazer meu tcc esse ano e não sei o que fazer se poder me ajudar.
Gostaria de algo na a área de Engenharia de Software e Gerencia de Projetos.
Obrigada. [/quote]
Atualmente, eu faria um trabalho de pesquisa sobre Big Data, é um tema atual e acho que a banca irá gostar.
Pesquise sobre Hadoop, Hive, etc… Tem muito conteúdo para compor a monografia e você pode ilustrar implementado um MapReduce, mostrar em Cluster, e mais…
tinha pensando em Qualidade de software mais eu não conheço muito bem esse tema e ao mudar não sei q tema escolher. Mão quero nada que tenha que usar programação ou Banco de dados.
Acho que você escolheu o curso errado então. Não consigo mesmo conceber alguém que tenha entrado em um curso extremamente técnico e não tenha saído logo no primeiro semestre quando percebeu que o mesmo era técnico.
Os caras mais f… que conheço (pessoalmente) hoje na Programação são Engenheiros da Computação ou Cientistas da Computação…
Acho que você deve se esforçar em fazer algo mais técnico, afinal você se tornará uma Cientista da Computação… Mesmo que no futuro você não queira ser uma Programadora e queira partir para a área de gestão, acredite, você será uma excelente gestora de Projetos de Software se:
1 - Souber como funciona toda a fase do desenvolvimento de um Software e como mudanças (que são constantes e eternas) implicam no seu projeto. Quando digo “Como”, digo saber como funciona, não do tipo “já programei em Java na faculdade”, mas sim SABER MESMO, o tanto de trabalho que dá de fazer “Só aquela consultinha naquela API da Receita Federal”. Entendeu?
2 - Você focar no estudo de pessoas. Gerir projetos está mais para gerir pessoas e saber motivá-las, além é claro de tirar impeditivos na fase do projeto, sempre focando na saúde do seu time (saúde não só física é claro).
A segunda eu acho até mais importante que a primeira, porém qualquer uma que você tenha sem a outra lhe tornará uma gerente no máximo razoável, pois você não terá as habilidades necessária pra fazer a ponte entre sua equipe e seu cliente.
Porém se você tiver as 2, tende a ser respeitada pelo seu time e pelo seu cliente.
No meu quarto ano já vai ter estagio. E em engenharia eu já faço um trabalho desde o ano passado que é idêntico ao estagio.
Por esse motivo gostaria que não fosse programar. Não tenho muito ideia do que fazer no meu tcc só pedi algumas dicas e temas.
[quote=carolkochinski]No meu quarto ano já vai ter estagio. E em engenharia eu já faço um trabalho desde o ano passado que é idêntico ao estagio.
Por esse motivo gostaria que não fosse programar. Não tenho muito ideia do que fazer no meu tcc só pedi algumas dicas e temas.[/quote]
Desculpe, se minha resposta anterior pareceu rude. Como não temos como expressar tom de voz e expressões faciais via texto, pode parecer que eu lhe critiquei, mas acredite, eu só acho um desperdício mesmo de conhecimento alguém da área de Ciência da Comp. não fazer algo no mínimo “científico”.
Dá uma olhada na proposta do Vini, realmente não cheguei a imaginar nada por esse ângulo, mas pode ser uma saída para alguém que está interessado na área de qualidade/gestão fazer uma boa de uma pesquisa científica.
[EDIT] - acabei vendo o problema por um único ângulo.
Sabe uma coisa que gostaria de ver em um trabalho de TCC? Já houveram vários trabalhos anteriores com pesquisas de mercado, seja levantando perfis de profissionais, seja de adoção de ferramentas ou de comparação entre elas. Daí a pessoa fazia um estudo analítico do retrato.
A questão é que até hoje não vi uma pessoa refazendo uma dessas pesquisas depois de um período de tempo, deixando de analisar um ‘retrato’ pra analisar um ‘filme’. Seria interessante de várias formas: para o aluno, já que aproveitaria muito do trabalho teórico do colega que fez o primeiro estudo. E para a pesquisa, já que analisando duas leituras, dá pra tentar identificar outras estatísticas, como tendências, correlações, erros na primeira amostra, etc.
E não é difícil extenter e melhorar o trabalho anterior. Por exemplo: a base de uma pesquisa é mostrar a relação entre população e amostra (que tem que ser classificada, como contínua ou discreta por exemplo). E muitos dos trabalhos a pessoa lista que colheu x questionários mas esquece de citar o tamanho da população. E não é difícil achar esse dado, geralmente nos sites do governo ou na revista Exame você consegue.
Outro ponto é que muita coisa sua pesquisa pode melhorar, como extratificar melhor a amostra. Por exemplo, cruzando as pessoas que responderam o seu questionário com a quantidade por região, por tamanho de empresa, etc. Daí teria uma amostragem com maior qualidade e caso surja daqui uns anos um terceiro estudo como o tema, poderia extender a partir do ponto do seu trabalho.
Se vc realmente não quer programar, acho que a dica do vini e do marcosalex atendem a você. Mas considerando que vc faz Ciência da Computação, há uma gama incrível de coisas que vcs podem fazer.Ainda acho que as melhores soluções seriam programadas, mas isso é contigo.
Curso: Engenharia da Computação Ênfase de seu curso: Engenharia de software e Sistemas Embarcados Área de Interesse: Inteligência Artificial Data de Entrega: Fim do ano.
Conversei um pouco com meu orientador e ele comentou de utilizar Máquina de Vetores de Suporte (SVM).
Pediu pra ir vendo algo, semana que vem vamos conversar melhor.
Pensei em algo do tipo:
Comparação entre SVM e RNA para problemas de séries temporais, algo do tipo.
Reconhecimento de objetos (para resolver algum problema)
O que acham? Alguma sugestão?
O meu problema está em achar um problema para resolver.
Você já decidiu que quer algo com IA. Até aí, tudo bem, é um assunto bastante abrangente para ser explorado. Agora, já afunilar para SVM ou ANN (mantendo o padrão de linguagem, já que você usou a sigla em inglês em SVM) sem ao menos saber que problema resolver, acredito que seja um erro.
Primeiro, na área de IA, você ainda precisa decidir que tipo de problema você quer resolver: reconhecimento de padrões? reconhecimento de imagens? Clusterização? Classificação? Sem isso em mente, acredito que seja perda de tempo já ir direto para SVM.
Digamos que você escolha classificação.
Feito isso, você pode decidir entre procurar um problema (ex: prever se uma pessoa terá ou não câncer) e, então, boas técnicas para resolvê-lo (ex: ANN); ou pesquisar sobre as técnicas de classificação e, então, ver quais problemas cada uma delas resolve bem e escolher um.
Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor.
[color=blue]
Técnico em informáticano senai
[/color]
Diga qual a ênfase de seu curso.
[color=blue]
programação Java com foco em desktop e web
[/color]
Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
[color=blue]
programar pois projetos nos dois últimos semestre deixou a turma defasada, mais gosto de codificar [/color]
Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
[color=blue]
4 meses para entregar sendo e dia 13/11 preciso entrega uma pré apresentação pra uma banca com o orientador [/color]
OBS: Coordenador de curso já predeterminou um assusto pro meu TCC que foi sistema web
[quote=TerraSkilll][quote=t3nkai]Olá pessoal
(…)
4 meses para entregar sendo e dia 13/11 preciso entrega uma pré apresentação pra uma banca com o orientador [/color]
OBS: Coordenador de curso já predeterminou um assusto pro meu TCC que foi sistema web
[/quote]
É pra fazer qualquer sistema web? Ou ele sugeriu alguma tema em específico (ex: sistema de biblioteca)?
Pense: que situações do seu dia a dia ou do seu entorno (casa, trabalho, curso) poderiam ser facilitados por um sistema web simples?
Abraço.[/quote]
olha não sugeriu nem um tema especifico mais as ideia seria uma espécie de fórum de compartilhamento de material de estudo ou uma sistema estilo biblioteca
E ae galera, precisso pensa em um tema para tcc faço:
Curso: Ciência da computação,
gostaria de fazer na área de web, não pode ser um sistema comercial que envolve cadastro, seria interessante fazer algo que envolve tecnologia nova, alguém tem alguma idéia ou dica?
Olá, pode desenvolver um sistema para dispositivos móveis, tem muitas idéias a serem criadas… da uma pesquisada, converse com seus professores… Eles te orientaram a achar um tema bem interessante.
[quote=bsatrianim]Olá, pode desenvolver um sistema para dispositivos móveis, tem muitas idéias a serem criadas… da uma pesquisada, converse com seus professores… Eles te orientaram a achar um tema bem interessante.
[/quote]
Sim estou pensando em desenvolver algo que integre pagina web com android, o problema é que não pode ser sistema CRUD, então esta dificil pensar em algo.
Acredito que o projeto ser um unico CRUD que não é viavel, mas ter um CRUD para alguma coisa que precisa ser cadastrada é totalmente necessaria em um projeto.
Acho meio dificil integrar uma pagina web no Android a não ser que você programe em HTML invés de Android, no seu caso seria interessante implementar WebServices e utiliza-los no Android.
[quote]
Acho meio dificil integrar uma pagina web no Android a não ser que você programe em HTML invés de Android, no seu caso seria interessante implementar WebServices e utiliza-los no Android.[/quote]
Concordo, uma solução seria criar algo com HTML5 e CSS e depois colocar para ser acessado em um tablet, smartphone… Mas pra isso é bom ja ter uma ideia do que será desenvolvido.
[quote=bsatrianim][quote]
Acho meio dificil integrar uma pagina web no Android a não ser que você programe em HTML invés de Android, no seu caso seria interessante implementar WebServices e utiliza-los no Android.[/quote]
Concordo, uma solução seria criar algo com HTML5 e CSS e depois colocar para ser acessado em um tablet, smartphone… Mas pra isso é bom ja ter uma ideia do que será desenvolvido.
[/quote]
Acho que sugestão sobre o propósito do sistema e não sobre a tecnologia.