[quote=1+1=10]Boa noite, venho a este forum para pedir aos senhores sugestões para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso, para o curso de bacharelado em sistemas de informação. O trabalho, terei um ano para desenvolver, entretanto, preciso apresentar o tema em duas semanas, assim como toda a burocracia sobre esse tema, o trabalho pode ser: desenvolvimento ou dissertação, o sistema pode ser simples, mas não pode ser superficial, deve ser bem especifico à alguma atividade, ou seja, deve ser um tema bem aprofundado e o sistema deve ter alguma funcionalidade diferente dos demais encontrados no mercado, ou metodologia, ou tecnologia diferente dos encontrados no mercado, então, gostaria de dicas para desenvolvimento ou para dissertação.
–
Obrigado pessoal.
pode ser ideias malucas, áreas desconhecidas, pois o estimulo pode me abrir os olhos para determinados temas.[/quote]
Sei que a pergunta não foi pra mim, mas eu gosto de Banco de Dados, Orientação a Objetos e Segurança da Informação. Pensei também em falar sobre criptografia (outros interesses estão surgindo, se comparados com os posts anteriores) e como sou apaixonado por pianos, gostaria de falar de sintetizadores, samples, transformação de áudio em dados, etc.
Eu gosto de desenvolvimento web, jee, spring, fiz sistemas com vraptor e spring e sistema com jee, tenho conhecimento em jaas, spring security, me viro com shiro mas não domino, mas eu queria aplicar esse conhecimento para resolver um problema do mundo real, um problema de alguém que precisasse ser resolvido, gostaria muito de ser útil para as pessoas. Não desejo inventar um google, mas as vezes um realatoriozinho que ajudasse alguém já seria gratificante.
gostaria de fazer algo abaixo, mas creio que não teria motivação(R$) o suficiente pra trazer para a realidade
iMarket
-> RFID nos produtos e prateleiras
-> Carrinho inteligênte usando Dijkstra
-> Controle de Estoque Automático
-> Super Mercado 3d em tempo real, usuário navega pelo mercado através do smartphone ou de casa, realiza as compras e busca a mercadoria ja embalada automaticamente. através de um esquema de DriveThru.
-> assim como as garrafas retornaveis, é necessário existir etiquetas retornaveis para cada produto, ou o pagamento da etiqueta, ja que hoje em dia custa em média 1 real cada etiqueta o que aumentaria muito o valor de cada produto.
Assuntos a Serem Pesquisados:
-> RadioFrequência,
-> WebServices
-> Grafos e Dijikstra
-> Sistemas de Controle de Estoque
-> Modelagem 3d.
-> Principalmente RFID
outros itens legais:
-> Bargage Coletor -> Responsável pela limpeza das prateleiras
-> Validador -> Responsavel por retirar as mercadorias vencidas.
-> Repositor -> Acionado assim que uma mercadoria chega a 20%
-> Otimizador -> Responsavel por verificar as arestar com maior fluxo e mover mercadorias para pontos estratégicos
oi Gente Faço Analise e Desenvolvimento de sistemas na Unic e estou sem ideia para meu TCC, estava pensando em fazer um gerenciador de energia verde ou plataforma de jogos melhorada so que falaram que seria muito dificil pelo tempo que só falta dois semestre para me formar, alguem poderia me dar uma ideia facil e legal
olha, o maior valor do TCC de graduação é a pesquisa,
então se você for falar de energia verde, você poderia pesquisar e escrever sobre sistemas existentes de gerenciamento de energia… em seguida pesquisar e escrever sobre gerenciadores de enregia verde, seu funcionamento, e como você poderia criar um sistema de gerenciamento de energia verde usando Arduino por exemplo. você não precisa desenvolver o sistema, mas pode colocar diagramas, atores etc. e deixar a ponto de desenvolver, porém não desenvolver.
fiz um tá no meu site http://raghyjose.esy.es/index.php (editei pois atualizei o site… )
( na verdade o provedor antigo que era bom, achou que fiz spam ou algo errado que não fiz e me baniu…
fazer o q? coisas da internet né? Acho que a solução é mesmo pagar um domínio…)
no link java a parte teórica, também o link,
7 jogos em java, e no index,
o 7 jogos java já se encontra, no 4 shared.
estou providenciando de colocar os códigos-fonte lá mesmo. Por enquanto, existe email.
Fiz meu TCC sobre NoSQL e não achei que foi difícil, certamente é uma tecnologia ainda não consolidada, mas já existe muito material disponível sobre o assunto e também muita coisa que pode ser feita justamente por ser algo relativamente novo.
Olá, estou concluído meu técnico com ênfase em programação. Devido a uma série de greves e atrasos, tive algumas deficiências em minha formação e portanto estou aprendendo Java agora, por conta própria (Sei C, C++, SQL e um pouco de delphi).
Devido a minha pouca experiência estou com dificuldades na definição de tema e elaboração do TCC, pretendo fazer algo com Java e MySQL e relacionado a escolas.
Poderiam me sugerir temas para o meu TCC? Tecnologias a usar nele? Onde encontrar ajuda e material de consulta?
Procure uma escola carente no seu bairro e informatize a sua biblioteca.
Além de uma solução útil, você estará fazendo o bem para a sua comunidade e, sobretudo, o pessoal que for compor a banca irá gostar da sua idéia, ao menos na universidade que eu me formei, ele gostavam desse tipo de tema.
Bom, eu faço Sistemas de Informação na PUC-MG, estou no 5º período.
O curso é bem genérico, sem muita ênfase em nenhuma área.
Eu gosto muito de tudo que envolve o desenvolvimento, desde a análise e especificação de requisitos, a modelagem, e principalmente a programação em si. Sou Desenvolvedor Java tem 1 ano, e gosto de trabalhar principalmente com web. Ainda não tenho tanta experiência ou conhecimento, trabalho com JSF+RichFaces e PrimeFaces, Hibernate e Spring Security. Não sou muito fã de computação gráfica.
Gostaria de desenvolver um sistema relacionado a pedagogia, algo que professores de ensino fundamental/médio possam usar na sala de aula pra melhorar o desempenho e a aprendizagem dos alunos. Sou professor de guitarra/música, penso que posso usar isso, não uma forma de ensinar música, mas sim de usar a música para ensinar as mais variadas matérias, e melhorar a forma de aprender.
O que acham? Alguém pode me ajudar com alguma ideia mais específica?
O trabalho deve ser entregue no final de 2015, e como é dividido em 2 períodos, começarei no primeiro semestre de 2015.
Ainda não conversei com os orientadores, pois queria uma ideia mais bem elaborada antes.
Ênfase do curso: programação, sistemas de informação e analise de projeto.
O que gosto de fazer: gosto de programação, independente do que seja… Se estiver ao meu alcance, estou lá!
Entrega: Temos 1 ano e meio para fazer, sendo dividido na seguinte estrutura:
-> 6 meses para arrumar um tema, ter “todas” as informações sobre ele e apresentar ao orientador;
-> 6 meses para desenvolver a monografia + documentação do software e, em paralelo, começar a desenvolver;
-> 6 meses para terminar e corrigir os erros que podem aparecer no sistema e, no final, apresentar à banca.
O coordenador quer um sistema de informação, que seja implementado em algum lugar para ser colocado em prova a viabilidade do projeto (acho isso um tanto radical, mas…).
Boa tarde,
Faço Ciência da Computação e estou no terceiro ano tenho que fazer meu tcc esse ano e não sei o que fazer se poder me ajudar.
Gostaria de algo na a área de Engenharia de Software e Gerencia de Projetos.
Obrigada.