Temas para TCC - Aviso aos navegantes

Bom dia,

Estou apenas fazendo a divulgação do meu tema. Se alguém manifestar sua opinião, eu agradeço.

[]'s

Boa tarde. Preciso de uma ajuda tenho essa semana para ver no que vou trabalhar, montei uma dupla e definimos um tema de redes mais devido o meu tempo ser muito complicado logo no inicio senti que estava muito ruim a comunicação de trabalho com minha dupla e hoje decidir procurar meu tema e fazer só.

Gosto de pensar em algo que realmente seja util, algo que se vale apena correr atraz mais que nao seja qualquer coisa mais que eu tbm consiga resolver, gosto de trabalhar com temas de empresas, escritorios, banco de dados entre outros… essa materia é projeto integrado IV mais sendo que já voltada para TCC. preciso de uma luz? um caminho, uma reta para onde devo seguir. e tenho apenas 6 dias para definir esse tema, o porque desse tema, objetivos e etc…
Agradeço desde já.

Att:
Glauco Vieira

Me formei em Matemática e meu TCC foi voltado para educação. Agora estou na pós-graduação em Business Intelligence, mas estou bem perdido, eu queria fazer algo voltado para data mining e/ou estatística, mas não sei por onde começar, primeiro preciso de um banco de dados para comecar as análises e não sei onde conseguir e segundo, de que forma estruturar o trabalho.
Podem me ajudar?
O TCC é para entrega em jun/12

Olá pessoal!
Apenas divulgando pois tem tudo haver com esse tópico.

http://odatech.com.br/

Para quem estiver com dificuldades em seu TCC - Já sabem uma ideia mas não sabe como começar ou não sabem se estão utilizando os frameworks da maneira correta !

[quote=thtiago]Me formei em Matemática e meu TCC foi voltado para educação. Agora estou na pós-graduação em Business Intelligence, mas estou bem perdido, eu queria fazer algo voltado para data mining e/ou estatística, mas não sei por onde começar, primeiro preciso de um banco de dados para comecar as análises e não sei onde conseguir e segundo, de que forma estruturar o trabalho.
Podem me ajudar?
O TCC é para entrega em jun/12[/quote]

Aqui tem várias bases aplicáveis para tarefas de data mining:
http://archive.ics.uci.edu/ml/datasets.html

Boa tarde a todos.
Estou fazendo ciencia da computação e estou começando o 7º semestre e estamos começando nosso tcc, esse semestre será a parte das ideias, trabalho escrito, apresentacao do projeto, etc… e o proximo a execução do mesmo, implementando a ideia.

Gostaria que alguem me ajudasse com a ideia… Estamos pensando sobre sistemas distribuidos, sistemas embarcados, computação em nuvem, sistema de busca na internet (procurando os melhores preços, ou algo do tipo), inteligencia artificial e computação grafica…
outra ideia que pensamos e gostariamos de fazer algo perto, seria algo na area de educação, e/ou para deficientes, que ajudasse na usabilidade de pcs ou softwares, reconhecimento de voz, ou algo do tipo…

Alguem poderia dar um caminho em relação alguma coisa do tipo? Obrigado a todos!

Boa tarde!!

Na minha época de TCC alguns dos temas abordados foram:

1. Criptografia de dados
  2. Motor de Busca
  3. CRUD
  4. Engenharia de software(assunto que eu escolhi)
  5. Automatos
  6. Redes Neurais

São algumas idéias que foram selecionadas na época, agora o importante é saber com o que vc se identifica, ou tem mais interesse.

Att.

Olá pessoal

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor.

[color=darkblue]Faço Pós-graduação em Banco de Dados na Fatec/POSFIP em João Pessoa.[/color]

• Diga qual a ênfase de seu curso.

[color=darkblue]Apresentar as principais técnicas de gerenciamento e otimização em banco de dados corporativos, além de solidificar os conceitos de bancos de dados para web e BI.

Neste curso é visto desde coisas básicas de fundamentos de banco de dados, SGBDs específicos, a Data Warehouse e Business Intelligence.[/color]

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.

[color=darkblue]Gosto de Java EE, EJB, tenho muito interesse em objetos distribuídos, Web services e REST. Gostaria de saber sobre NoSQL. E atualmente estou estudando Python, aprendendo ainda. [/color]

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

[color=darkblue]O trabalho é para ser entregue provavelmente daqui a 10 meses.[/color]

[quote=andersonrc]Olá pessoal

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor.

[color=darkblue]Faço Pós-graduação em Banco de Dados na Fatec/POSFIP em João Pessoa.[/color]

• Diga qual a ênfase de seu curso.

[color=darkblue]Apresentar as principais técnicas de gerenciamento e otimização em banco de dados corporativos, além de solidificar os conceitos de bancos de dados para web e BI.

Neste curso é visto desde coisas básicas de fundamentos de banco de dados, SGBDs específicos, a Data Warehouse e Business Intelligence.[/color]

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.

[color=darkblue]Gosto de Java EE, EJB, tenho muito interesse em objetos distribuídos, Web services e REST. Gostaria de saber sobre NoSQL. E atualmente estou estudando Python, aprendendo ainda. [/color]

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

[color=darkblue]O trabalho é para ser entregue provavelmente daqui a 10 meses.[/color][/quote]

Bom dia,

Olha o que o Roger75 postou na página 19: http://vitorpamplona.com/wiki/Idéias+e+Temas+...ra+TCC+em+Computação, tirei o meu tema daí.

[]'s

Olá,

• Estudo em uma escola profissionalizante, e estou concluíndo o curso técnico em Informática.
  • É necesário o TCC, só que estou com problemas na escolha do tema. Gosto de programação, mais sou apenas iniciante.
  • Pensei em falar alguma coisa relacionada ao uso inteligente de dispositiveis moveis, focando o uso nas escolas, ou algo relacionado a banco de dados ou a importancia da lógica de programação para iniciates.
    Espero que vocês possam me ajudar. Obrigada -

Que tal abordar o uso de Racket, uma linguagem com fins tanto educacionais como práticos (construção de mini linguagens de domínio especifico).

Post sobre o uso de Racket em Dojos http://dojorio.org/2011/05/18/introducao-ao-racket/

Site oficial http://racket-lang.org/

Obrigada, apesar que, ainda não conhecia essa linguagem mas dei uma pesquizada e gostei. Só que acho que não vai dar tempo preparar algo relacionado a ela, pois ainda tenho que aprender a usá-la. Desde já agradeço, e se por acaso tiver mais ideias e quiser compartilhar comigo, recebo.

Bom, vc pode desenvolver um controle de ponto/presença para alunos e professores.Ou um joguinho educativo, ensinando por exemplos o significado/o que faz partes deum computador para crianças(*).

(*)Apesar de algo assim não ter dificuldade pesada de programação, vc poderia ter um trabalho tão difícil quanto, pois o visual seria algo muito importante, e muitas vezes é um paaarto lidar com Corel/Photoshop e outros para fazer sprites e ícones inovadores e de qualidade.

Fico muito agradecida por sua ideia, vou colocá-la em pratica com algumas modificações. ^^

Pessoal Bom dia, tudo bem?
Sou Aluno do 4º ano ( 8º Termo ) do curso do Ciência da computação pela FAI(Faculdades Adamantinenses Integradas), sou desenvolvedor ANDROID(iniciante), trabalho com isso, e preciso fazer meu TCC* pra novembro, eu sei deixei as coisas para ultima hora * , mais está na hora de correr atraz dos prejuizos … gostaria de idéias para fazer algo nessa area, sou viciado em matematica e em tecnologia, gostaria de fazer algo sobre localização de dispositivos móveis ou mapeamento Geo Referencial, mais não tenho nenhuma idéia sobre como aplicar algo nessas areas, alguém poderia me dar uma luz?

Obrigado.

Vc fala usar algo como o Maps e GPS para fazer uma triangulação para achar um dado dispositivo?Ouvi falar que as antenas(ainda) são imprecisas.

é isso mesmo , e tambem estou com esse problema. tambem pesquisei sobre isso, e existe mesmo essa real imprecisão dependendo da tecnologia usada. :confused:

mais alguém tem alguma ideia de tema com android pra mim ?

Boa noite pessoal ano que vem vó terminar meu curso em analise e desenvolvimento de sistemas
e to pensando o que posso fazer sobre o meu TCC gostaria de ver alguma coisa na parte computação gráfica, alguem ai ja fez algum TCC nessa área de computação gráfica
que possa dar umas dicas ou dizer se teria muitas dificuldades para fazer o TCC nessa área?

[quote=fernando braz]Boa noite pessoal ano que vem vó terminar meu curso em analise e desenvolvimento de sistemas
e to pensando o que posso fazer sobre o meu TCC gostaria de ver alguma coisa na parte computação gráfica, alguem ai ja fez algum TCC nessa área de computação gráfica
que possa dar umas dicas ou dizer se teria muitas dificuldades para fazer o TCC nessa área?[/quote]

A área de computação gráfica é dividida em três grandes sub-áreas:
a) Geração de imagens (também chamada de síntese - é o que os jogos fazem);
b) Processamento de imagens (para criar efeitos como os do Photoshop);
c) Reconhecimento de imagens (também chamada de visão computacional);

Em qual dessas áreas você gostaria que seu TCC fosse? Além disso, quanto tempo terá para fazer o TCC? Será em equipe ou individual?
E o quanto você já conhece de computação gráfica em si? E o quão bom em programação você é? E o seu orientador, já falou com ele?

[quote=ViniGodoy][quote=fernando braz]Boa noite pessoal ano que vem vó terminar meu curso em analise e desenvolvimento de sistemas
que possa dar umas dicas ou dizer se teria muitas dificuldades para fazer o TCC nessa área?[/quote]

A área de computação gráfica é dividida em três grandes sub-áreas:
a) Geração de imagens (também chamada de síntese - é o que os jogos fazem);
b) Processamento de imagens (para criar efeitos como os do Photoshop);
c) Reconhecimento de imagens (também chamada de visão computacional);

Em qual dessas áreas você gostaria que seu TCC fosse? Além disso, quanto tempo terá para fazer o TCC? Será em equipe ou individual?
E o quanto você já conhece de computação gráfica em si? E o quão bom em programação você é? E o seu orientador, já falou com ele?[/quote]

Gostaria que fosse alguma coisa relacionada a animação, o TCC e apra o ano que vem entao por isso meu interesse de começar a aprender para ano que vem ja saber bastante coisa para poder concluir o TCC, ele e individual na faculdade onde estudo os TCC sao todos individuais, oque sei de computação gráfica e bem superficial mas quero me empenhar em estudar para fazer o TCC, em programação não só tao bom por isso queria uma coisa que nao utilizasse programação, ainda não tenho orientador pois e so para ano que vem dai ainda terei que esperar ate ano que vem para escolher alguém para orientador, mas ja vo procurar saber qual dos professores poderia escolher para me orientar ano que vem.
Obrigado