Temas para TCC - Aviso aos navegantes

-SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
-A ênfase do curso é a área de ANÁLISE DE SISTEMAS
-Gostaria de fazer levantamento de requisitos e fazer o planejamento para implantação de sistema CRM em empresas de determinado segmento na cidade.
-Falando em tecnologia, gosto de Banco de dados e BI.
-Começo o TCC no próximo semestre, mas estou me adiantando e tentando refinar ao máximo o assunto.

Pessoal, se vocês tiverem alguma ideia de como, juntar o CRM com BI ou algo nesse sentido, fico muito agradecido.

ABRAÇOS !

Mauricio

Boa noite a todos.

Bom amigos, estou concluindo o meu curso porem estou com algumas duvidas relacionados a desenvolver o meu projeto de pesquisa pra fazer o tcc, estive falando com ums professores até que cheguei a conclusão que vou fazer algo voltado a Engenharia de software, o meu tema sera voltado a metricas de qualidade de software e irei focar em integridade.
porem estou com muitas duvidas para dar inicio no desenvolvimento do meu projeto, não to sabendo ve algums problemas e hipoteses para poder desenrolar o meu projeto.

desd ja agradeço…

metricas de qualidade de software

Você podia responder o que está sendo pedido no início do tópico.

Sem isso, fica difícil dar qualquer sugestão.

Boa noite sou de Al, estou concluindo o meu curso de Analise de sistemas porem estou com algumas duvidas relacionados a desenvolver o meu projeto de pesquisa pra fazer o tcc, estive falando com ums professores até que cheguei a conclusão que vou fazer algo voltado a Engenharia de software, o meu tema sera voltado a metricas de qualidade de software e irei focar em integridade.
porem estou com muitas duvidas para dar inicio no desenvolvimento do meu projeto, não to sabendo ve algums problemas e hipoteses para poder desenrolar o meu projeto.

[quote=Jr_Al]Boa noite sou de Al, estou concluindo o meu curso de Analise de sistemas porem estou com algumas duvidas relacionados a desenvolver o meu projeto de pesquisa pra fazer o tcc, estive falando com ums professores até que cheguei a conclusão que vou fazer algo voltado a Engenharia de software, o meu tema sera voltado a metricas de qualidade de software e irei focar em integridade.
porem estou com muitas duvidas para dar inicio no desenvolvimento do meu projeto, não to sabendo ve algums problemas e hipoteses para poder desenrolar o meu projeto. [/quote]

Deu soluço? Pq repetiu exatamente o que vc já tinha falado?

Vou facilitar para vc, responda:

[quote=thingol]Para todo mundo que deseja um tema para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)*

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor :stuck_out_tongue:

• Diga qual a ênfase de seu curso.

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.

[/quote]

Boa noite, bom pessoal eu sou de Alagoas estou com duvidas pra desenvolver o meu tcc, porém ja estou com alguma coisa em mente que eu gosto que é Engenharia de Software, o meu tema vai ser voltado a Metricas de qualidade de software, porém estou com duvidas para dá inicio o meu projeto, tenho que entregar o projeto em Agosto e a monografia outubro ou novembro não sei o certo só quando voltar o periodo.

Estou lendo um material aqui mais estou com duvidas de como dá inicio o meu projeto, a minha duvida esta sendo como encontrar o problema pra dar inicio.

Você já falou com seu professor? A área de métricas é enorme…

o meu curso é de graduação, o problema foi eu quem deixei pra ultima hora por isso que estou aperriado pra dar inicio ao projeto quanto antes mais estou com essas duvidas.

a sugestão que ele deu foi que eu teria que dar uma pincelada em Engenharia de forma geral e ai entrar em metricas, mais nas metricas eu iria focar em integridade dai eu teria que fazer um estudo de caso pra fechar, mais eu estou a sim, se eu tiver essa ajuda pra começar eu desenrolo o projeto rapidinho.

Já que vc criou um tópico para isso, vamos tratar do assunto só por lá, ok?

[quote=pedrorafante]Estou no 1º periodo do Curso de Sistemas de Informação, fiz curso técnico em informática no CEFET-MG, tive minha idéia de TCC no 1º dia de aula(buteco), estavamos tomando uma, quando vi a dificuldade do garçon em atender todos com aqueles famosos, papeizinhos, e leva no balção.

Pensei da seguinte forma, cada garson com um tablet, com um sisteminha em java rodando no android, onde terá mesas e produtos, onde pode juntar as mesas, o que os clientes pedirem ele vai manda para um computador que ficará no balcão responsável de pegar o que o garçon está pedindo e já deixar pronto.

alguém já viu algum projeto, ou TCC deste tipo?

Obrigado[/quote]

Bom, sua iniciativa é ótima pois até o final da sua faculdade você vai ter aprendido que o tema do TCC tem que ser algo bem específico. Por exemplo, eles poderão exigir que seu tema seja algo como: “Sistema Java para Tablets sob a plataforma Android de controle de atendimentos do Restaurante Universitário da UFMG.” Entendeu?

Porém é interessante ressaltarmos que hoje existem N restaurantes em todo país trabalhando desta forma, mesmo com palmtops ou smartphones (isso não te impede de continuar nesta idéia, pois o TCC é um estudo e o que vale realmente é todo o apanhado científico, a forma como você coloca o assunto, o conhecimento disponibilizado para a comunidade científica).

Se aceitar a sugestão, acho que você poderia focar mais no sistema em si (web, por exemplo), que pode estar sendo disponibilizado na rede privada do estabelecimento, então os garçons não precisariam exatamente de tablet, podendo ser qualquer dispositivo que acesse a rede e possua um browser. Podemos ir além, os clientes poderiam até mesmo acessar o cardápio, caso seja uma rede local aberta ou mesmo que isto esteja na Internet. Enfim, tem muita coisa para você explorar! 8)

Olha, tô no segundo módulo do curso técnico em informática e tenho de fazer um TCC, mas tô sem ideia, basicamente tem de ser um programa que una C#, banco de dados e tal. será que alguém pode ajudar?

Esta página tem várias idéias sobre temas de TCC:
http://vitorpamplona.com/wiki/Idéias+e+Temas+Quentes+para+TCC+em+Computação

Curso Sistemas de Informação e estou no 7º período.

Estou a procura de um tema pra TCC. Tenho que começar o projeto nesse semestre.

Gosto da área de Engenharia de Software, especificamente metodologias ágeis como SCRUM.

Já vi várias coisas sobre PRINCE2. Também gosto de IHC.

Boa noite galera!
Gostaria de algumas sugestões de vocês…

Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
Estou fazendo Ciência da Computação na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba. Me formarei em Dezembro/2012, mas terei que entregar a 1ª parte em Dezembro de 2011.

Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Eu trabalho com desenvolvimento, em Java mesmo. Gosto muito de programar, gosto também de Design Gráfico: Montar layouts, fotografia, comunicação, Internet…

Espero que alguém tenha uma sugestão para mim.

Valeu :smiley:

- Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
Faço curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Fatec.

- Diga qual a ênfase de seu curso.
A ênfase do curso é Programação, Desenvolvimento, Análise…

- Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Pretendo atuar com Java pra Web, então queria um tema relacionado para aproveitar e aprofundar meus conhecimentos durante o desenvolvimento do TCC…

- Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
Tenho que entregar daqui 3 semestres (um ano e meio).

Se alguém souber alguns temas relacionado a Java Web interessante pra se pesquisar e fazer o TCC agradeço!
Abraço.

Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação pela FATEC.

Engenharia e Desenvolvimento de Software.

[quote]- Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele. [/quote]
Web Services; Aplicações Cliente/Servidor; Design Pattern; Metodologia de Projeto; Engenharia de Software.

Dentro de 9 meses.

Boa Tarde,

Eu gostaria de acrescentar que os graduandos poderão desenvolver um produto ou escrever uma monografia.

Qualquer idéia será muito bem vinda, se quiserem mais informações, eu terei prazer em lhes fornecer.

Desde já agradeço!

[]'s

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
    Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Universidade Tuiuti do Paraná

Java Web

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
    Daqui 1 ano.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.
    Meu TCC deve ser inovador, estava pensando em fazer algo envolvendo webservices, mas pesquisei e não encontrei muitos webservices disponiveis "/

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor
    MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV de Florianópolis (Campus SOCIESC)

Gosto e conheço bem:

• Administração de Empresas (especialmente Finanças, Marketing e Projetos)
  • Gerenciamento de Projetos, minha área de atuação (PMBOK, Prince2, Scrum, XP). Especialmente em TI.
  • Programação Java
  • Programação baixo nível (Assembler), gráfica (Labview)
  • Modelos de maturidade (CMMI, MPS.BR, OPM3)
  • Governança e gestão de serviços de TI (Cobit, ITIL)
  • Engenharia de Software

Gostaria de saber fazer:

• Modelos de maturidade para desenvolvimento de software seguro (BSIMM, SAMM)

• Desenvolvimento de Jogos

• Six Sigma

• Tocar Eruption na guitarra

10 meses

Tem que ter como resultado final um projeto utilizando processos do PMBOK, não tem obrigatoriedade de ser absolutamente inovador mas não pode ser “mais do mesmo”, no mínimo com melhorias incrementais.

Olá pessoal,

Eu faço faculdade de Ciência da computação - Unicid, gosto muito de programação, mais tenho pouca experiência na area, conheço um pouco de Banco de Dados,
Redes e falta um ano para o término do curso, estou sem um tema para meu TCC, podem me ajudar?
Gostaria de fazer algo voltado a Reconhecimento por Voz, mais não tenho muita noção neste assunto,

Grato,

Bom dia,

Eu não havia me atentado muito para o link que o Roger75 enviou, mas pode ser de grande ajuda.

[]'s