Creio que o curso não tenha enfase …, tah creio que a enfase seja o que é a maioria dos cursos de SI, Eng soft, Projeto de Sistemas etc…
Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
Gosto de entender os fundamentalismos da computação, gosto de Algoritmos, estrutura de dados, gosto de entender como as coisas funcionam. Gosto de programar, gosto de matemática.
Apesar do meu curso ser SI não tenho muito interesse em analise de sistemas, gerencia de projetos, eng de soft, metodologias, aquela coisa de “analista de sistemas ao pé da letra”. Gosto mais de coisas cientificas.
Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).
provavelmente para fim de julho
O negócio é o seguinte, estou no terceiro período do meu curso e preciso desenvolver um projeto de pesquisa para a disciplina de metodologia cientifica, uma especie de um “mini tcc”. A ideia é que o artefato produzido tenha um arcabouço teórico cientifico fundamentado ou seja, nada de sisteminha CRUD.
Seria interessante analisar determinada teoria, ou determinado algoritmo ou fundamento ou método de abordar um problema e produzir algum experimento que utilize essa teoria, algoritmo, fundamento, método de abordagem para produzir um artefato (de software, de modelagem, de hardware, etc…).
Exemplo : uso de algoritmos genéticos para construir grade horaria.
Vou listar alguns temas de meu interesse e se possível me deem uma sugestão de objeto de pesquisa.
-> processamento de imagens, pensei em algo que envolva análise de padrões de escrita humana (manuscrita), seria interessante se eu pudesse desenvolver alguma modelagem no matlab/octave (cursarei esse semestre geometria analítica e álgebra linear).
-> Alguma coisa envolvendo compiladores, processamento de texto (cursarei teoria da computação esse semestre também).
-> Algo relacionado a busca inteligente de informações (robôs de busca, IA, motores de busca).
Olá! Meu nome é Raphaella e curso Ciência da Computação.
Estou no último ano e ainda estou em dúvida sobre o tema do TCC… =[
Quero fazer algo com fundamentos em Computação gráfica, mas não consegui ter nenhuma idéia ainda…
Pensei no começo em fazer uma animação, sei lá… mas depois a professora perguntou “Qual a finalidade?”… então acabei desistindo…
Depois pesquisei em realidade virtual aumentada. Mas também não consegui encontrar algo viável…
Minha colega me deu a idéia de fazer algo didático, tipo um simulador gráfico de autômato, ou Huffman, pilha, fila… mas quando pesquisei na internet vi que a maioria já foi feito…#FAIL
e ai? alguém tem uma sugestão?
Ainda estou na fase das pesquisas e só vou ter 1 semestre pra implementar (depois do meio do ano)…
Vlw
Eu e meu grupo de TCC estamos com a idéia de desenvolvermos algum aplicativo para TV Digital Interativa com Java porém não sabemos o que fazer exatamente.
Nossos professores adoram a idéia, disseram que é algo diferente e que até hoje ninguem fez como TCC.
Queria algumas dicas do que examente fazer para TV Digital, pensamos em t-commerce, mas não temos idéia do que exatamente, se alguém puder dar um forcinha só pra darmos o primiero passo.
Curso: Sistema de Informação / Universidade São Judas Tadeu
Data de entrega: Dezembro/2012
Obs.: tem que ser um projeto de Software.
Temos mais de 1 ano e meio pra entregar, acredito que o tempo seja sulficiente.
TCC sobre TV Digital tem um monte. Tudo alcançavel através do tio Google
Quer um exemplo de t-commerce ? Exiba um vídeo da propaganda de um produto normalmente que aparece na tv, coloque uma imagem fixa na mesma posição na tela sobrepondo este click e faça ela ser “clicavel” com o controle remoto pelo usuário.
Ao clicar, vc leva ela para uma página sua onde ele pode utilizar o paypal para comprar e receber em casa. Simples, né ?!!
Estou cursando ultimo ano, curso Sistema de Informação - UEG - Universidade Estadual de Goiás
em Santa Helena de Goiás, estou com dificuldade no tema para minha monografia,
se alguem tiver tema, ideia, ou qualquer coisa do tipo, já me ajuda,
gosto mais de java desktop, do que java web, mecho com banco de dados, essas
coisas basicas, mas qualquer sugestão eu agradeço
Bom já abri um tópico para debater sopbre meu tcc porem ate o momento não consegui criar meu tema, estou pesquisando sobre IA, pensei em fazer um sistema para rota de entrega, não sei o que usar nem como fazer mas estou determinado a aprender, alguem pode me ajudar quanto onde acho algo util ??
metade do meu TCC foi em cima disso… busca heuristica (A*)…
a outra metade… sobre jogos eletronicos…
o resultado foi : “IA em Jogos Eletronicos”
e acabou virando um The Sims primitivo :lol:
procure sobre Heuristica, e jMonkeyEngine… só precisei usar isso =]
na pré-banca de apresentação, eu fiz um aplicativo tipo google maps (com rotas retas), mostrando q o algoritmo heuristico consegue calcular a rota mais rapida no mapa em questão de milesimos…
se quiser alguma ajuda só falar…
queria colocar algo que acho importante em um TCC, TFG e afins.
não acho viável desenvolver determinados aplicativos, a não ser que isso seja em algo muito novo para apenas comprovar que a nova tecnologia é capaz de fazer
de uma forma rápida, melhor e etc.
fiz meu TCC na área de TV Digital em 2009 onde desenvolvi dois aplicativos comparando linguagens, ferramentas e etc, mas o aplicativo era apenas uma desculpa
para comprovar uma tecnologia que ainda era “obscura” para o mercado.
acho que seus professores não disseram isso. e se disseram não estão muito por dentro da área.
TCC com aplicativos e propostas de E-commerce é o que mais tem.
já prestei consultoria pra pessoas que estavam desenvolvendo TCC’s desenvolvendo aplicativos para TV em vários lugares.
Então, acho esse tipo de proposta um pouco vaga. mas na area de TV existem vários assuntos interessantes que podem ser explorados e objeto de estudo cientifíco
para conclusão de um TCC como Dispositivos Móveis, Modelo de Negócios, Plugins, Componentização e etc.
olá, faço ciência da computação e devo começar o tcc no próximo semestre, mas estou com dificuldade de achar algum tema.
Gosto principalmente de IA e Grafos.
Qualquer sugestão viável é bem vinda.
[quote=angelo.silvestre]olá, faço ciência da computação e devo começar o tcc no próximo semestre, mas estou com dificuldade de achar algum tema.
Gosto principalmente de IA e Grafos.
Qualquer sugestão viável é bem vinda.[/quote]
Opa Angelo,
Se você gosta de IA e Grafos, uma boa pra você é algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência coletiva. Você encontra facilmente material sobre esses assuntos em livros comuns:
E considerando que você gosta de IA, suponho que já conhece o livro do Peter Naur sobre o assunto, se não conhecer fica aí a dica. Algoritmos de aprendizado de máquina estão em voga hoje, com recomendações pra filmes, música, séries de TV e correlatos, você pode fazer o seu TCC em cima de alguma coisa assim.
Mauricio Linhares ,
Já chegasse a utilizar o software Lindo?
É um software que a gente utiliza na disciplina de introdução à pesquisa operacional, onde modelamos o problema e o software encontra a melhor solução.
Pensei então em fazer um software semelhante usando algoritmo genético, e possibilitando que pudesse ser usado um pouco de programação na modelagem, algo básico , for, if …
Será que seria algo viável e que valeria a pena ser feito?
Estou no 1º periodo do Curso de Sistemas de Informação, fiz curso técnico em informática no CEFET-MG, tive minha idéia de TCC no 1º dia de aula(buteco), estavamos tomando uma, quando vi a dificuldade do garçon em atender todos com aqueles famosos, papeizinhos, e leva no balção.
Pensei da seguinte forma, cada garson com um tablet, com um sisteminha em java rodando no android, onde terá mesas e produtos, onde pode juntar as mesas, o que os clientes pedirem ele vai manda para um computador que ficará no balcão responsável de pegar o que o garçon está pedindo e já deixar pronto.
1 ; 96123456 ; John Smith ; Rua de Cima ; 253987654 ; hipertens?o
3 ; 96234567 ; Maria Fatima ; Rua de Baixo ; 253876543 ; hipotens?o
4 ; 96345678 ; Maria Luisa ; Avenida Central ; 253765432 ; RC alto
5 ; 96456789 ; Manuel Luis ; Pra?a Comercio ; 253654321 ; RC baixo
como posso imprimir em linhas separadas o que esta separado de ";"
tenho este codigo ate agora
comprimentos
Na minha cidade não tem isso… Oo aqui é muito atrasado, tipo é uma coisa “simples” mais que pode atender um bar, restaurante, principalmente em horarios muito movimentados… eles já deixaram de cobrar muita coisa por nao terem anotado ou perdido os papelzinho… gostei ‘futura empresa’
E tambem… eu tenho q fazer o vigenere. mas em vez de aceitar uma palavra uma chave e codifica-la e devolver a palavra descodificada, tenho de aceitar uma palavra codificada e devolver a chave e palavra descodificada q a originou.