[quote=peczenyj][quote=sergiotaborda][quote=fernando.palma]
Me responda uma pergunta: quais são as desvantagens das metodologias ágeis? Em que casos elas terão dificuldades de ser utilizadas?
[/quote]
As desvantagem são politicas. Agil não funciona dentro de uma cultura militar. Não funciona quando as pessoas não sabem se responsabilizar perante as outras. Quanto todo o mundo é mestre em “tirar o seu da reta” não funciona. quando a equipe não é realmente uma equipe mas um conjunto de pessoas, não funciona. quando não existe um responsável pelo produto, não funciona.
Quando não existe um facilitador - que seja uma pessoa diferente do responsavel pelo produto - não funciona. Quando os valores não são aceites no coração dos membros não funciona. Quando as pessoas envolvidas não entendem o que estão fazendo nem o pq, não funciona. Quando o cliente tem sempre razão, não funciona. Quando a documentação de ha 6 meses vale mais que a palavra do desenvolvedor, não funciona. Quando a equipa de desenvolvedor não se pode auto-gerenciar, não funciona.
quando alguém teima em cotar as coisas em horas-homem não funciona. Quando não se deixa os desenvolvedores desenvolverem, não funciona. Quando não se entende o que é um Story Point, Velocidade,Fator de Foco e a diferença entre Estoria e Tarefa não funciona.
a
A desvantagem principal é que existe uma mudança de paradigma que é complexa e difícil se as pessoas não estão preparadas, e o processo de implantação deixa bem claro quem está preparado e quem não está. Isso pode levar a diversos problemas politico-hierarquicos.
“Preparadas” significa podem acatar valores como respeito, abertura, comunicação, etc… Por exemplo, às vezes o cara quer usar Scrum, mas não quer publicar um burndown chart. Ou seja, ele não está sendo aberto, logo está fazendo reserva mental ao não acatar esse valor. Esta pessoa não está preparada para usar Scrum.
Então, quando as pessoas não estão preparadas a implantação de agil não cola e fica a impressão que a culpa é do agil, mas a culpa é na realidade das pessoas que não conseguem seguir valores simples como respeito e abertura, entre outros…[/quote]
Tem mais um ponto ai. Por que motivos vc quer ser agil?
Isso é uma boa pergunta: existem empresas que não querem. Existem empresas que dão MUITO certo sem ser agil e, quando tentam usar algo como Scrum, falha.
Eu vejo o seguinte: vc precisa responder rapido ao cliente? Se sim, agile é uma boa opção.
Imagine que vc esta desenvolvendo um sistema complexo e vc vai lançando releases de tempos em tempos com alguma funcionalidade suficiente e tem tempo de receber feedback do que o cliente usou e achou: é um bom passo para vc evitar de fazer aquela tela pq o cara de terno azul pediu mas que todo mundo sabe que é inutil, pois vc pode jogar com coisas realmente uteis e, quando chegar a hora de fazer o relatorio detalhado do nada ao lugar nenhum simplesmente não vale a pena investir mais no projeto.
Agora imagine um portal que oferece serviços específicos e, um dia, a concorrência lança um produto ANIMAL e INOVADOR: vc acha que vai fazer frente a isso tendo uma fase de levantamento de requisitos, uma fase de … , uma fase de desenvolvimento, uma fase de teste (e uma fase de demissões pq demorou mais do que o previsto)? Nesse caso a empresa tem que reagir rapido.
Mas como ela reage? Tem muitas formas, uma delas é lançar algo O MAIS RAPIDO POSSIVEL. Ah mas ai alguem diz ‘puxa, mas o css ta feio, tem um dropbox no lugar de um [buzzword da web 2.0], ta incompleto, não tem toda a experiência imersiva, etc’. Ok, nesse meio tempo alguem mais vai lançar alguma coisa e, quando vc perceber, só vc não seguiu o bonde e vc perdeu audiência. Numa situação dessas Agile é interessante, mas Agile intrincado na estratégia empresarial. Se eu preciso responder e trabalhar sem ficar preenchendo planilha que não serve pra nada ou juntar buzzwords para manter o meu trabalho, então eu preciso do anti-agile.
Agora se eu só quero trabalhar e, de repente, melhorar o meu processo, eu posso ver que caracteristicas do Agile me servem. De repente um Kamban para certas atividades pode ajudar, ou simplesmente trabalhar com iterações curtas e retrospectivas.
Em mais de um ano trabalhando com Scrumm eu aprendi muita coisa, principalmente comportamental: eu questiono e sou questionado pelas minhas decisões. Geralmente isso é benefico para o time e todos colaboram no trabalho de uma forma mais ativa. No fim do dia vc sente orgulho do que fez, até. E olha q antes eu trabalhava numa coisa q tentava aplicar esses conceitos bonitinhos de teste de software que, no fim das contas, só me deixava ocioso em varios momentos - não que isso seja ruim.[/quote]
Compartilho da opinião sobre o prazer de entregar software funcionando e tal, mas discordo da visão de metodologias ageis como ferramenta pra clonar sensações web da noite pro dia. Se não me engano essa já é a motivação do Rails. :lol: