Tatuagens em lugares visiveis e emprego

[quote=JDesenvolvedor][quote=A H Gusukuma]
Lembrando que conhecimento não é condição suficiente para manter o emprego, outros fatores, como relacionamento interpessoal, capacidade de trabalhar em equipe (o famoso “espírito de equipe”), relacionamento hierárquico e flexibilidade para mudanças também são considerados.[/quote]

Tem razão. Acredito mesmo que depende do perfil da empresa.

Já trabalhei em empresas que haviam tatuados, e até punk com cabelo moicano![/quote]
Isso acontece mesmo, mas como ViniGodoy falou, não pode pensar só no momento.

[quote=ViniGodoy][quote=alcionj]
Tenho o cabelo comprido e conheço vários colegas de trabalho com tatuagens visíveis, certamente existem empresas que possuem uma postura mais conservadora, mas isso está mudando.
Desde que não seja um pentagrama com o Baphomet gritando no pescoço, acho que não terá problema.[/quote]

De qualquer forma, ao falarmos de carreira estamos falando em anos no mercado de trabalho. Estamos falando em mobilidade na profissão e ter associado a você qualquer fator polêmico é um risco.

É bom lembrar que parte das profissões não vão lidar somente com sua percepção frente ao contratador, mas também, com a possibilidade de você ter que lidar com a percepção dos clientes. Nesse caso o risco se multiplica, já que um contratador irá imaginar o pré-conceito de cada cliente que ele tem associado à você. E isso não se aplica apenas a tatuagem. Piercing, alargadores, cortes de cabelo, fumo, obesidade… qualquer fator desses irão atrapalhar em maior ou menor escala. Infelizmente, mesmo fatores pré-conceituosos que não podem ser evitados, tais como sua opção sexual, seu sexo ou sua cor podem ser um problema.

Quando se fala de carreira, é importante não pensar só no próximo emprego. Mas sim, em todos os empregos que você um dia terá. Da possibilidade de você trocar de foco a medida que sua carreira evolui. De você refazer certas escolhas. Esse raciocínio vale também para outros fatores, como o salário. Sair de uma empresa para outra, por um salário um pouco melhor, nem sempre é lucrativo. A outra empresa pode trabalhar com tecnologias obsoletas ou muito pouco usadas e literalmente te retirar do mercado de trabalho no longo prazo - e aí o salário aparentemente legal te ferrou.

Em resumo. É óbvio que se um dia você for um ícone na área, poderá combater pré-conceitos e manter seu sucesso - mas se tornar um ícone é um pré-requisito para isso. Até lá, é sim um fator que pesará negativamente: será que o Neymeyer teria as chances que teve se estivesse de tatuagem, piercing ou se vestisse como um gótico? Acho pouco provável.

O fato é que, não vejo muitos contratadores que considerariam uma tatuagem como um diferencial positivo para alguém, mas consigo ver vários que pensariam que isso é um ponto negativo. E, se alguém realmente quer se tatuar, tem que estar ciente de que o saldo dessa balança é contra, e não a favor.[/quote]

Isso eu concordo, nenhum contratador irá encarar tatuagem como um diferencial positivo;