Sun Java Desktop? O que vcs acham?

Não seria muito mais simples criar um esquema de memória compartilhada de VMs, como há na VM para MacOSX? :wink:

Curioso voce chamar o Icaza de Ica$a, sendo que ele e a Ximian apoiam o Software Livre muito mais que a $un.

Ele escolheu utilizar o .NET por uma questão de decisão comercial, dessa forma podem ter muito mais controle sobre a plataforma, porque contrario ao .NET que mente ser multiplataforma, o Mono está sendo feito para funcionar em unix/GNOME.

Sim, Louds, nós discutimos isso em São Carlos e não acho que o Icaza esteja errado em querer criar uma plataforma de desenvolvimento para seu desktop. Só faço algumas ressalvas a ele:
:arrow: apesar de tudo, ainda acho que ele optou pela tecnologia errada. Nada impede a Microsoft de processar a Ximian por implementar uma versão “pirata” de um produto (.NET) sem autorização, caso o Mono faça um sucesso estrondoso (afinal, depois da briga SCO-IBM, eu não duvido de mais nada). Além disso, Icaza e sua preciosa Ximian poderiam ter se candidatado a um posto na JCP e ajudar a desenvolver/moldar a tecnologia Java para seu desktop (o que a Sun fez com o Mad Hatter).
:arrow: no fundo, o que o Icaza quer não é ser um defensor de software livre (à la Stallman :stuck_out_tongue: ), mas sim ganhar rios de dinheiro, usando software livre, sobre as fraquezas da microsoft. E ele está fazendo tudo certo para isso: criando um ambiente altamente fácil de usar (Gnome/XD2), oferecendo uma plataforma de desenvolvimento para aplicativos para este ambiente (Mono), criando aplicativos baratos que conversam com os padrões atuais (Evolution, um gerenciador de informação que se conecta ao Microsoft Exchange, por exemplo)…
:arrow: tinha mais uma ressalva a fazer, mas acabei esquecendo :wink:

Enfim, é isso.

O Stallman é um ideologista, o Icaza é um empresario, logo o envolvimento a Ximian com OS é para gerar dinheiro também, oque é perfeitamente aceitavel.

Oque impede a M$ de processar a Ximian? Simples, o Mono simplesmente ta implementando um padrão da ECMA e não .NET.

Que ele poderia estar suportando o java no lugar, sim poderia ser uma opção, porem java é uma marca registrada e a Sun possui um milhão de patentes cobrindo especificação da linguagem, formato dos arquivos class e da JVM, ou seja, java não permite uma implementação clean-room que possua 0 empresas com poder de minar o projeto. Claro que a chance de algo desse genero acontecer é pouca, mas o amanha ninguêm conhece.

E pq eles não entraram no JCP? Pq a idéia é simplesmente prover um ambiente legal para desenvolver aplicações GNOME e, francamente, java é um grande desastre no que diz a acesso de recursos nativos do sistema.

Eu também apoio o Ximian. Por quê?

:arrow: funciona (nao dá pau)
:arrow: tem updates com 1 clique
:arrow: é bonito
:arrow: nao tem frescuras
:arrow: é livre

O GNOME, pra mim, tem muita frescura. Nunca consegui configurar a instalacao, e se eu nao instalo “typical”, alguma coisa dá pau. Q que eu faco se eu nao quiser os joguinhos? Mó saco…

O Java Desktop nao é em Java. Isso me cheira a embromacao. Por isso, antes até do Ximian, eu apoito é o JDistro:

http://www.jdistro.org

Tudibom!

[quote=“dukejeffrie”]Eu também apoio o Ximian. Por quê?

:arrow: funciona (nao dá pau)
:arrow: tem updates com 1 clique
:arrow: é bonito
:arrow: nao tem frescuras
:arrow: é livre
[/quote]

Voce esqueceu das ultimas “novidades” quentes da ximian

:arrow: fala com Exchange (da para ter empresas com redes hibridas)
:arrow: roda .NET que eh show em cima do mono que eh open!

O plugin para exchange do Evolution ainda é pago, não?

Yep…

Mudando de assunto, saiu isso aqui olha:
http://www.eweek.com/article2/0,4149,1274627,00.asp

Será que Schwartz endoidou o cabeção ?

:arrow: Diz que Linux em servidor não é nada e quem manda é o Solaris.

:arrow: Diz que os seus clientes estão querendo pagar uma taxa a Sun todo ano para ter o direito de usar o Sun Java Desktop (mesmo sendo mais baixa que a dos nossos concorrentes que são Microsoft e Red Hat(?!?!?!)) com uns motivos muito loucos dizendo que no final se eles quiserem eles podem comprar a licença.

:arrow: Confusão danada sobre Java Enterprise System com Solaris

Achei meio confuso, ou meu inglês piorou muito de ontem pra hoje ou eles vão indenizar muita gente :mrgreen:

Vale a pena ler um pouquinho.